Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Soamar Brasil realiza em São Luís sua XXIII Convenção Nacional

Jorge Eduardo Pessoa de Aragão, Conselheiro da Soamar-PE, foi eleito vice-presidente e vai assumir no lugar de Orson Feres em novembro de 2024.

A Sociedade Amigos da Marinha do Brasil realizou, entre os dias 16 e 17 de novembro, no salão principal do Hotel Brisa Mar, a sua XXIII Convenção Nacional, tendo como cenário a cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão e Patrimônio Histórico da Humanidade. Logo no primeiro dia, uma movimentada programação que teve início com dois eventos. O V Encontro de Presidente da Soamar, que a Marinha sempre fez intercalada com as convenções. Porém, por causa da pandemia que alterou literalmente o calendário nos últimos dois anos, em 2023, o Encontro aconteceu de forma simultânea, fazendo parte do mesmo evento.

A primeira palestra foi o do Contra-Almirante Alexandre Taumaturgo Pavone, Diretor do CCM que destacou o serviço de comunicação da Marinha. Logo em seguida o Almirante de Esquadra Flávio Augusto Viana Rocha fez um retrospecto do que representa a Soamar e a sua importância para divulgação das coisas da Força, assim como sua integração com a sociedade civil. Teve também um tema dos mais relevantes, na palestra do CMG José Paulo Machado de Azeredo Júnior que, com muita propriedade, e de uma maneira bem didática, explicou em detalhes a “PEC55/23 e a destinação do mínimo anual de 2% do PIB para a defesa nacional”.

Coube ao Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, Comandante do IV Distrito Naval, ao qual o Maranhão faz parte, fazer um retrato de toda sua área de atuação e de como a Marinha tem enfrentado os desafios naturais e inerentes a essa imensa área de cobertura que corresponde de Santarém, Amapá, Pará, Maranhão e Piauí.

O dia prosseguiu na parte da tarde com a fala do presidente da Soamar Brasil, Orson Antônio Feres Moraes Rego, que com dados precisos, fez um balanço de gestão desde o ano de 2020 até os dias atuais. “É preciso explicar que esse período longo de mandato – o cargo é de apenas 2 anos por presidente – se deu por uma série de fatores conjunturais, com a pandemia e a transição política do país, o que levou o Comando da Marinha solicitar que eu me mantivesse a frente da Soamar Brasil até novembro de 2024, o que representa duas prorrogações de mandato”, disse o presidente Orson Feres.

Jorge Aragão, o vice, com Orson, o presidente.

A XXIII Convenção Nacional teve como uma das suas principais pautas a eleição do vice-presidente, sendo este, após um ano de mandato, deverá, em novembro de 2024, substituir o atual presente para um mandato de mandatário maior da entidade até novembro de 2026. Depois de uma eleição híbrida, voto presencial e online, a categoria escolheu para o cargo de vice da SB o Conselheiro da Soamar de Pernambuco (que tem como presidente José Carlos Guerra), senhor Jorge Eduardo Pessoa de Aragão. “Foi uma eleição limpa, tranquila e de acordo com o está determinado em nosso Estatuto”, garantiu Orson Antônio Feres Moraes Rego.

O novo vice e futuro presidente, nesse período de um ano, deverá passar, até a posse em novembro de 2024, por uma espécie de treinamento e reconhecimento do que é a Marinha e a importância do seu verdadeiro papel ao assumir o cargo maior da Soamar Brasil. “É um período de adaptação necessário para que eu possa me inteirar de como funciona as operações, e, também, de aprendizagem. Sempre em comum acordo com o Presidente Orson, com quem nutrimos uma longa e fraternal amizade. A Marinha é por natureza uma entidade muito tradicional e conservadora e nós vamos tentar fazer algumas modificações de estatuto, tentar implantar uma carteira de identificação para os associados das Soamares para que tenham uma identificação, inclusive gozar de descontos reais nas empresas conveniadas que venham aderir esse projeto”, afirmou Jorge Aragão.  E concluiu: “Eu me dou muito bem com o meu presidente e isso por se só, garante que teremos uma sinergia de ações de forma que um ajude o outro para o bem maior que é a Soamar Brasil, as Soamares regionais, a Marinha, e o Brasil”.

A Soamar de Pernambuco, uma das mais antigas do Brasil, que sediará o QG da Soamar Brasil em 2024, tem cerca de 70 associados, é uma sociedade muito ativa em questões sociais, festivas e de apoio as 3 OMs que têm em seu estado. A Escola de Aprendiz de Marinheiro, o Hospital Naval e a Capitania dos Portos. Todas subordinadas ao III Distrito Naval.

O presidente da Soamar Brasil, Orson Antônio Feres Moraes Rêgo, com os candidatos a vice-presidente.

Considerando as dificuldades atípicas de cada uma das filiadas, apenas 22 mandaram representantes. As demais, mesmo ausentes, foram habilitadas a votarem de forma online, inaugurando um novo momento nas eleições da Soamar Brasil. Foram habilitadas a votarem na XXIII Convenção as seguintes afiliadas: Alagoas, Amapá/Macapá, Bahia (Salvador), Campinas, Cataratas, Ceará, Florianópolis / Santa Catarina, Goiânia, Guarapari, Juazeiro, Ladário, Manaus (Amazonas), Maranhão – SLZ, Natal, Nova Friburgo, Pará, Paraná, Piauí, Paraíba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Rio Grande, Santos, São Paulo, São Francisco do Sul, Sergipe, Tabatinga, Vale do Itajaí e Vitória.

Na parte social e comemorativa da Convenção, a Soamar do Maranhão, na condição de anfitriã, na pessoa do seu presidente, Sílvio Lúcio de Oliveira Aguiar, recepcionou todos os presidentes das demais afiliadas para uma confraternização na sede da entidade, no Jenipapeiro, com direito a visita no Museu Marítimo, que conta com peças, maquetes e fotos, um pouco da história marítima do estado do Maranhão.

A seguir, a cobertura fotográfica dos diversos momentos da XXIII Convenção Nacional da Soamar Brasil.