Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Página especial da Soamar Brasil

Soamar Brasil se manifesta publicamente contra a decisão da Universidade Federal do Rio Grande de cassar o Título Honorífico de Doutor Honoris Causa concedido ao nosso Patrono da Marinha, Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca. Leia a íntegra da carta do presidente da entidade, Antônio Féres Moraes Rêgo endereçada ao Reitor de UFRG.

SOCIEDADE AMIGOS DA MARINHA DO BRASIL

São Luís, MA, 11 de abril de 2024

À Vossa Magnificência
Prof. Doutor DANILO GIROLDO
Reitor da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Em nome da SOAMAR Brasil e de inúmeros associados espalhados no Brasil e no exterior, escrevo-lhe esta carta com grande preocupação em relação à recente decisão do Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) de cassar o título honorífico de Doutor Honoris Causa concedido ao Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca.

Expresso o profundo desagrado da SOAMAR Brasil em relação a essa decisão, que consideramos injusta e desalinhada com as notáveis contribuições do Almirante Maximiano para o nosso País. O Almirante Maximiano foi um líder excepcional e um verdadeiro pioneiro na promoção da pesquisa oceânica e do desenvolvimento científico e tecnológico. Sua visão e dedicação foram fundamentais para o estabelecimento do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), que representou um marco significativo no desenvolvimento da ciência polar brasileira.

É importante destacar que o Almirante Maximiano foi o grande incentivador da difusão das unidades SOAMAR no território nacional, quando ainda era Ministro da Marinha. Ademais, participou da fundação da SOAMAR Brasil, em 27 de julho de 1979, tornando-se, assim, o Patrono das unidades espalhadas pelo território nacional e internacional. Na data do seu nascimento, 06 de novembro, celebra-se o Dia Nacional do Amigo da Marinha, uma justa homenagem a quem tanto reconheceu os méritos das personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras Forças, bem como das instituições que se tenham distinguido na estrita divulgação da mentalidade marítima ou no relacionamento com a Força Naval.

Ao cassar o título honorífico concedido ao Almirante Maximiano, a FURG parece ignorar suas significativas contribuições para o avanço da ciência e tecnologia no Brasil, bem como seu compromisso com a promoção do conhecimento e da excelência acadêmica. Diante disso, em nome de inúmeros Amigos da Marinha do Brasil, insto-lhe a reconsiderar essa decisão e a restaurar o merecido reconhecimento ao nosso Patrono, Almirante Maximiano Eduardo da Silva Fonseca.

Agradeço antecipadamente pela sua atenção e espero sinceramente que esta carta possa contribuir para uma reflexão mais profunda sobre o significado e o impacto das contribuições do Almirante Maximiano para o País.

Orson Antônio Féres Moraes Rêgo
Presidente da SOAMAR Brasil

***

Soamar Brasil prestigia a posse do VA Salgueirinho como o novo Comandante do IV Distrito Naval da Marinha do Brasil

Sob o comando do Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, Comandante de Operações Navais da Marinha do Brasil, o Vice-Almirante Sérgio Renato Berna Salgueirinho assumiu o cargo de novo Comandante do IV Distrito Naval, em substituição ao Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho A solenidade aconteceu no último 10 de abril, na sede do IV DN, na cidade de Belém, capital do Estado do Pará. Entre os convidados, da sociedade civil e militar, a Soamar Brasil se fez presente ao evento representada pelo seu presidente Orson Feres de Moraes Rêgo e, também, o seu vice-presidente Jorge Eduardo Pessoa de Aragão, da Soamar de Pernambuco. A Soamar do Maranhão Maranhão esteve representada pelo seu presidente, o soamarino Sílvio Lúcio de Oliveira Aguiar. Também marcou presença o Capitão dos Portyos do Maranhão, o CMG Alessandro Domingos Gurski.

O VA Capistrano com Sílvio Lúcio Aguiar, da Soamar do Maranhão, Orson Feres, Presidente da Soamar Brasil e Jorge Eduardo Pessoa de Aragão, da Soamar Pernambuco e vice-presidente da Soamar Brasil.

Soamar Brasil presente na Intermodal 2024, em São Paulo, e visita o Stand da empresa Camorim Rebocadores

Ainda dentro da Intermodal 2024, representantes da Soamar Brasil visitaram o stand da empresa Camorim Rebocadores onde foram recebidos pelo seu gerente comercial José Carlos Micas. Na oportunidade conheceram em destalhes os planos de investimento da empresa nesse setor vital para a o desenvolvimento das atividades portuárias do país. Segundo Micas, uma linha de investimento pesado, da ordem de 200 milhões de reais na construção de cinco novos rebocadores . Na primeira foto, pela ordem, Jamiro Dias, presidente da Soamar Ceará; Orson Moraes Rêgo, presidente da Soamar Brasil; José Carlos Micas, da Gerente Comercial da Camorim Rebocadores; Richard Granthame, Vice-presidente da Soamar Rio Grande e Marcelo Branco, presidente da Soamar Paranaguá. Abaixo os rebocadores Itajái e Cabedelo, os dois novos integrantes da frota da empresa Camorim Rebocadores.


Aqui, além do presidente da Soamar Ceará, do presidente da Soamar Brasil e do Presidente da Soamar de Paranaguá, vemos, também, o oficial da Reserva da Marinha, Calmon Bahia. 

Prestigiando a posse do Chefe do Estado Maior da Armada

9 de JANEIRO DE 2024 – Dando início ao calendário oficial de atividades do ano de 2024, a Soamar Brasil, representada pelo seu presidente Orson Feres Moraes Rêgo, e seu vice-presidente, Jorge Aragão, prestigiaram a cerimônia de transmissão de cargo ao Almirante de Esquadra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes, como novo chefe do Estado Maior da Armada da Marinha do Brasil. Nas fotos, além do presidente e vice da Soamar Brasil, se fizeram presentes o Capitão de Fragata Firmino (CCSM); o presidente da Soamar Rio de Janeiro,  Marcio Prado Maia; o  Contra-Almirante Pavoni, (Diretor do CCSM); o presidente da Soamar Ceará, Jamiro Dias; o cantor  baiano Durval Lelys e Almirante de Esquadra Rocha. Este, acompanhado da esposa Helena Rocha.

***
Soamar Brasil encerra calendário de atividades do ano de 2023

Registro dos principais eventos que a Soamar Brasil, através do seu presidente, Orson Antônio Feres Moraes Rego, participou nos meses de novembro e dezembro de 2023

15.12.2023 – A Soamar Brasil marca presença no coquetel Maranhão Marítimo 2023, promovido pela Soamar/Emap.

11.12.2023 – Visita ao ComForAerNave e cerimônia Apartada de imposição da Medalha Amigo da Marinha, em São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro.

08.12.2023 – Cerimônia Militar de formatura dos Praticante da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, no CIAGA, no Rio de Janeiro.

01.12.2023 – Cerimônia Militar de Formatura dos Praticantes da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, no CIABA, em Belém do Pará.

07.12.203 – Cerimônia de Assunção de Cargo  do Vice-Almirante Paulo César Bittencourt Ferreira, como Comandante em Chefe da Esquadra.

28/11.11.203 – Cerimônia de Assunção do Almirante de Esquadra Luiz Siqueira Barbosa ao cargo de Diretor Geral de Material da Marinha

27.11.2023 – Cerimônia de transmissão de cargo para a Direção de Gestão Orçamentária da Marinha do Contra-Almirante Leonardo Dias de Assumpção.

16/17.11.203 – Soamar Brasil realiza em São Luís, Capital do Estado do Maranhão, a sua XXIII Convenção Nacional.

10.11.2023 – Soamar Brasil presente na cerimônia de entrega de Medalha de Amigo da Marinha, promovida pela Capitania dos Porto do Maranhão e Soamar-MA,

Convenção Nacional da Soamar Brasil em São Luís, capital do Maranhão

Clique na foto para conferir a reportagem assim como a cobertura fotográfica da XXIII Convenção Nacional da Soamar Brasil, em São Luís, capital do Estado do Maranhão.

A Soamar Brasil prestigiou a abertura da I Semana da Semana Azul, conhecida como a economia do mar. O evento acontece de 13 a 19 de novembro no auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, em Natal. Na foto, o presidente da SB, Orson Feres Moraes Rêgo, aparece ladeado pelo presidente da Soamar de Natal, Paulo César, e da Soamar da Paraíba, Marcos Souto Maior. O evento contará com fóruns de debate, reunindo empresários, acadêmicos e autoridades governamentais. Também será premiada, em concurso, a melhor redação “A Importância da Amazônia Azul para o Brasil”.

SOCIEDADE AMIGOS DA MARINHA DO BRASIL, São Luís, 06 de novembro de 2023.

Caros Presidentes das Soamar Regionais do Brasil, Soamar Brasil em Portugal, Soamarinos e Amigos da Marinha.

Naquele 06 de Novembro de 1979, data em que foi instituído o dia nacional dos Amigos da Marinha, que nas palavras do Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, Patrono da Soamar, que assim a definiu na primeira Convenção Nacional de Amigos da Marinha, no Rio de Janeiro, em 1979, como “A Sentinela Avançada da Marinha”. A Data escolhida em homenagem ao dia do nascimento dessa extraordinária figura humana, seis de novembro de 1919, na cidade de Taboas, ou melhor, no arraial de São José das Taboas, município de Valença, ao Noroeste no Estado Do Rio de Janeiro. Ali estudou até ingressar na Escola Naval.

Sua trajetória militar foi palmilhada por expressivas vitórias recebendo sempre grandes elogios de seus superiores. Grande incentivador da Sociedade de Amigos da Marinha – SOAMAR, que ajudou a criar e proliferar. A medalha Amigo da Marinha foi criada por Aviso Ministerial em 31 de agosto de 1966, há exatos 57 anos, com o objetivo de agraciar personalidades e  instituições, que demonstrassem estreito relacionamento com a Marinha do Brasil, assim como sugerindo a criação de Sociedades de Amigos da Marinha por todo o território brasileiro onde existisse uma Organização Militar da Marinha do Brasil. Estas, reuniriam os agraciados pela Marinha do Brasil congregando segmentos em torno da história, imagens e tradições, fortalecendo assim a cultura marítima em nosso país e incentivando-os a divulgar em seu meio a importância do poder naval.

Essas têm se empenhado em propiciar oportunidades que favoreçam o surgimento de um saudável clima de interação e de relações interpessoais, fatores valiosos para desenvolvimentos de relações sociais e mais, a disseminação do conhecimento de uma das mais importantes fontes de riquezas e de desenvolvimento que o país possui: O Mar, de grande valor para o cidadão, para o país e para a necessidade de sua defesa. As Sociedades, com força de sua própria natureza, “Sociedade de Amigos da Marinha” e das disposições estatutárias devem congregar Amigos. Mas o que é ser amigo? Será que nós, seus integrantes, nos comportamos como tal?

Colaboramos para atingir os objetivos traçados pelo nosso idealizador? Ser amigo é estar presente, participar, colaborar, ser disponível, companheiro, solidário, ter interesse pessoal e não esperar recompensa. O Almirante Maximiano Eduardo da Silva Fonseca escreveu sua autobiografia, depois transformada no livro “De Taboas a Brasília” uma das mais brilhantes páginas de um integrante da Marinha do Brasil.

Prezados Presidentes e Soamarinos do Brasil e de Portugal, uma instituição não é resultado de trabalho de uma diretoria, mas sim de um somatório de suas atuações e de seus associados. Nem uma tem sentido por si só, vem dos membros que a compõem. O tempo passa rápido. Criticar desempenho não leva a nada. Vivemos hoje em um mundo diferente, onde relativam-se fatos importantes. Por isso, gostaria de registrar essa pergunta e peço que reflitamos e respondamos com sinceridade: Em que contribuímos para o crescimento de cada uma de nossas Soamar e a Soamar Brasil? A resposta é simples: Só haverá sucesso com a presença de todos. Com a colaboração de cada um, com apoio, parceria, amizade e solidariedade.

Prezados Amigos da Marinha e novos agraciados com tão honrosa Comenda de nossa Marinha do Brasil, prestigiem as Soamar Regionais de suas regiões, integrem-se às atividades soamarinas, sejam atuantes, tornem-se um verdadeiro soamarino e o futuro da nossa sociedade será pleno de realizações. Não sabemos o que a Soamar será amanhã, mas com certeza ela será o que fizermos hoje. Vamos dar as mãos e trabalhar. Assim, seremos unidos e fortes. O resultado com certeza será que atingiremos os objetivos previstos.

Ressalto com muita alegria no coração os trabalhos de diversas Soamar Regionais Brasil afora, que através do esforço de seus Presidentes e Soamarinos, que em largas escalas de trabalhos sociais e até mesmo econômicos, “disseminaram” em ações conjuntas e sob coordenação de nossa Marinha, os projetos e a esperança para o nosso povo sofrido . Presidentes, Soamarinos e Amigos da Marinha, vivemos no País um momento de mudanças. Isso reflete também em nossas atribuições profissionais e obviamente refletirá aqui. Isso torna muito mais importante as nossas responsabilidades com a continuidade de nossa Associação. Peço prudência e entendimento para o que será melhor à nossa progressão.

Encerro estas palavras agradecendo mais uma vez pela credibilidade de todos os Presidentes das Soamar Regionais em nosso trabalho frente a Soamar Brasil, que nesta data tão significante à todos, faz um ano de intenso trabalho na esfera administrativa afim de propiciarmos o retorno às programações juntos com as Regionais em que retomaremos as viagens para realização de Encontros Regionais de forma presencial.

Aos agraciados, conclamo a todos que venham “Navegar” conosco. As SOAMAR os esperam.
Obrigado pelo apoio durante este um ano de Presidência na SOAMAR BRASIL!
SAUDAÇÕES SOAMARINAS.
SALVE O DIA DO AMIGO DA MARINHA!!!
VIVA AS SOAMARES DO BRASIL!!!
VIVA A SOAMAR BRASIL!!!
VIVA A MARINHA!!!

Orson Antônio Feres Moraes Rêgo tem mandato prorrogado até novembro de 2024. Confira a seguir a íntegra do Edital da Assembleia Geral Extraordinária que legalizou o seu mandato até novembro de 2024

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA SOAMAR-BRASIL PARA TRATAR DA PRORROGAÇÃO DO MANDATO ATUAL E REALIZAÇÃO DA XXIII CONVENÇÃO NACIONAL DA SOAMAR A SER REALIZADA NA CIDADE DE SÃO LUÍS (MA), NO PERÍODO DE 15 A 18 DE NOVEMBRO DE 2023, OBJETIVANDO AS ELEIÇÕES DO CARGO DE VICE-PRESIDENTE DA SOAMAR BRASIL – SOCIEDADE DOS AMIGOS DA MARINHA DO BRASIL

O Presidente da SOAMARBRASIL – SOCIEDADE AMIGOS DA MARINHA DO BRASIL, no desempenho dos deveres que lhe estão atribuídos pelas normas vigentes e considerando o disposto na reunião ocorrida em Brasília-DF em 10 de agosto de 2023, onde estiveram presentes o C Alte ALEXANDRE TAUMATURGO PAVONI, Diretor do Centro de Comunicação Social da  Marinha (CCSM); ORSON ANTÔNIO FERES MORAES RÊGO, Presidente SOAMAR-Brasil; CMG PAULO MAX VILLAS DA SILVA, Vice-Diretor do CCSM; CF FLÁVIO FIRMINO DOS SANTOS, Chefe do Departamento de Relações Públicas do CCSM e a 1ºTen (RM2-T) DÂMARIS CUNHA VARÃO, Encarregada da Divisão de Relacionamento com o Público Externo e Misto da CCSM.

Considerando que as palavras do C Alte ALEXANDRE TAUMATURGO PAVONI destacaram que, para “…a importância do trabalho da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR-BRASIL) e seu papel essencial no apoio à divulgação da mentalidade marítima junto aos diversos segmentos sociais, deverá ser realizada, em novembro de 2023, a eleição para o cargo de Vice[1]Presidente…”, assim como concluiu ser imprescindível, “…viabilizar a transição da Diretoria da SOAMAR-BRASIL, de forma paulatina e efetiva, onde o (a) Vice-Presidente eleito (a) terá a oportunidade de acompanhar as atividades da organização durante o período de um ano (NOV 2023 – NOV 2024), e, na sequência, tomará posse, de forma automática, no cargo de Presidente para o mandato de 2024-2026”.

Por conseguinte, em cumprimento a determinação da Diretoria do CCSM com a anuência do Comandante da Marinha (CM), torna a público a abertura do processo de eleição para o cargo de Vice-Presidente da SOAMAR-BRASIL e convocar os associados que estiverem em dias com as obrigações estatutárias a participarem da Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada em 26 de outubro de 2023 , quinta-feira às 15h, em São Luís[1]Maranhão, no Auditório da SOAMAR Maranhão localizado no Jenipapeiro, SOCIEDADE AMIGOS DA MARINHA DO BRASIL S/N Centro São Luís-MA, assim como por videoconferência, por meio da Plataforma virtual WEBEX, com link a ser informado oportunamente a fim de serem discutidas e votadas as seguintes pautas:

  1. a) Prorrogação do Mandato do Atual Presidente da SOAMAR Brasil até a data da posse do futuro Presidente, em novembro de 2024;
  2. b) Esclarecer as regras do processo eleitoral para escolha do Vice[1]Presidente da SOAMAR Brasil que ocorrerá por ocasião da XXIII Convenção Nacional da SOAMAR, que será realizada na cidade de São Luís (MA), no período de 15 a 18 de novembro de 2023;
  3. c) Informar sobre a organização da XXIII Convenção Nacional da SOAMAR BRASIL, que será realizada na cidade de São Luís (MA), no período de 15 a 18 de novembro de 2023; e d) Outros assuntos.

Cumpra-se, publique-se e divulgue-se.

São Luis, 9 de outubro de 2023.

XXIII CONVENÇÃO NACIONAL DA SOAMAR BRASIL – As fotos mostram a reunião da Soamar Brasil com os membros da diretoria da Soamar Maranhão e do Syngamar, realizada no último dia 25 de outubro, na sede da entidade maranhense. Na oportunidade os presidentes Sílvio Aguiar (Soamar Maranhão), Orson Feres (Soamar Brasil) e Lídia Pflueger (Syngamar), propuseram uma pauta de apoio em diversos segmentos antes – e durante – a realização da XXIII Convenção Nacional da entidade maior, que será realizada no próximo dia 16 de novembro de 2023, no Auditório do Ministério Público do Estado do Maranhão, localizado na Avenida Professor Carlos Cunha, N° 3541, Bairro Calhau – São Luís-Ma, 

CONFIRA AQUI DOCUMENTOS, COMO PARECER DO CONSELHO FISCAL, CND, CERTIDÃO FGTS, CERTIDAÃO JUDICIAL, CRIMINAL, TRABALHISTA, FLUXO DE CAIXA 2022/2023, CONTAS A PAGAR, E OS BALANCETES DE 2022 E 2023.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA SOAMAR BRASIL PARA ELEIÇÃO DO CARGO DE VICE-PRESIDENTE DA SOAMAR-BRASIL – SOCIEDADE AMIGOS DA MARINHA DO BRASIL PARA O PERÍODO 2023/2024

ORSON ANTÔNIO FERES MORAES RÊGO, Presidente da SOAMAR-BRASIL – SOCIEDADE AMIGOS DA MARINHA DO BRASIL, no desempenho dos deveres que lhe estão atribuídos pela Deliberação 01/2010, pelo Estatuto Social da SOAMAR-BRASIL especialmente nos termos do Art.35 e em cumprimento da Resolução Normativa 001/2023 e seu respectivo resumo de providências, convoca as SOAMARES associadas, que estiverem em dia com as suas obrigações estatutárias até 24 (vinte e quatro) de outubro de 2023, 23(vinte e três) dias antes da eleição nos termos do Artigo 6º e 8º do Estatuto, representadas por seus presidentes, a participarem da XXIII CONVENÇÃO NACIONAL e ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA SOAMAR-BRASIL para eleição do Vice-Presidente da SOAMAR-BRASIL, para o período 2023/2024, que automaticamente assumirá o cargo de Presidente para o biênio 2024/2026, a ser realizada presencialmente, por voto direto e secreto no Auditório do Ministério Público do Estado do Maranhão localizado na Avenida Professor Carlos Cunha, N° 3541, Bairro Calhau – São Luís-Ma, CEP 65070-901 no horário das 17:00 horas às 18:00horas do dia 16 de novembro de 2023, com a seguinte ordem:

Início da votação:

17h:00 – com 50% mais 1 das SOAMARES em dia, aptas a votar;
17h30 – com qualquer número das SOAMARES em dia, aptas a votar;
18:00h- Encerramento.

São Luís, 16 de outubro de 2023

Orson Antônio Feres Moraes Rêgo
Presidente da SOAMAR-BRASIL


RESOLUÇÃO NORMATIVA
Nº 001/2023

A Diretoria executiva da SOAMAR-BRASIL representada pelo seu Presidente, no uso das atribuições que lhe são conferidas por esse cargo, no desempenho dos deveres que lhe estão atribuídos pela Deliberação 01/2010, pelo Estatuto Social da SOAMAR-BRASIL especialmente nos termos do Art.35 e levando em consideração a necessidade de dar conhecimento aos interessados das normas e providências administrativas alusivas à eleição para Vice-Presidente e dos membros do Conselho Fiscal da SOAMAR-BRASIL, a se realizar durante XXIII CONVENÇÃO NACIONAL DA SOAMAR-BRASIL, no dia 16 Novembro de 2023, na cidade de São Luis-Ma,

RESOLVE:

Art.1º.- Publicar na página SOAMAR-BRASIL no site (http://www.portosma.com.br) o teor da DELIBERAÇÃO 01/2010, aprovada durante a XVII Convenção Nacional realizada na cidade de Manaus, que regula as Normas para a Eleição de Vice-Presidente e Membros do Conselho Fiscal da SOAMAR-BRASIL que ocorrerá no dia 16 de novembro de 2023;

Art.2º.- Baixar resumo das providências anexas a presente Resolução Normativa 001/2023 a serem cumpridas pelos interessados em participarem da Eleição em referência, de modo a orientá-los na apresentação de suas candidaturas.

Publique-se, Registre-se e Cumpra-se.

São Luis-MA , 16 de outubro de 2023.

Atenciosamente;
Orson Antonio Feres Moraes Rêgo
Presidente da Sociedade Amigo da Marinha do Brasil

MARINHA DO BRASIL
SOCIEDADE AMIGOS DA MARINHA DO BRASIL
SOAMAR-BRASIL

XXIII CONVENÇÃO NACIONAL

RESUMO DAS PROVIDÊNCIAS A SEREM CUMPRIDAS PELOS INTERESSADOS EM PARTICIPAREM DA ELEIÇÃO EM REFERÊNCIA, DE MODO A ORIENTÁ-LOS NA APRESENTAÇÃO DE SUAS CANDIDATURAS:

1 – PROVIDÊNCIAS A SEREM ADOTADAS EM PREPARAÇÃO DA ELEIÇÃO DO VICE-PRESIDENTE:

1) Edital de Convocação, a ser encaminhado a todas as SOAMARES, suas Delegacias e ao Centro de Comunicação Social Da Marinha-CCSM, pelo menos 15 (quinze) dia antes da realização da eleição, onde constarão local, dia e hora previstos para início e término da votação.

2) Eleitor votante e apresentador de candidato: SOAMAR em dia com suas mensalidades até 24 (vinte e quatro) de outubro de 2023, 23 (vinte e três) dias antes da eleição (até 16/10/2023), pagas, pelo menos, as relativas aos dois últimos anos anteriores à data da eleição (anos de 2021 e 2022) que ocorrerá em 16 de novembro de 2023 (art.2°, das Normas para a Eleição de Vice- Presidente e de membros do Conselho Fiscal e Art. 6º e 8º do Estatuto).

3) Candidatura a apresentar: Vice-Presidente e ao Conselho Fiscal da SOAMARBRASIL (três membros efetivos e iguais suplentes), em eleição que ocorrerá em novembro de 2023, onde ocupará o cargo de Vice-Presidente por um ano (2023-2024) e tomará posse como Presidente em novembro de 2024, para o biênio (2024-2026) ocasião em que deverá indicar a sua Diretoria Executiva.

4) Declaração de condição de poder votar e de ser votado: Solicitação à Secretaria da Convenção.

5) Direito ao uso da palavra pelo Candidato à Vice-Presidente: antes da votação, os candidatos a esses cargos terão direito a usar da palavra, se assim o desejarem, por um período de, no máximo, 10 (dez) minutos, para expor os seus planos de trabalho, sujeitando-se à sabatina pelos Presidentes das SOAMARES ou por seu(s) representante(s).

6) Registro de Candidatura:

6.1. Documentos exigidos:
6.1.1. Formulário preenchido de solicitação de candidatura;
6.1.2. Declaração da secretaria da SOAMAR-BRASIL, informando que a SOAMAR a que pertence o candidato está em dia com as obrigações financeiras junto à SOAMAR-BRASIL, nos termos do Inciso I-2;

6.1.3. Cópia da Ata da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo da SOAMAR a que pertence o candidato, indicando-o para concorrer ao cargo de Vice- Presidente da SOAMAR-BRASIL;

6.2. Prazo para registro de candidatura: solicitação ao Presidente da SOAMARBRASIL, em formulário próprio, assinado pelo candidato, até às 17h do dia 10 (dez) de novembro de 2023.

7) Início da votação: 17:00h do dia 16/11/2023 com 50% mais 1 das SOAMARES em dia, aptas a votar; (ASD)
}7.1. 17:30h com qualquer número das SOAMARES em dia, aptas a votar; (ASD)
7.2 18:00h Encerramento da votação: (ASD)
8) Local da Votação: Auditório do Ministério Público do Estado do Maranhão
localizado na Avenida Professor Carlos Cunha, N° 3541, Bairro Calhau – São Luís-Ma, CEP 65070-901.

9) Procedimentos:

9.1- O Presidente da SOAMAR-Brasil designará o Presidente da mesa receptora de votos, entre os Presidentes das unidades SOAMAR presentes ou seus representantes e, em seguida, designará outro Presidente para secretarias referente aos trabalhos que ocorrerão durante todo período de votação estabelecido no edital.
9.2- O Presidente da SOAMAR-Brasil designará fiscais nas mesas receptora e apuradora: os candidatos e seus fiscais em número de até dois (2) credenciados pela Presidência da SOAMAR-BRASIL.
9.3- Exercício do direito de voto: Presidentes de SOAMAR ou de seus
Representantes credenciados pela Diretoria da SOAMAR, munidos das respectivas procurações, sendo permitido que cada Presidente seja representado por um procurador específico, não sendo permitido que um eleitor tenha mais de uma procuração.
9.4- A critério da SOAMAR-BRASIL, dependendo da logística poderá ser disponibilizado um link para votação virtual ou mesas receptoras presenciais nas Capitanias dos Portos a ser disponibilizado até 15(quinze) dias antes da eleição.

10) Material de votação:

10.1) A Secretaria da SOAMAR-BRASIL fornecerá a mesa receptora de votos listagem contendo o nome de todas as SOAMARES em condições de votar, observadas as disposições do art.2° das Normas para a eleição, na qual os votantes aporão suas assinaturas;
10.2) Na cédula de votação deverão constar:
10.2.1. Nome dos candidatos concorrentes, cuja localização na cédula obedecerá à ordem de registro;
10.2.2. Ao lado do nome de cada candidato será posto um quadradinho em que o eleitor colocará em “X” naquele que identifique o candidato de sua preferência;
10.2.3. O Presidente da mesa receptora e o Secretário rubricarão as cédulas ma serem entregues ao eleitor.
10.3) Sobre a mesa do Presidente será colocada uma urna receptora de votos.
10.4) O sigilo do voto será garantido com utilização de cabine indevassável separada
da mesa receptora.
10.5) Encerramento da Votação, proclamação do resultado e lavratura da ata de
eleição:
10.6) Após o encerramento da votação e a proclamação do resultado pelo
Presidente da mesa apuradora, esse ordenará ao Secretário a lavratura da ata, onde
deverá constar os votos obtidos por cada candidato.
10.7) O de Posse dos eleitos: Lavratura em livro próprio, devidamente assinado pelo
Presidente da SOAMAR-BRASIL e pelos empossados.

São Luís-Ma, 15 de outubro de 2023

Orson Antonio Feres Moraes Rêgo
Presidente da Sociedade Amigo da Marinha do Brasil

 _______________________________________________________

São Luís será palco da XXIII Convenção Nacional da Soamar Brasil

Depois da XXII Convenção da Soamar Brasil, que aconteceu na cidade de Florianópolis, quando foi eleito presidente o maranhense e atual dirigente da entidade, Orson Antônio Féres Moraes Rêgo, chagou a vez da realização da Convenção de número XXIII. Marcada para o período entre os dias 15 e 18 de novembro, o evento terá como palco a cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão.

Em seu comunicado às entidades filiadas, o presidente Orson Féres destacou a cidade como “A Ilha magnética de São Luís, nossa Atenas Brasileira, com seus encantos, cultura, praias, monumentos e prédios históricos, além de uma gastronomia exuberante”. No mesmo documento, uma lista dos principais hotéis da capital maranhense que são sugeridos aos visitantes para suas respectivas reservas.

Confira a seguir o texto do Presidente da Soamar Brasil

“Prezados (as) Presidentes,

Conforme comunicado anterior e a aproximação da data da XXIII Convenção Nacional em Novembro,  informamos a programação definida para o evento que, como já dito, será em São Luís, capital do estado do Maranhão. Teremos um momento ímpar em que voltaremos a nos reunir desde 2018 para juntos, tomarmos as melhores decisões em prol do fortalecimento da nossa SOAMAR. A Ilha magnética de São Luís, nossa Atenas Brasileira, com seus encantos, cultura e gastronomia espera por vocês no período de 15 a 18 de novembro.

Para contribuir com a melhor estadia e conforto dos senhores, segue uma lista com alguns hotéis. Devido a vários eventos que ocorrem simultaneamente neste mesmo período, sugere-se que realizem suas reservas, o mais breve possível.  Pedimos também que ao confirmarem suas passagens aéreas, e hospedagem, que  nos seja prontamente informado para que haja o planejamento logístico por parte da  comissão de recepção  das Soamar Brasil  e Maranhão.

Cordialmente,
Orson Antônio Féres Moraes Rêgo.
Presidente da Soamar Brasil

Confira a lista de hotéis como sugestão de hospedagem

Hotel Luzeiros       
Site: www.luzeirossaoluis.com.br Telefone: (98) 98406-7423

O Hotel Luzeiros fica a apenas 300 metros da Praia de São Marcos e a 4,5 km do centro histórico de São Luís. Este hotel dispõe de um restaurante, piscina, sauna e terraço ao ar livre, academia e um bar.

SLZ Lagoa Hotel
Site: www.slzlagoahotel.com.br Telefone: (98) 98119-2172/4009-2222

Localizado no bairro Renascença, o SLZ HOTEL está ao lado da área de lazer da Lagoa da Jansen, próximo às praias Ponta da Areia e São Marcos, a dois minutos do Shopping Tropica, padarias, cafés, sorveterias, lanchonetes, farmácias e a nove minutos do Centro Histórico.

Hotel Premier
Site: www.hotelpremier.com.br Telefone: (98) 99128*4894/3216-6666

O Hotel Premier está localizado entre a Praia da Ponta D’Areia e a Lagoa da Jansen e oferece quartos com Wi-Fi gratuito e TV. O estacionamento privativo está disponível por um custo adicional.

Stop Way Hotel
Site: www.stopwayhotel.com.br Telefone: (98) 98200-3636/4009-7777

Situado entre a Lagoa da Jansen e a Baía de São Marcos, o Stop Way Hotel São Luís dispõe de apartamentos com ar-condicionado, frigobar, telefone e TV de tela plana a cabo e wi-fi gratuito nas áreas comuns. A praia da Ponta D’ Areia está a apenas algumas dezenas de metros distante.

Ibis São Luís
Site: www.all.accor.com/brands/ibis.pt-br. Telefone: (98) 3311-4060

O Ibis São Luís está situado em São Luís, a 5 km do Centro Histórico. Todos os quartos deste hotel dispõem de ar-condicionado e TV de tela plana a cabo. O banheiro privativo inclui um chuveiro e um secador de cabelo.

Litorânea Praia Hotel
Site: www.litoraneapraiahotel.com.br Telefone: (98) 98109-9558/3213-3200

O Litorânea Praia Hotel está localizado em frente à Praia do Calhau em São Luís do Maranhão, e oferece quartos com ar-condicionado, comodidades modernas, além de WiFi e estacionamento.

Rio Poty Hotel
Site: www.riopotysaoluis.com.br Telefone: (98) 98410-8155/3015-4141

Localizado em São Luís, a 1 km da Praia de São Marcos, o Rio Poty Hotel oferece acomodações com jardim, terraço, restaurante e Wi-Fi gratuito.

Receptivo:

Saair Viagens e Turismo, Telefone 98 984125050
Junior Chagas

 

 

Orson é o entrevistado do Canal do Youtube “Análise Marítima Portuária

O Youtube ganhou mais um canal voltado para as atividades portuárias. De responsabilidade de Ricardo Rebello, estreou no último dia 18 de setembro o “Análise Marítima e Portuária”. E, já na sua entrevista de estreia, o convidado foi o Presidente da Soamar Brasil Orson Antônio Feres Moraes Rego. Na apresentação, Ricardo Rebelo apresentou a entrevista “como este Um bate-papo descontraído com este irmão que a vida me deu sobre família, empreendedorismo, Marinha, SOAMAR e muito mais”. Clique aqui para ver a íntegra da entrevista.

Presidente da Soamar Brasil participa do coquetel de boas vindas ao Comandante do Navio Cisne Branco, no porto Itaqui, Maranhão

O Presidente da Soamar Brasil, Orson Feres Moraes Rego, esteve prestigiando a solenidade cívico-militar de apresentação do Navio Veleiro Cisne Branco, atracado nos dias 04,05,06 e 07 de setembro no pier 99 do Porto do Itaqui, capital do estado do Maranhão.

Um coquetel (que contou com a participação especial da Banda de Fuzileiros Navais do IV DN), reuniu convidados especiais da sociedade maranhense e autoridades militares. Na oportunidade, o Comandante do Cisne Branco, CMG Sérgio Tadeu Leão Rosário recebeu uma lembrança da Soamar do Maranhão, entregue pelo presidente da entidade, Sílvio Aguiar.

Nas fotos,  que começam com um ângulo especial do NCB, vemos o Presidente da Soamar Brasil, Orson Feres, com o ex-capitão dos Portos do Maranhão, Calmon Bahia; o Comandante o Cisne Branco CMG Sérgio Tadeu Leão e o presidente da Soamar-CE, senhor Jamiro Dias. Na última foto, o Presidente da Soamar Brasil com Sílvio Aguiar (Amigos da Marinha do Estado do Maranhão) e o Comandante Roberto Januário, Capitão dos Portos do Estado do Maranhão.

 

Soamar Brasil completa 44 anos de parceria com a Marinha

27/07/2023 – A data celebra o aniversário de quatro décadas de uma parceria singular entre os Amigos da Marinha e a Marinha do Brasil. Razão pela qual foi realizada uma solenidade especial, e lembrada, pela Centro de Comunicação Social da Marinha. Em seu Boletim de Ordens de nº 701, de de 27 de julho de 2023, foi publicado um BONO especial alusiva a data. Veja a seguir o texto da MB e, também, a palavra do Presidente d Soamar Brasil Antônio Feres Moraes Rêgo.

MARINHA DO BRASIL
DIRETORIA DE COMUNICAÇÕES E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA MARINHA
BOLETIM DE ORDENS E NOTÍCIAS Nº 701 DE 27 DE JULHO DE 2023
BONO ESPECIAL
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA

44° Aniversário de criação da SOAMAR Brasil – Hoje, temos a satisfação de parabenizar a Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) Brasil pelo transcurso de seu 44º Aniversário.

Ao celebrarmos essa data, relembramos a relevante história da instituição, desde a sua criação em 27 de julho de 1979, durante a 1ª Convenção Nacional das Sociedades Amigos da Marinha. Na ocasião, as entidades regionais decidiram criar uma organização  que as representasse nacionalmente. A sessão foi presidida pelo então Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, que vislumbrou a importância de estabelecer vínculos, cada vez mais fortes, com os cidadãos.

Ao longo dos seus 44 anos, a SOAMAR tem se destacado por contribuir para a disseminação da mentalidade marítima, conscientizando a sociedade civil sobre a importância do mar para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Por meio de iniciativas, como palestras, seminários, cerimônias e parcerias com representantes de diferentes segmentos sociais, essa distinta instituição tem empregado esforços para propagar o conceito da Economia Azul.

Com a coordenação de 63 unidades regionais pelo país – além da representação em Portugal – a SOAMAR segue ampliando a sua atuação. Suas ações têm sido fundamentais para perpetuar a

cultura do mar junto às novas gerações, garantindo a continuidade deste importante trabalho para o futuro e fortalecendo as iniciativas do presente.

O Centro de Comunicação Social da Marinha reafirma seu compromisso em atuar com a SOAMAR, em busca do fortalecimento de uma mentalidade marítima efetiva, convidando todos os brasileiros a voltarem o olhar para as riquezas do mar e para a inadiável necessidade que temos de protegê-las.

Nossas felicitações e votos de continuado sucesso à SOAMAR Brasil!

Brasileiros, rumo ao mar!

Palavras do Presidente da Soamar

SOCIEDADE AMIGOS DA MARINHA DO BRASIL
São Luís, 27 de Julho de 2023.

Caros Presidentes, Soamarinos, Amigos e Amigas da Sociedade Amigos da Marinha do Brasil, Hoje celebramos um momento significativo na história da nossa organização: o 44º aniversário da Sociedade Amigos da Marinha do Brasil. É com imensa satisfação que me dirijo a todos vocês, repletos de gratidão pelas conquistas alcançadas em mais de quatro décadas de existência.

Nossa Sociedade tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento dos laços entre a Marinha do Brasil e a sociedade civil. Ao longo dos anos, temos trabalhado incansavelmente na promoção do conhecimento e na valorização da nossa Marinha.

Através de projetos educacionais, de preservação ambiental, de apoio às famílias dos militares e de incentivo ao patriotismo, temos buscado contribuir para o progresso e o desenvolvimento do nosso País. São inúmeras as ações que temos realizado em parceria com a Marinha, cito projetos em celebração aos 200 anos da Independência do Brasil e 200 anos da Esquadra, ações ligadas às áreas da saúde, da educação e da assistência social desenvolvidas por Soamar(es) Regionais. Os resultados obtidos são motivo de grande orgulho para todos nós.

Quero aproveitar esta ocasião para expressar minha mais profunda admiração e gratidão a todos os membros da Sociedade Amigos da Marinha do Brasil, bem como aos Soamarinos, colaboradores voluntários e parceiros, que têm dedicado seu tempo, esforço e recursos para tornar nossa organização uma referência em compromisso, profissionalismo e solidariedade.

Nossos desafios são muitos, mas tenho plena confiança de que, unidos, podemos superá-los. Que possamos continuar trabalhando em prol da valorização da Marinha do Brasil, do fortalecimento da nossa segurança marítima e da construção de um País mais próspero e seguro para todos.

Agradeço a presença de cada um dos Presidentes e Soamarinos e que possamos seguir juntos, com determinação e espírito de colaboração, em todos os nossos empreendimentos futuros.

Parabéns a todos nós, pela marca de 44 anos da Sociedade Amigos da Marinha do Brasil!

Muito obrigado.

Avante Soamar Brasil!!! – Tudo pela Pátria!

Orson Antônio Feres Moraes Rego
Presidente da SOAMAR BRASIL

Relatório de gestão da Soamar Brasil, no biênio de 2020/2022

O presente Relatório mostra uma sínteses do período de doís anos da gestão Orson Antônio Féres Moraes Rêgo a frente da Soamar Brasil. A Soamar, que tem sede intinerante de acordo com a base do seu presidente, neste período coube a cidade Patrimônio Histórico de São Luís, capital do estado do Maranhão, ter a entidade como base de apoio, ações e representações.

Em seu relatório, o Orson Feres destacou algumas de suas principais realizações – todas elas parte integrante do planejamento elaborado pela diretoria -, contando sempre com a colaboração de parceiros e colaboradores. As atividades tem início com a posse da atual diretoria no gabinete do Comandante da Marinha, o Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior. A cerimônia, que, por conta das restrições provocadas pela pandemia, foi toda transmitida on-line com participação de vários Presidentes de Soamares Regionais com o então Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, Contra-Almirante João Alberto de Araújo Lampert. O presente relatório, assinado pelo presidente Orson Féres, destacou as ações de forma didática, dividas em cada um mês dos seus respetivos anos.

Viagens em representação à Belém do Pará
Passagem de Comando do Grupamento Naval do Norte

 PROGRAMA ANUAL 2021

*** Reinicio das atividades do primeiro semestre de 2021.

JANEIRO DE 2021

*** Representando as Soamares em viagem a Belém-PA no dia 11 de janeiro, na Cerimônia de passagem de Comando do Grupamento Naval do Norte, seguido de reunião funcional com o então Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Valter Citavicius Filho.

*** Passagem de Comando do Grupamento Naval do Norte.

FEVEREIRO DE 2021

*** Viagem ao Rio de Janeiro para Reunião funcional com o Presidente da SOAMAR Rio de Janeiro, Jose Antônio de Souza Batista, onde foram discutidos temas e agendas conjuntas da SOAMAR Brasil para o ano de 2021 tão logo o Brasil voltasse às práticas de Encontros e Reuniões presenciais.

***Efetivação da entrada na documentação referente a posse junto ao Cartório de Títulos e Documentos, onde estão lavrados os registros da SOAMAR Brasil. Ainda neste mês, aconteceu a primeira Reunião online tendo como tema a aplicação do PCSM 2021-2022, além de outros assuntos pertinentes à atuação da SOAMAR Brasil e demais Soamares Regionais.

MAI0 DE 2021

Visita ao Capitão dos Portos do Estado do Maranhão

*** Visita de Cortesia do Presidente e de membros da Diretoria Executiva da SOAMAR Brasil ao Capitão dos Portos do Maranhão, Alekson Barbosa Da Silva Porto.

*** Viagem de representação na Cerimônia de posse do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Dos Santos, assim como a viagem de Representação na Cerimônia de Aniversário do 60 Aniversario do Centro de Comunicação Social da Marinha, com o lançamento da nova Logomarca da Marinha do Brasil, em Brasília.

*** Visita de cortesia em conjunto com o Presidente da SOAMAR Maranhão, Silvio Aguiar, ao Presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, onde iniciou-se a conversa de um Convênio ente a SOAMAR Maranhão e a EMAP.

*** Reunião funcional no CCSM com o Contra-Almirante LAMPERT.

*** Visita ao Capitão dos Portos do Maranhão SOCIEDADE AMIGOS DA MARINHA DO BRASIL

JUNHO DE 2021

Lançamento da nova Logomarca da Marinha do Brasil

*** A Soamar Brasil esteve representada na Cerimônia de Aniversário de 156 Anos da Batalha de Riachuelo na Capitania dos Portos do Maranhão.

*** Viagem de representação em Reunião Funcional com o Diretor do CCSM, Contra Almirante LAMPERT.

*** Participação na Cerimônia apartada de imposição da Medalha Amigos da Marinha às empresas parceiras da Marinha, no Salão Nobre do Comando do 1º Distrito Naval, no Rio de Janeiro-RJ.

*** Viagem a cidade piauiense de Parnaíba-PI para realização em conjunto com a SOAMAR Parnaíba, Comandos do 4º Distrito Naval e do 9º Distrito Naval e do Centro de Comunicação Social da Marinha, do Encontro Regional das SOAMAR do 4º DN e 9º DN.

Cerimônia de Aniversário de 156 Anos da Batalha de Riachuelo na CPMA

*** Cerimônia de Aniversário de 156 Anos da Batalha de Riachuelo na CPMA e reunião Funcional com o Diretor do CCSM
e a Sociedade Amigos da Marinha Do Brasil

AGOSTO DE 2021

*** Participação da Soamar Brasil na cerimônia de posse do novo Presidente da SOAMAR Ceará, Jamiro Dias de Oliveira Junior, na cidade de Fortaleza.

*** Viagens para Reunião Funcional com o Presidente da SOAMAR Pará, Relton Pinto, ao Projeto Barco da SOAMAR, às entregas de Coletes Salva-vidas para as comunidades pesqueiras e ribeirinhas das áreas de jurisdição das Capitanias Fluvial de Santarém e Capitania dos Portos da Amazônia Oriental e Capitania dos Portos do Maranhão, como efetivação do convênio celebrado entre a SOAMAR Brasil e as Empresas Camorim e a Starnav Rebocadores.

OUTUBRO 2021

Cerimônia de posse do novo Presidente da SOAMAR Ceará

*** Representação da SOAMAR Brasil Por José Antônio de Souza Batista, Presidente da SOAMAR Rio de Janeiro e membro da diretoria da SOAMAR Brasil, na Regata que celebrou o  Aniversário de 70 anos do Colégio Naval, em Angra dos Reis-RJ.

NOVEMBRO DE 2021

*** Representação da SOAMAR Brasil, participando ao lado do Presidente da SOAMAR Lagos, Pedro Guenes e o do Comandante da Força Aeronaval, o Contra-Almirante Alvarenga, de uma entrevista de forma online na Plataforma do Facebook no Programa “SE LIGA AI”, com a temática sobre o Dia do Amigo da Marinha, na Rádio Mar Aberto FM, em Cabo Frio-RJ.

cerimônia de posse do Comandante do 5º Distrito Naval

*** Foram, também, realizadas viagens de Representação da SOAMAR Brasil nas Cerimônias de posse do Presidente da SOAMAR Rio de Janeiro, Marcio Prado Maia, para o evento social promovido pela SOAMAR no Vale do Itajaí, em Itajaí-SC e, também, ao Rio Grande para representação em evento social promovida pela SOAMAR Rio Grande e Cerimônia de Posse do Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Silvio Luis.

DEZEMBRO DE 2021

Posse do novo Diretor do CCSM

*** Viagens de Representação da SOAMAR Brasil para Cerimônia de posse do novo Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Guilherme, em São Paulo. Também houve a Representação na Cerimônia de posse do novo Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, Contra-Almirante André Macedo, em cerimônia presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier dos Santos, em Brasília.

*** Viagem de Representação da SOAMAR Brasil para a cerimônia de posse do novo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar e Cerimônia de Declaração de Praticantes aos Alunos da EFOMM em Belém-PA.

*** A SOAMAR Brasil esteve presente na cerimônia de Posse do novo Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante André Ferreira, em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Posse do novo Comandante do 4º Distrito Naval

*** Presença garantida da Soamar Brasil na cerimônia de posse do novo Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Petrônio Augusto Siqueira De Aguiar; e na posse do novo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.

PROGRAMA ANUAL 2022

JANEIRO DE 2022

Cerimônia de posse do Capitão dos Portos de São Paulo

*** A Soamar Brasil iniciou suas atividades em 2022 participando da cerimônia de posse no cargo de Capitão dos Portos do Maranhão, o CMG Alexandre Januário.

*** Presente também na cerimônia de posse do Capitão dos Portos de São Paulo, CMG Robledo, em Santos-SP, assim como na cerimônia de posse do Capitão dos Portos do Rio de Janeiro, CMG Alessander Antunes Peixoto e na Transmissão de cargo de Comando do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar ao CMG ENES, em Belém-PA.

FEVEREIRO DE 2022

*** A Soamar Brasil acompanhou o presidente da Soamar Maranhão, Sílvio Aguiar, na visita de cortesia feita ao presidente da Emap, Ted Lago.

ABRIL DE 2022

*** A SOAMAR Brasil esteve presente à cerimônia de Aniversário

de 61 Anos do CCSM, em Brasília. Também em abril, viagem com o Diretor Jurídico da SOAMAR Brasil, Antônio Fernandes para Reunião funcional no CCSM para discussão de assuntos correlatos a SOAMAR Brasil como a reformulação do Estatuto e outros.

*** Reunião de Diretorias da SOAMAR Brasil e SOAMAR Maranhão com o Capitão dos Portos do Maranhão.

MAIO 2022

*** A SOAMAR Brasil participou da Representação em viagem para inauguração do monumento ao Almirante Tamandaré como parte do Projeto de Valorização de Vultos Navais em cerimônia presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra ALMIR GARNIER DOS SANTOS, em Fortaleza – CE. Houve, também, a Representação da SOAMAR Brasil no evento promovido pela SOAMAR Maranhão de Recepção ao Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante EDGAR e comitiva do 4º Distrito Naval.

*** Inauguração do monumento ao Almirante Tamandaré

*** Convite para a Cerimônia em Comemoração aos 61 anos da Comunicação Social da Marinha.

JUNHO DE 2022

Aniversário da Batalha Naval de Riachuelo

*** Viagem para Reunião Funcional com o Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha e Representação na Cerimônia de Comemoração do 157 Aniversário da Batalha Naval de Riachuelo, Data Magna da Marinha, em Brasília – DF, assim como a viagem de Representação para Cerimônia de comemoração ao 157 Aniversário da Batalha Naval de Riachuelo, Data Magna da Marinha, em Belém do Pará e em Brasília.

JULHO DE 2022

*** Viagem de representação para participação em evento promovido pela SOAMAR Porto Alegre e o Comando do 5º Distrito Naval, a Jornada da Mentalidade Marítima e Economia Azul, em Porto Alegre – RS, assim como a viagem de representação para participação do Encontro das SOAMAR do Paraná com o Comandante do 8º Distrito Naval, em Paranaguá – PR

AGOSTO DE 2022

Visita à Diretoria Orçamentária da Marinha

*** Viagem de representação na Cerimônia de posse do novo Presidente do Tribunal Marítimo, Vice-Almirante (RM1) RALPH DIAS e Cerimônia de posse do novo Comandante do Centro de Instrução Almirante Wandecolck, Contra-Almirante SAID, no Rio de Janeiro – RJ;

*** Visita à Diretoria Orçamentária da Marinha a convite do Diretor, Contra-Almirante VILLELA MORAES, no Rio de Janeiro – RJ.

*** Cerimônia de posse do novo Presidente do Tribunal Marítimo e visita à Diretoria Orçamentária da Marinha.

*** Convite para a Cerimônia de Transmissão de Cargo do ComForSup e, também, para a Cerimônia de Transmissão de Cargo do CIAW

SETEMBRO DE 2022

Cerimônia de Mostra de Armamento do Submarino Riachuelo

*** Representação na Cerimônia de Mostra de Armamento do Submarino Riachuelo, S-40, em Itaguaí – RJ.

*** Cerimônia de Mostra de Armamento do Submarino Riachuelo.

OUTUBRO DE 2022

*** A SOAMAR Brasil esteve presente no Coquetel de Recepção oferecido pela SOAMAR Maranhão aos membros das Comitivas da DGN e DPC em viagem funcional.

*** Viagem de Representação no Círio Fluvial realizado com a presença do Presidente da República, JAIR BOLSONARO, do Ministro da Defesa, General PAULO SÉRGIO, dos Almirantes de Esquadra OLSEN e BORGES e várias autoridades militares e civis, em Belém – PA.

*** Convite para o Círio Fluvial, também na capital amazonense.

DEZEMBRO DE 2022

Apresentação de Relatório de gestão 2020-2022 e convocação de Assembleia-Geral de Presidentes.

REALIZAÇÕES ADMINISTRATIVAS DA GESTÃO 2020/2022

1 – Estudo, Criação e Implantação de novas panóplias, bonés e medalhas comemorativas de representação da SOAMAR Brasil;

2 – Nos Planos Administrativo e Financeiro da SOAMAR Brasil, foi dado início a regularizando toda a situação cartorial pendente afim de desbloquear financeiramente a conta da SOAMAR Brasil e com algumas mudanças e ajustes, sempre obedecendo ao Estatuto Regente em Vigor desde 2015. A manutenção do Organograma Funcional como também uma mudança na área Contábil da SOAMAR Brasil onde ajustamos o Plano Orçamentário com a criação de parcerias com empresas patrocinadoras visando a dedicação máxima ao estreitamento com todas as Soamares existentes através de viagens;

3 – Como o projeto inicial era o estudo para recuperação e reimplantação das Soamares “esquecidas”, foi proposto que, de acordo com o Estatuto em vigor, houvesse um representante do grupo de Presidentes de Soamares Regionais em cada Distrito Naval, participando da administração em conjunto com a SOAMAR Brasil , no que concerne a reuniões e audiências junto ao CCSM, onde todos poderiam ser ouvidos e, de acordo com a precisão e urgência de cada, feito um calendário de visitas às Soamares e OMs a que estivessem ligadas, porém fomos penalizados em ações pela Pandemia do COVID-19;

4 – No plano operacional, foi definido o Calendário Oficial de Eventos juntamente com o CCSM e Distritos Navais, onde tivemos as datas de Encontros de Soamares Regionais dos nove Distritos Navais. Traçamos todo o planejamento, porém, não logramos êxito devido à pandemia inicialmente e depois pelo acirramento de um ano eleitoral que nos deixou sem margem para manobras. Trabalhamos em reuniões online e atendemos todas as Soamares que nos solicitaram auxílio, fosse de cunho jurídico, administrativo ou fiscal.

Elaboração de um Calendário de Palestras junto às empresas parceiras para divulgação do Planejamento da Marinha para os eventos e cerimônias celebrando os 200 Anos da Independência do Brasil e 200 anos da presença da Esquadra no Brasil. Feitas algumas reuniões com os Presidentes de Soamares que representavam os nove Distritos Navais com a presença do Contra-Almirante MEDICI e do Contra-Almirante ANDRÉ MACEDO (CCSM), no intuito de agregar parceria das Soamares ao Projeto da Marinha do Brasil. Participação ativa da Soamar Brasil  no Projeto de Valorização dos Vultos Navais através de reuniões com empresas parceiras no sentido de captações de patrocínios;

5 – Através de solicitação do GCM em 2020, solicitamos a participação da SOAMAR Brasil e Soamares Regionais e de acordo com o interesse da Marinha do Brasil, solicitamos com muitos êxitos através dos Presidentes e Soamarinos de cada região do Brasil, as Emendas Parlamentares do Orçamento aos Políticos nas bases eleitorais com apoio a projetos ligados a Marinha do Brasil;

6 – Na área de Divulgação, apoiamos e incentivamos através de retwites, as notícias de todas as Soamares que postaram em suas redes sociais, notícias e participações em eventos, reuniões e trabalhos em prol de nossa Marinha e a Sociedade brasileira;

7 – Ficou mantida a política de um maior relacionamento com a Marinha através do Diretor do Centro de Comunicação da Marinha onde passamos a receber Convites para diversos eventos no Brasil;

8 – Foi proposto a Criação junto ao CCSM de um Cadastro Nacional de Soamarinos visando a reimplantação da Carteira do Soamarino, com modelo e validade nacional (escolhida o modelo da SOAMAR Pernambuco com QR CODE) para que os Soamarinos participem como beneficiários dos projetos e parcerias de vultos sociais e culturais em que as SOAMAR Brasil e Soamares Regionais venham a executar;

9 – Como parte do estreitamento entre a SOAMAR Brasil e SOAMAR Regionais e SOAMAR Brasil em Portugal, solicitamos a remessa à SOAMAR BRASIL dos Registros, Atas da Diretoria Executiva e de Conselho Deliberativo, e para divulgação posterior as SOAMAR do Brasil; 10- Iniciamos a busca de Convênios que tragam benefícios à Marinha do Brasil e às Soamares do Brasil, desde que as mesmas estejam em dia com suas obrigações;

10 – Foi decidido em reunião da Diretoria Executiva da SOAMAR Brasil em MAI2017 e ratificada na Reunião Funcional da Diretoria Executiva, em ABR2022, a inclusão permanente de datas em que o apoio Institucional e Divulgação através das Soamares Regionais às programações de eventos sociais tradicionais foram oficialmente ratificadas, como 11JUN, 06NOV (Dia do Amigo da Marinha) e 13DEZ, além do apoio a outros eventos que possamos ser parceiros junto a MB;

11 – De âmbito social junto às Regionais, foi solicitado aos Presidentes a observância nos Trabalhos Sociais e Culturais em que as Soamares podem participar singulares ou em conjunto com a Marinha do Brasil através das OMs das regiões;

12 – No mesmo seguimento Social, iniciamos contatos com redes nacionais de Convênios de descontos no intuito de que sejam estabelecidas parcerias entre a SOAMAR/ CLUBES NAVAIS, IATES CLUBES, REDES DE CINEMAS, POUPEX E REDES DE FARMACIAS para uso de Soamarinos através de cadastro nacional ativo junto a SOAMAR Brasil;

13 – Trabalhamos na consultoria em relação a atualização dos Estatutos de 07 Soamares (SOAMAR Campinas – SP, SOAMAR Curitiba – PR, SOAMAR Alagoas – AL, SOAMAR Macapá – AP, SOAMAR Santa Catarina – SC, SOAMAR Vitória – ES e SOAMAR Lagos – RJ). Em observância que mudamos o foco para 2022 onde o foco Administrativo na gestão foi o de RECUPERAÇÃO Administrativas e Financeiras (fizemos várias propostas para readequação financeira, havendo recuperação de várias Soamares que nos procuraram para fazerem acordos) das SOAMARES Regionais para que venham a ter direitos reestabelicidos, documentação e Estatutos readequados à legislação brasileira em vigor (CPC); e

14 – Seguindo as Soamares que já possuem em seus Municípios e Estados, iniciamos um Estudo afim de tornarmos a SOAMAR Brasil uma instituição de Utilidade Pública Federal.

BÔNUS ESPECIAL DO ANO DE 2023

MAIO DE 2023

*** VISITA SOAMAR BRASIL – O Comandante do Centro de Operações Marítimas CMG João Batista Barbosa, recebeu o Presidente da Soamar Brasil, Orson Antônio Féres Moraes Rêgo, e, na oportunidade, além das boas vindas,  em nome do Comandante do COMPAAz, Contra-Almirante Pedro Augusto Bittencourt Heine Filho, fez uma apresentação institucional. Nela, foi mostrado as principais atividades desenvolvidas pelo Centro em prol da segurança marítima, seus sistemas de monitoramento e a as atuações integradas das agências governamentais – nacionais e internacionais – no combate às novas ameaças ao tráfego marítimo.

O presente Relatório é assinado por Orson Antônio Feres de Moras Rêgo, presidente da Soamar Brasil que, aproveitando a oportunidade, agradeceu a todos os demais presidentes que apoiaram – e apoiam – a sus gestão.

 “SOMENTE UNIDOS SEREMOS FORTES”

Soamar Brasil tem um novo Presidente

10/11/2020 – No dia 6 de novembro, data em que se comemora o “Amigo da Marinha”, foi realizada a cerimônia da posse do novo Presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar-Brasil). O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, presidiu a solenidade e declarou empossado como Presidente da instituição Orson Antônio Féres Moraes Rêgo, que já ocupou o cargo durante o biênio de 2016-2018.

O novo Presidente da Soamar, Orson com o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques, e o antigo Presidente da Soamar Brasil Krieger.

O Comandante da Marinha, em seu discurso, destacou que as atividades desenvolvidas pelos Soamarinos, ao longo destes 41 anos, permitem que a Marinha alcance uma visibilidade que possivelmente não teria sem ajuda e empenho deles. “Em diversas atividades, no último biênio, contamos com a presença dos Soamarinos, como no enfrentamento à contaminação por óleo em nossas praias, em decorrência do crime ambiental ocorrido em 2019, assim como, nas medidas de combate à pandemia ocasionada pelo coronavírus em 2020”. Ele agradeceu ao antigo Presidente César Amorim Krieger pela condução da Soamar nesses dois anos e desejou boas-vindas ao atual presidente.

O novo Presidente da Soamar-Brasil, Orson, enfatizou os projetos realizados durante sua gestão anterior. “No nosso primeiro mandato, destaco que procuramos desenvolver projetos junto aos membros da Sociedade em todo Brasil. Todos esses projetos e atividades de que participamos junto à Marinha e às Sociedades em cada sede por onde passamos serviram de alicerce à plataforma de gestão de diversas Unidades por nós visitadas, implantadas e reativadas.”

Após a cerimônia, que cumpriu todas as medidas de prevenção e enfrentamento à Covid-19, foi realizada a primeira reunião, por meio online, da 23ª Convenção Nacional dos Presidentes da Soamar.

Data da Notícia: 10 de novembro de 2020
Fonte: Site da Marinha do Brasil