Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Notícias do Syngamar

Syngamar realiza prestação de conta dos primeiros meses de gestão da presidente Lídia Pflueger Pereira dos Santos

Passados os primeiros meses da administração da presidente Lídia Pflueger Pereira dos Santos a frente do Syngamar – Sindicato das Agencias de Navegação Marítima do Estado do Maranhão, a entidade realizou a sua primeira Assembleia Geral. Na pauta a prestação de contas dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2022 e do primeiro semestre do ano de 2023 com parecer do Conselho Fiscal. Foi discutido também temas relacionados a tabela “Agency Frre” e diversos outros temas de interesse da categoria dos agentes de navegação. Na oportunidade, a presidente Lídia, acompanhada do vice-presidente Emmanoel Rodrigues Arruda Sampaio, fez a entrega do selo de qualidade Fenamar a associação Alphamar.

Veja a seguir fotos da Assembleia e a íntegra do Edital de Convocação.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL

Sindicato das Agencias de Navegação Marítima do Estado do Maranhão – SYNGAMAR

CNPJ: 07.306.228 / 0001 – 53         

A Diretora Presidente do Sindicato das Agencias de Navegação Marítima do Estado do Maranhão – SYNGAMAR, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 18, inciso I do Estatuto do sindicato, vem pelo presente convocar todos os representantes das associadas, quites com suas obrigações estatutárias, para Assembleia Geral, a realizar-se no Auditório do Edifício Lagoa Corporate. Endereço:  Av. dos Holandeses. Bairro: Península da Ponta D’ areia. Cidade: São Luis. Estado: Maranhão. CEP: 65075 – 380, no seguinte dia e horário: Sessão Plenária Única às 14h30min do dia 23 de agosto de 2023, em primeira chamada para verificação de “quórum” ou às 14h45min do mesmo dia, com qualquer número de presentes, para tratar da seguinte Ordem do dia:

1     –  Apresentação da prestação de contas dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2022 e do primeiro semestre do ano de 2023 com parecer do Conselho Fiscal;

2     – Atualização da Tabela Agency Fee;

3     –  Assuntos Gerais:

São Luís, 18 de agosto de   2023.

Lídia Pflueger Pereira dos Santos

DIA DO AGENTE MARÍTIMO

 

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE JUNHO

01 – Wylliam Wagner  Nunes  Gomes;
04 – Agnaldo Pereira dos Santos Filho;
05 –  Marco Aurelio Gomes Costa;
 07 – Francisco Campelo Lemos Filho e  Jeronimo  Silva Filho;
09 – Ednei Lindoso Matos e  Kellomic Silva Moreira;
11 – Diego Cunha Mendes;
12 – Cleiton Marcos Dualibe; Marcelo Yuri da Silva Sousa e Hajeev Dias da Silva;
13 – Jefferson Rangel Rabelo;
16 – Diogo Araujo de Loura e Rahul Franklin do Nascimento Linhares
17 – Moises Silveira Louzeiro Junior e William de  Jesus Pereira Linhares;
18 – Moises Almeida Martins;
23 – Joabson Pinheiro Freire e João Gabriel Soares Silva; 
28 – Claudio Braz de Carvalho Delgado; 29 – Giovanni Carvalho Leandro;
30 – Wagno Maçal Marques Lima


A foto registra o momento que o professor Sérgio Cutrim, da Universidade Federal do Maranhão, doou a presidente Lídia Pflueger e o secretário financeiro Dannyel Pereira exemplares do “Guia de Melhores Práticas de Sustentabilidade Portuária: A estratégia ESG” e, ao mesmo tempo, formulou convite para participação do Syngamar no Simpósio de Gestão Portuária que deve acontecer no próximo mês de junho.

********************

Syngamar realiza sua tradicional festa de confraternização natalina. Clique na foto para ver a reportagem completa.

Hotel Atlântico homenageia Agentes de Navegação Marítima do Estado do Maranhão

Como em todo o mundo, o espírito do Natal já contaminou as pessoas, as instituições e as empresas. No Maranhão, mais especialmente para o Syngamar – Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado, o clima chegou sob a forma de uma homenagem prestada pelo Costa Atlântico Hotel, situado na área nobre do Calhau. O evento, sob a forma de confraternização de Natal, reuniu a maioria das Agências de Navegação Marítima do Estado numa agradável noite de festa e natalinidade presente em cada grupo de homenageandos e homenageados. Ausente, por compromissos anteriormente assumidos, a presidente do Syngamar, Lídia Pflueger Pereira dos Santos, foi representada pelo vice-presidente da instituição Emmanuel Sampaio. Este usando da palavra, agradeceu a rede hoteleira pela manifestação de carinho e de reconhecimento da importância do setor de agenciamento marítimo do Complexo Portuário do Estado do Maranhão. Na ocasião, além da natural confraternização entre amigos, aconteceu um sorteio aos presentes de diárias na rede hoteleira patrocinadora do evento. Além dos diretores do Costa Atlântico Hotel Célia Castro e Ricardo, a comemoração natalina, que ocorreu no último dia 7, contou ainda com a participação da equipe do H3P Hospitality Brazil. Veja as fotos:

Syngamar presente na Assembleia Extraordinária do Conselho de Representantes da FENAMAR, em Vila Velha/ES

Diante dos novos desafios da atual diretoria do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Maranhão – agora sob a presidência de Lídia Pflueger Pereira dos Santos – a presença da instituição no cenário nacional é fundamental para a consolidação dos projetos a serem cumpridos. Por essa razão, o sindicato maranhense marcou presença na última Assembleia Extraordinária do Conselho de Representantes da FENAMAR – Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima – realizada na manhã do dia 19 de novembro na cidade de Vila Velha, no Espirito Santo.
 Na ocasião foram discutidas as questões sobre a valorização da categoria de agentes marítimos, os próximos passos dos Sindicatos filiados, o cenário político para os próximos anos e o novo marco legal do câmbio, dentre outros assuntos. A categoria entende que, considerando os grandes investimentos e expansão no transporte marítimo brasileiro, a busca por um agente marítimo se tornou ainda mais necessária no cenário mundial, em especial, no Estado do Maranhão pela importância do seu complexo portuário altamente produtivo e em permanente expansão.Para o vice-presidente do Syngamar, Emmanuel Sampaio – que representou a entidade maranhense juntamente com o Secretário Financeiro Dannyel Pereira – “O Syngamar segue ganhando força e aumentando sua rede de relacionamentos no intuito de ajudar as empresas marítimas do Maranhão, sempre mirando forte em trazer benefícios aos portos e terminais do Estado do Maranhão”, afirmou. 

SYNGAMAR ELEGE NOVA DIRETORIA

Realizada no último dia 16 de setembro de 2022, na sede da entidade, o Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Maranhão – Syngamar, promoveu as eleições para escolha da sua nova administração, sendo esta disputada por duas chapas. A de número 1, chamada de “Jorge Afonso Quagliani Pereira”, tendo como candidato a presidência – e a reeleição – Noel Pereira Magnoli Júnior. A chapa número 2, chamada “Renovação Syngamar”, teve como candidata Lígia Pflueger Pereira dos Santos.

Numa disputa considerada muito acirrada, ganhou a chapa número 2, elegendo a representante da Harms, como a quarta presidente do Syngamar e, também, a primeira mulher a ocupar este cargo. Antes, presidiram Ernest Pflueger (pai da candidata agora vencedora); Jorge Afonso Quagliani Pereira e o próprio Noel Magioli Júnior. Do total dos 43 votos possíveis, apenas uma ausência. E o resultado final teve 24 votos para a chapa 2 e 18 para a chapa 1.

A posse da nova diretoria está marcada para o dia 16 de outubro, para um mandato é de três anos. A eleição foi conduzida pelo advogado do Syngamar, senhor Pablo Nauen, a quem coube anunciar o resultado poucos minutos após as 16 horas, prazo limite para a votação, de acordo com o que está definido no Estatuto da entidade.

Para a presidente eleita, as primeiras palavras foram de agradecimento a toda a equipe que participou do pleito – inclusive da atual administração por tudo que conquistou –  e garantiu que vai dar continuidade aos trabalhos. “Nossa proposta de trabalho está voltada para fazer do nosso sindicato uma entidade forte, com representatividade sempre lutando em defesa dos interesses marítimos e dos demais associados.

Questionada sobre o que ainda é possível avançar, Lígia Pflueger afirmou que “que o Syngamar, por se tratar de um interveniente de um processo de importação e exportação, está sendo muito penalizado. Vamos colocar de forma clara perante as autoridades portuárias, o verdadeiro papel do agente, que, em alguns casos, estão sendo obrigados a realizar tarefas que vão bem além das nossas obrigações. É importante definir até onde vai a responsabilidade do agente e quais os seus limites de atuação hoje impostos pelas autoridades portuárias e alfandegárias”.

A futura (e atual) gestora também deixou claro que esse trabalho já vem sendo feito pela administração atual, mas que nunca é demais reforçar a importância do Agente Marítimo, sobretudo para entidades parceiras como Anvisa, Polícia Federal, Receita Federal, Emap, Vale e Alumar.

CHAPA NÚMERO 2 (VENCEDORA)

– Presidente: Lídia Pflueger Pereira dos Santos – Hams & Cia.
– Vice-presidente: Emmanoel Rodrigues Arruda Sampaio – Unimar.
– 1º Secretário: Arthur da Anunciação Neto – Alphamar.
– 2º Secretário: Thyago Felix Matos de Araújo – Gem Shipping.
– 1º Tesoureiro: Dannyel de Lima Pereira – World Shipping.
– 2º Tesoureiro: Marcos César Ferreira Dantas – Rochamar.
– 1º Conselheiro Fiscal: Carlos Cristiano Lima – Orion Rodos.
– 2º Conselheiro Fiscal: Ironilton Abreu Silva – ISS Marine.
– 3º Conselheiro Fiscal: André Felipe Santos Nogueira – Wilson Sons.

 

DATA DA NOTÌCIA. 20.09.2022