Palmeiras vence o Santos e abre vantagem sobre o Flamengo em direção ao título

O Palmeiras venceu o Santos por 2 a 0, nesta quinta-feira (06), no Allianz Parque, e ampliou a sua vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro – com o resultado, o Verdão chegou aos 68 pontos conquistados na competição nacional, três à frente do vice-líder Flamengo, que tem 65. Os dois gols palestrinos foram anotados por Vitor Roque (foto). Mais resultados: Fluminense 1×0 Mirassol e Ceará 1×1 Fortaleza.
Clube com mais vitórias na história do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras completou 750 triunfos pela principal competição do país (atualmente, soma 750 em 1611 partidas). Na sequência do Top 5, aparecem São Paulo, com 732 triunfos, Flamengo, com 727, Internacional, com 722, e Atlético-MG, com 718. Contra o Santos, o Palmeiras perdeu apenas duas vezes em 18 jogos nesta década, iniciada em 2020 (foram ainda 13 vitórias alviverdes e três empates, com 28 gols marcados e 13 gols sofridos). No Allianz Parque, está invicto há dez partidas, vindo de sete triunfos consecutivos.
O Palmeiras é o clube que mais venceu clássicos paulistas em toda a história: são 416 vitórias contra 409 do Corinthians, 379 do São Paulo e 335 do Santos. A maior vítima alviverde é o Santos (154 vitórias em 354 partidas), seguido por Corinthians (140 em 397 partidas) e São Paulo (122 em 362). O retrospecto geral do Maior Campeão do Brasil em duelos com seus três principais rivais estaduais é de 1113 jogos, 416 vitórias, 334 empates e 363 derrotas, com 1614 gols marcados e 1449 gols sofridos.
MARCAS INDIVIDUAIS
> Gustavo Gómez igualou Ademir da Guia na 4ª posição do ranking de jogadores com mais vitórias pelo Palmeiras em Campeonato Brasileiro (109).
> Raphael Veiga alcançou Cléber na 20ª posição do ranking de jogadores com mais jogos na história do Palmeiras (375 contra 375 do ex-zagueiro) e igualou Alex em passes para gol com a camisa palestrina (58).
> Facundo Torres superou Ventura Cambon e se isolou na 6ª posição do ranking de uruguaios com mais partidas pelo Palmeiras (56).
Confira a seguir tabela atualizada, resultados, e os próximos jogos do Brasileirão
Campeão da Libertadores e do Brasileiro, Botafogo iguala Santos de Pelé e Flamengo
Com o final do Brasileirão, quatro equipes – Santos, Mirassol, Sport de Recife e Ceará. – vão disputar s Série A em 2025. Outras quatro caíram para a Série B – Athletico Paranaense, Criciúma, Atlético de Goiás e Cuiabá
Campeão da América, o Botafogo também conquistou o Brasil. Jogando no Estádio Nilton Santos neste domingo (8/12), a equipe comandada por Artur Jorge venceu com o São Paulo por 2 a 1, com gols de Savarino e Gregore, e confirmou o tricampeonato brasileiro. O próximo jogo do Botafogo acontece na próxima quarta-feira (11), no Qatar, às 14h, contra o Pachuca, do México, em partida da segunda fase da Copa Intercontinental da FIFA e que vale o título do Dérbi das Américas.

Dois títulos em nove dias. Não faltam motivos para a torcida do Botafogo comemorar. Campeão da Libertadores no sábado e do Brasileirão neste domingo, a equipe igualou um feito poucas vezes conquistado ao longo da história. Antes do time de Artur Jorge, só o Santos (em 1962 e 1963) e o Flamengo (em 2019) haviam alcançado essa façanha.
O Santos venceu as edições de 1962 e 1963 da Taça Brasil – que ganhou status de Brasileiro após resolução da CBF em 2010 – e da Libertadores. Comandado por Pelé, o Peixe dominou o futebol do país naquela década e conquistou o status de um dos melhores times de todos os tempos. Desde que a competição ganhou o nome de Campeonato Brasileiro, em 1971, só o Flamengo de 2019 havia conquistado os dois títulos. Na ocasião, a equipe venceu o Brasileiro um dia depois da Libertadores.
O Botafogo de Artur Jorge foi campeão da Libertadores em cima do Atlético-MG, tornando-se o segundo time na história a ganhar o torneio começando desde a fase prévia (o primeiro havia sido o Estudiantes, em 2009).
A equipe viaja para o Catar ainda neste domingo. O time estreará na Copa Intercontinental na quarta-feira contra o Pachuca, do México.
A última rodada do Brasileirão, de número 38, teve os 10 jogos no mesmo horário e tece resultados surpreendentes. O maior deles a vitória do Fluminense de 1×0 diante do Palmeiras, em pleno Alianz Parque. Com a vitória, o time carioca chegou aos 47 pontos ganhos, escapou do rebaixamento e empurrou para a degola o Athletico Paranaense que perdeu para o Atlético Mineiro também de 1×0.
Fechada a tabela, os seis primeiros estão classificados para a Libertadores do ano que vem. Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Internacional e São Paulo. Corinthians e Bahia garantiram vaga na pré Libertadores. Cruzeiro, Vasco, Vitória, Atlético Mineiro, Fluminense e Grêmio vão disputar a Sul-Americana. Rebaixados para a Série B, Athletico Paranaense, Criciúma, Atlético de Goiás e Cuiabá.
Confira a seguir a classificação final do Brasileirão de 2024 e os resultados da última e decisiva rodada, assim como a lista de todos os campões brasileiros d futebol desde o ano de 1959 até 2024.

Jogadores do Palmeiras levantam a Taça de Campeão do Brasileirão ano de 2023.
Jogadores o Palmeiras levantam a taça de campeão brasileiros de futebol, ano de 2022
Time do Bahia, de 1959, posa com a taça de primeiro campeão nacional do futebol brasileiro.

CRONOLOGIA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL
1959 – 1968 – Foi disputado com o nome de Taça Brasil.
1967 – 1970 – Conhecido como Taça de Prata, ou Torneio Roberto Gomes Pedrosa.
1971 – 2002 – Campeonato Brasileiro, com a junção unificada do Campeonato Nacional de Clubes, Copa Brasil, Copa União, Taça de Ouro e Copa João Havelange.
2003 – A partir deste ano recebeu a denominação de Campeonato Brasileiro Série A ou ‘Brasileirão’
com o formato atual de pontos corridos. Do mesmo modo foram implantados as Series B, C e D.














