GP DA HUNGRIA
Oscar Piastri vence pela primeira vez em dobradinha da McLaren
Depois de um erro da equipe Lando Norris, que terminou em segundo, recebeu ordem para deixar seu companheiro passar e vencer a corrida. Lewis Hamilton, da Mercedes, completo o podium
Lando Norris reduziu a vantagem de Max Verstappen na liderança do campeonato, enquanto a McLaren também se aproximou da Red Bull no campeonato de construtores
![](https://portosma.com.br/wp-content/uploads/2024/07/HUNGRIA-01.jpg)
O GP da Hungria de Fórmula 1, 13ª de 24 etapas da temporada deste ano, foi vencido pelo australiano Oscar Piastri, da McLaren, neste domingo, em dia de dobradinha papaia completada pelo britânico Lando Norris. O pódio foi ‘fechado’ pelo também inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, após batalha entre ele e o holandês Max Verstappen, que terminou em quinto com a Red Bull. O monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, chegou em quarto.
Oscar Piastri se tornou o quinto australiano a vencer um GP de Fórmula 1, levando a bandeira quadriculada para a McLaren na Hungria. O piloto nascido em Melbourne superou Lando Norris (por ordem da equipe) em segundo e Lewis Hamilton em terceiro. Não foi tranquilo para Piastri, que teve sua vitória ameaçada por Norris depois que a McLaren deu ao britânico a estratégia preferencial de boxes sob a promessa de que trocaria de posição antes do final da corrida, como de fato ocorreu. Na foto abaixo, de novo, Max Verstappen se envolveu em um acidente em nova tentativa de ultrapassagem. Desta vez com Lewis Hamilton. Os dois chocaram roda, Max saiu da pista e voltou em quinto, atrás de Charles Leclerc, posição que cruzou a linha de chegada.
Mas quando Norris assumiu a liderança, após o tratamento preferencial de sua equipe, ele começou a negar ordens de equipe para diminuir o ritmo e abriu uma diferença para Piastri. “Sim, diga a ele para recuperar o atraso, por favor”, disse Norris pelo rádio quando lhe disseram que precisava permitir a passagem de Oscar. Lando Norris ameaçou não dar o primeiro lugar a Oscar Piastri, depois que a equipe McLaren lhe deu um pit stop preferencial sob a condição de devolver a liderança para seu companheiro de equipe. Mas depois de implorar pelo rádio de Tom Stallard, engenheiro de Norris, Norris diminuiu a velocidade e deixou seu companheiro de equipe australiano passar com três voltas para o fim.
“A forma de ganhar um campeonato não é sozinho, é com a equipa. Você vai precisar do Oscar e vai precisar da equipe”, disse Stallard. Piastri foi brilhante na primeira metade da corrida, mas um momento cabeludo quando saiu da pista na volta 34 de 70, o que deu a Norris um cheiro de vitória. Mas o britânico obedeceu ao pedido (ordem) da McLaren e permitiu que Piastri vencesse. “Muito, muito especial. Este é o dia com que sonhei quando criança, no degrau mais alto do pódio”, disse Piastri.
SERVIÇO
PRÓXIMA CORRIDA: GP DA BÉLGICA
Sexta-feira, 26 de julho – Treino livre 1: 8h30 – Treino livre 2: 12h00
Sábado, 27 de julho – Treino livre 3: 7h30 – Treino de Classificação: 11h
Domingo, 28 de julho – Corrida: largada 10h, com transmissão da Band
GRANDE PRÊMIO | CIRCUITO | TREINOS | CORRIDA DIA/HORA |
---|---|---|---|
Bahrein | Internacional do Bahrein | 29/02 a 02/03 | Dia 02/03, às 12 horas |
Arábia Saudita | Jeddah Corniche | 07/03 a 09/03 | Dia 09/03 - 14 horas |
Austrália | Circuito de Albert Park | 22/03 a 24/03 | Dia 24/03 - 01 hora |
Japão | Circuito de Suzuka | 05/04 a 07/04 | Dia 07/04 - 02 horas |
China + Sprint | Internacional de Xangai | 19/04 a 21/04 | Dia 21/04 - 04 horas |
Miami + Sprint | Autódromo Internacional de Miami | 03/05 a 05/05 | Dia 05/05 - 17 horas |
Emilia-Romagna | Autódromo Enzo e Dino Ferrari | 17/05 a 19/05 | Dia 19/05 - 10 horas |
Mônaco | Circuito de Monte Carlo | 24/05 a 26/05 | Dia 26/05 - 10 horas |
Canadá | Circuito Gilles Villeneuve | 07/06 a 09/06 | Dia 09/06 - 15 horas |
Espanha | Circuito de Barcelona – Catalunha | 21/06 a 23/06 | Dia 23/06 - 10 horas |
Áustria + Sprint | Circuito RB Ring | 28/06 a 30/06 | Dia 30/06 - 10 horas |
Inglaterra | Circuito de Silverstone | 05/07 a 09/07 | Dia 09/07 - 11 horas |
Hungria | Circuito Hungaroring | 19/07 a 21/07 | Dia 21/07 - 10 horas |
Bélgica | Circuito de Spa-Francorchamps | 26/07 a 28/07 | Dia 28/07 - 10 horas |
Holanda | Circuito de Zandvoort | 23/08 a 25/08 | Dia 25/08 - 10 horas |
Itália | Autódromo Nacional de Monza | 30/08 a 01/09 | Dia 01/09 - 10 horas |
Azerbaijão | Circuito de Baku | 13/09 a 15/09 | Dia 15/09 - 08 horas |
Singapura | Circuito de Marina Bay | 20/09 a 22/09 | Dia 22/09 - 09 horas |
Estados Unidos + Sprint | Circuito das Américas | 18/10 a 20/10 | Dia 20/10 - 10 horas |
México | Autódromo Hermanos Rodriguez | 25/10 a 27/10 | Dia 27/10 - 17 horas |
Brasil + Sprint | José Carlos Pace (Interlagos) | 01/11 a 03/11 | Dia 03/11 - 14 horas |
Las Vegas | Circuito de Las Vegas | 21/11 a 23/11 | Dia 23/11 - 03 horas |
Catar + Sprint | Circuito Internacional de Lusail | 29/11 a 01/12 | Dia 01/12 - 14 horas |
Abu Dhabi | Circuito de Yas Marina | 06/12 a 08/12 | Dia 08/12 - 10 horas |
CALENDÁRIO DE 2025
A FIA e a Fórmula 1 anunciaram o calendário para a temporada de 2025, que marcará o 75º aniversário do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA. O calendário conta com 24 corridas e terá início na Austrália em 16 de março e término em Abu Dhabi em 7 de dezembro. O Ramadã será durante todo o mês de março de 2025 e, portanto, os GPs do Bahrein e da Arábia Saudita serão realizados em abril.
As mudanças feitas no calendário em 2024 para criar um melhor fluxo geográfico de corridas foram transferidas para 2025, com o Japão em abril seguindo Austrália e China, seguido predominantemente pelas corridas europeias durante o verão e as Américas durante o outono, antes de Qatar e Abu Dhabi terminarem a temporada consecutivamente. Veja o quadro completo das corridas do próximo ano.