Hoje é quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024. Dia da Ressaca; de São Romão e Lupicino e dia Mundial de combate a LER # Futebol/Jogos de hoje: Maranhão Atlético Clube x Ferroviário-CE; Sampaio Corrêa x Humaitá e Botafogo x Aurora, da Bolívia.
Hoje é quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024. Dia da Ressaca; de São Romão e Lupicino e dia Mundial de combate a LER # Futebol/Jogos de hoje: Maranhão Atlético Clube x Ferroviário-CE; Sampaio Corrêa x Humaitá e Botafogo x Aurora, da Bolívia.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Capitania dos Portos do Maranhão tem um novo comandante

Em solenidade no último dia 12/01 sob o comando do VA Antônio Capistrano de Freitas Filho, é exonerado o Comandante Januário e empossado o Comandante Gurski

Em solenidade militar da Marinha do Brasil, no Maranhão, o Comandante do IV Distrito Naval, Vice Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, deu posse ao Capitão de Mar e Guerra Alessandro Domingos Gurski como o 80º Capitão dos Portos do Estado do Maranhão, (ele é natural da cidade de Erechim – RS, e sua última OM, antes de se transferir para o Maranhão, foi na SECIRM – Secretaria da Comissão Interministerial para os recursos do mar), em substituição ao Capitão de Mar e Guerra Alexandre Roberto Januário, que completou seu ciclo de dois anos como autoridade máxima da Marinha e dos portos no Estado do Maranhão. Ele agora volta para a cidade do Rio de Janeiro e vai continuar na ativa servindo no Comando de Operações Navais.

A exemplo das anteriores, a solenidade aconteceu nas dependências do Jenipapeiro nesta sexta-feira, 12 de janeiro de 2024 e contou com a presença das principais autoridades civis e militares do Estado, assim como convidados especiais, representantes das empresas do setor portuário, militares de outras forças e soamarinos. Tendo como Vogal e Mestre de Cerimônia Sargento Ana, o evento começou com a chegada do Almirante e logo em seguida ouviu-se o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda de Música do Exército – 24º Batalhão de Selva. Entre os convidados presentes, além das autoridades civis e militares, três ex-comandantes da Capitania do Maranhão: Marcos Tadashi, Carlos Alberto Santos Ramos e Calmon Bahia.

Ato seguinte foi lida a Ordem do Dia da Marinha do Brasil, assinada pelo Comandante do IV Distrito que determinou a “Passagem de Cargo”, exonerando o CMG Alexandre Roberto Januário e, na mesma Portaria, determina a posse do também Capitão de Mar e Guerra Alessandro Domingos Gurski no cargo de Capitão dos Portos do Estado do Maranhão. Ele é o titular de número 80 nestes 178 anos da CPMA.

Ao se referir ao Comandante Exonerado, o Comandante do IV DN – Vice Almirante Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho – destacou a forma notável de como este conduziu a CPMA em seus dois anos de comando, e fez um balanço preciso das conquistas e dos avanços da Capitania do Maranhão em diversas missões. “Sob o seu comando, desempenhou suas atividades em busca de manter o assessoramento a este Comando nos assuntos afetos à Segurança do Tráfego Aquaviário e ao Ensino Profissional Marítimo na sua área de jurisdição. Dessa forma, se esforçou na interação com a comunidade marítima, órgãos componentes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas Federal, Estadual e Municipal e meios de comunicação para a manutenção do relacionamento da Marinha com a sociedade maranhense”, afirmou o VA Capistrano de Freitas.

Se dirigindo ao Comandante Gurski, o Chefe do IV DN “apresentou boas-vindas, extensivos à digníssima família do empossado, assim como destaco votos de sucesso no Cargo, seguro que suas características pessoais e seus reconhecidos atributos profissionais, garantirão a continuidade do importante trabalho desenvolvido nesta Capitania”, concluiu.

Após o Comandante do IV Naval declarar exonerado e empossado os dois Comandantes, a cerimônia prosseguiu sendo arriados e içados os pavilhões de Comando de cada um dos oficiais. Coube ao SO Marcos Aurélio, Caverna-mestra da Capitania dos Portos do Maranhão, fazer a entrega do Pavilhão ao Capitão dos Portos exonerado. É chamado de Caverna Mestra o militar que há mais tempo serve na organização. Sua denominação é uma alusão a “caverna” peça situada na seção mestra do navio e a partir da qual todo embarcação é construída, sendo, portanto, o alicerce fundamental de bordo. O pavilhão de Capitão dos Portos é a bandeira-insígnia privativa dos oficiais de Marinha quando no exercício do cargo, destinada a assinalar a presença desta autoridade em sua organização militar.

Em seu discurso de agradecimento e despedida, o Comandante Januário reafirmou seu sentimento de gratidão a todos que o ajudaram a percorrer essa jornada com bravura e honestidade. “Agradeço a minha esposa Helena, a minha filha Mirella e aos meus oficiais superiores que me honraram com esta missão, Ao Comandante Gurski apresento as boas-vindas, desejando, ao entregar-lhe a cana-do-leme desta Capitania dos Portos, sorte e muitas felicidades na condução, tendo a certeza de que os seus atributos profissionais, a bagagem de conhecimento e experiência tornarão a condução fácil e suave”, concluiu.  

Falando, já como Capitão dos Portos do Maranhão empossado, o Comandante Gurski, disse que, “ao assumir o cargo de Capitão dos Portos, me deparo com um grande desafio: a Segurança do Tráfego Aquaviário na região com a maior amplitude de maré do Brasil e com um crescente aumento nas manobras nos portos. A surpresa na designação torna-se a realidade. O que era apenas curiosidade sobre marés torna-se o cenário que determina nossa nova rotina”

Veja a seguir a cobertura fotográfica completa da cerimônia e, também, a íntegra dos discursos do Comandante do IV Distrito Naval e dos comandantes Januário e Gurski.

DISCURSO DO VICE-ALMIRANTE COMANDANTE DO IV DN

 DESPEDIDA – Despede-se, nesta data, após quase dois anos exercendo o Cargo de Capitão dos Portos do Maranhão, o Capitão de Mar e Guerra Alexandre Roberto Januário. Na ocasião em que sua flâmula de Comando é arriada do mastro principal da Capitania dos Portos pela última vez, faz-se necessário distinguir o árduo trabalho para mantê-la içada e tremulando.

Sob o seu comando, desempenhou suas atividades em busca de manter o assessoramento a este Comando nos assuntos afetos à Segurança do Tráfego Aquaviário e ao Ensino Profissional Marítimo na sua área de jurisdição. Dessa forma, se esforçou na interação com a comunidade marítima, órgãos componentes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas Federal, Estadual e Municipal e meios de comunicação para a manutenção do relacionamento da Marinha com a sociedade maranhense.

Dentre as realizações e resultados alcançados, ressalto:

– Operação Verão 2022 e 2023;
– Formação de 966 novos aquaviários entre 2022 e 2023;
– Continuação da OS n° 011-1/2024, do Com4°DN;
– Alcance do Nível BRAVO de Proficiência, por ter atingido 86,15 pontos na Verificação de Proficiência 2022;
– Realização da Reunião Funcional dos Capitães dos Portos do Grupo Marítimo 2022;
– Apoio ao incidente SAR SN-037/2022, que culminou no resgate de 9 náufragos na área marítima do município de Tutóia/MA, após o afundamento da draga “Tremembés”;
– Inauguração do monumento em homenagem ao Almirante Tamandaré, por ocasião do Bicentenário da Independência do Brasil;
– Realização da Inspeção-Administrativo Militar e 1a Verificação de Segurança Orgânica da Agência Fluvial de Imperatriz em 2023;
– Melhoramento da gestão organizacional com o aumento da pontuação do Programa Netuno de 630 para 718 pontos, por ocasião da Visita de Acompanhamento da Gestão 2023;
– Apoio à visita do Navio-Veleiro “Cisne Branco” por ocasião da Comissão Brasil 2023;
– Apoio ao incidente SAR SN-031/2023, que culminou no resgate de 7 pescadores que se encontravam 6 dias à deriva na área marítima do município de Luís Correia/PI;
– Participação na XXIII Convenção Nacional da Soamar;

– Reforma da Estátua do Almirante Tamandaré localizada na Av. Beira Mar; e
– Recebimento do Prêmio ORGACONTRAM 2023, por obter o melhor desempenho nos exercícios de Controle Naval de Tráfego Marítimo, nos âmbitos nacional, regional e internacional.

Ao me despedir do Comandante Januário, apresento os meus sinceros agradecimentos pela dedicação e apresento votos de muitas felicidades, extensivos à digníssima família, esposa Helena e sua filha Mirella.

Bons ventos e mares tranquilos. Viva a Marinha!
Tudo pela Pátria!
BRAVO ZULU!

BOAS-VINDAS – Ao Capitão de Mar e Guerra GURSKI, apresento as boas-vindas ao Comando do 4° Distrito Naval, extensivos à digníssima família, assim como formulo votos de sucesso no Cargo, seguro que suas características pessoais e seus reconhecidos atributos profissionais, garantirão a continuidade do importante trabalho desenvolvido nesta Capitania.

ANTÔNIO CAPISTRANO DE FREITAS FILHO
Vice-Almirante – Comandante

DISCURSO DO COMANDANTE JANUARIO, CAPITÃO EXONERADO

Ao expressar-me pela última vez como Capitão dos Portos do Maranhão, despeço-me com a sensação do dever cumprido e com a certeza de que isso somente foi possível pelo apoio incondicional de todos aqueles que me proporcionaram elementos muito importantes para quem se encontrava investido em tão nobre cargo: a serenidade em meu lar, a orientação pertinente e precisa nos momentos delicados e tão particulares deste nobre confim de nossa imensa nação, a amizade cordial e sincera e a certeza de que eu me encontrava cercado de todos aqueles que acreditam na Marinha e comungam nossos valores e princípios.

É chegado o momento de agradecer àquela pessoa que soube compreender como ninguém a necessidade de minha ausência no lar, e compartilhou comigo delicados momentos, sempre me apoiando e encorajando a encontrar o azimute na constelação de desafios vindouros e correntes. A você, minha esposa Helena, o meu amor eterno e o meu muito obrigado. E você minha filha Mirella, agradeço por compreender minhas ausências e ser a grande parceira de sua mãe nesta caminhada.

Agradeço aos meus pais, Roberto Batalha Januário (in memoriam) e a minha mãe Sandra Rose Januário, por terem cultivado valores tão importantes que contribuíram para minha formação como profissional do Mar. Agradeço à toda comunidade ludovicense, honrados profissionais dos diversos setores, público, privado e militares coirmãos. Sem a pretensão de mencionar a todos, gostaria de citar aqueles apoiadores e parceiros que, principalmente nos momentos de crise, se apresentaram para prestar a importante assessoria, tais como:

– No setor privado: a Associação dos Práticos do Maranhão (APEM), a empresa VALE S.A., a Autoridade Portuária (EMAP) e a empresa GMS;
– No setor público: o Governo do Estado do Maranhão, a Prefeitura de São Luís, a Prefeitura de Barreirinhas, a Prefeitura de Barra do Corda e a Prefeitura de Balsas;
– No Judiciário e Ministério Público: o Ministério Público Federal, o Tribunal Regional do Trabalho, o Tribunal de Justiça do Maranhão, a Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão, a Procuradoria Geral do Estado, a Advocacia Geral da União, a Polícia Federal e a Receita Federal do Brasil; e
– No campo militar: o Centro de Lançamento de Alcântara, o 24º Batalhão de Infantaria de Selva, a Polícia Militar do Maranhão, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão e a Força Estadual de Segurança Pública.

Como dever de justiça cito o importante apoio recebido da SOAMAR-MA e da SOAMAR Brasil, na figura dos seus Presidentes, Sr. Sílvio Aguiar e Sr. Orson Feres, respectivamente, além dos SOAMARINOS, ilustres representantes da sociedade, que, por integrarem diferentes grupos de profissionais e áreas de conhecimento, em muito contribuem para com a missão da Capitania, ao proporcionarem uma assessoria precisa e oportuna. Ao meu Comandante, o Vice Almirante Capistrano, Comandante do 4º Distrito Naval, o meu agradecimento por presidir esta cerimônia. Ao senhor agradeço toda a ajuda, apoio e orientações que me proporcionaram tomar a decisão correta e alinhada com as diretrizes do Alto Comando, fazendo com que a Capitania dos Portos do Maranhão estivesse sempre pronta para atuar em todas as circunstâncias e cenários que se fizessem necessários.

Agradeço ao então Comandante da Marinha, o Almirante de Esquadra RM1 Almir Garnier, a confiança depositada ao me designar para tão nobre e distinto cargo, a quem, findada a missão, dou o pronto do meu dever cumprido. Ao Comandante Gurski apresento as boas-vindas, desejando, ao entregar-lhe a cana-do-leme desta Capitania dos Portos, sorte e muitas felicidades na condução, tendo a certeza de que os seus atributos profissionais, a bagagem de conhecimento e experiência tornarão a condução fácil e suave. À sua esposa, a senhora Amanda de Farias Barros desejo muitas felicidades.

Ao me dirigir pela última vez à minha tripulação, composta por valorosos militares da ativa e da reserva e servidores civis, tenho a certeza de que, vossos valores, capacidade profissional, entusiasmo e lealdade contribuíram sobremaneira para que juntos vencêssemos os obstáculos e desafios, sempre tendo como Norte, a primazia pela Segurança da Navegação, a Prevenção da Poluição dos Rios e Mares e a Salvaguarda da Vida Humana nas águas maranhenses. À todas às senhoras e senhores o meu muito obrigado.

E a Deus, agradeço a saúde, a iluminação e a sabedoria que me proporcionaram adotar o rumo mais apropriado na condução da cana da CPMA.

Que Deus nos abençoe.
Pela segurança da navegação nos Rios e Mar… CARCARÁ!
Tudo pela Pátria.

ALEXANDRE ROBERTO JANUÁRIO
Capitão de Mar e Guerra – Capitão dos Portos

DISCURSO DO COMANDANTE GURSKI, CAPITÃO EMPOSSADO

Ao assumir o cargo de Capitão dos Portos do Maranhão me deparo com um grande desafio: a Segurança do Tráfego Aquaviário na região com a maior amplitude de maré do Brasil e com um crescente aumento nas manobras nos portos. A surpresa na designação torna-se a realidade, o que era apenas curiosidade sobre marés torna-se o cenário que determina nossa rotina. Assim, agradeço ao Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, pela confiança ao me designar para o cargo ora assumido.

Sou grato ao Vice-Almirante Marco Antônio Linhares Soares e ao Contra-Almirante Ricardo Jaques Ferreira, meus últimos comandantes na Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar, pelos ensinamentos e conselhos que recebi após a designação para o cargo que, certamente, contribuirão para a sensatez nas decisões a serem tomadas.

À minha esposa, Amanda, agradeço o apoio e compreensão, por me apoiar em minhas decisões e por aceitar o desafio de constantes mudanças em nossas vidas. À minha mãe, Aldona, agradeço por me incentivar ao longo da minha carreira ainda que isso tenha aumentado a distância entre nós. Ao Capitão de Mar e Guerra Alexandre Roberto Januário, agradeço a forma cordial com que me recebeu, ampliou meus horizontes em relação a atuação da Capitania e iniciou minha apresentação à Sociedade Maranhense voltada para a atividade marítima.

Agradeço a presença das autoridades aqui presentes, civis e militares, das esferas federal, estadual e municipal, bem como aos representantes de empresas envolvidas com a navegação na Baia de São Marcos e aos representantes da Sociedade dos Amigos da Marinha. Destaco a presença do Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, Comandante do 4° Distrito Naval e do Contra-Almirante Maurício Barata Soares Coelho Rangel, Chefe do Estado Maior do Comando do 4° Distrito Naval.

Assumo o compromisso com a Segurança da Navegação, a Salvaguarda da Vida Humana no Mar e a Prevenção da Poluição nos Rios e Mar, alicerces do propósito de uma Capitania.

À minha tripulação, agradeço a dedicação na preparação para minha recepção e conto com a assessoria às decisões, embasada no conhecimento e na experiência, a fim de cumprimos o compromisso assumido.

“Pela segurança dos Rios e Mar, CARCARÁ!”.

ORDENS EM VIGOR – Permanecem em vigor todas as ordens do meu antecessor.

ALESSANDRO DOMINGOS GURSKI
Capitão de Mar e Guerra – Capitão dos Portos

LEIA TAMBÉM

Comandante Roberto Januário assume o Comando da Capitania dos Portos do Maranhão

Comandante Alekson Porto assume como o 78º Capitão dos Portos do Maranhão

Comandante Márcio Dutra assume como o 77º Capitão dos Portos do Maranhão

Comandante Marcos Tadashi assume como o 76º Capitão dos Portos do Maranhão

Comandante André Luiz Trindade assume como o 75º Capitão dos Portos do Maranhão