Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Comandante Dutra assume como 77º Capitão dos Portos do Estado do Maranhão

Ele assume no lugar do seu colega de patente, o também Capitão de Mar e Guerra André Luiz Trindade Gomes

São Luís, 15 de janeiro de 2018, 17h18m. A data marca um dos acontecimentos mais importantes da história da Capitania dos Portos do Estado do Maranhão. Sob o Comando do titular do IV Distrito Naval, Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, tomou posse como novo Capitão dos Portos o CMG Marcio Ramalho Dutra e Mello, em substituição a seu companheiro de patente, o também CMG André Luiz Trindade Gomes. Natural do Estado do Rio de Janeiro, o novo Comandante dos portos do Maranhão entra para a história da CPMA como o 77º titular, desde que esta fora criada, pelo Governo Imperial ainda no século passado, no ano de 1846.

A solenidade teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda de Música do Exército. Em seguida, a Tenente Camila Penha e Silva, leu a Portaria nº 212/MB, de 28 de agosto de 2017, assinada pelo Almirante de Esquadra e Comandante da Marinha, Eduardo Bacellar Leal Ferreira com o seguinte teor:

“O Comandante da Marinha, no uso de suas atribuições resolve:

Art. 1º – Nomear o Capitão de Mar e Guerra Marcio Ramalho Dutra e Mello para exercer o cargo de Capitão dos Portos do Maranhão;

Art. 2º – Exonerar o Capitão de Mar e Guerra André Luiz Trindade Gomes do cargo de Capitão dos Portos do Maranhão.

Em seguida o capitão exonerado faz seu discurso de agradecimento e expressou toda sua gratidão ao povo do Maranhão, aos seus marinheiros e marinheiras até então comandados, pela confiança e ajuda necessária e fundamental para o exercício da função que começou no dia 18 de janeiro de 2016 e que agora se encerra. Ao se referir ao seu sucessor, o Capitão Trindade disse que “a nomeação do Comandante Dutra, amigo da Aviação Naval, para assumir este honroso cargo foi recebida por mim com enorme satisfação e entusiasmo. A sapiência da Marinha na escolha representa, também, sorte para a Capitania e a comunidade local, pois muito o admiro por sua simplicidade, personalidade e entusiasmo. Com toda certeza, seu Comando será repleto de felicidade e de realizações”. E, se referindo aos demais companheiros, finalizou: “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos!”

GEDSC DIGITAL CAMERA

Coube ao Vice-Almirante Edervaldo o momento oficial da solenidade quando “declarou empossado no cargo de Capitão dos Portos do Maranhão o Sr. Capitão de Mar e Guerra Marcio Ramalho Dutra e Melo”, como determina a Ordem de Serviço nº 04-1 de 2018, Comando do Quarto Distrito Naval, Belém-PA, por ele mesmo assinada cujo assunto se denomina Passagem, assunção de Cargo, Agradecimento e Boas Vindas.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Nesse mister, o Almirante fez um discurso onde demonstrou todo seu entusiasmo pelo trabalho desenvolvido no Maranhão pelo auxiliar exonerado. “Reconheço seu orgulho e brilho nos olhos ao sempre tornar público a enorme realização profissional em estar à frente desta centenária e histórica Capitania dos Portos, porém é hora de deixar o nosso convívio para realizar o Curso de Política e Estratégias Marítimas (C-PEM), na Escola de Guerra Naval, no RJ, e em seguida, no ano de 2019, como mais um reconhecimento da Alta Administração Naval por sua dedicação à carreira, exercer o almejado cargo de Adido Naval na Argentina”, afirmou o Vice-Almirante se dirigindo ao CMG Trindade.

Ao saudar o já empossado Comandante Dutra, o titular do Quarto Distrito Naval lhe desejou boa sorte neste novo desafio “com a certeza de que as qualidades morais e profissionais que o levaram a ser escolhido pelo Comandante da Marinha para tão nobre e honroso Comando, o credenciam para a condução com pleno êxito do cargo que ora assume”.

Com faz parte do protocolo oficial da Marinha, o novo Capitão dos Portos declarou que permanecem em vigor todas as ordens do antecessor e usou as palavras iniciais para afirmar que “este entardecer ficará para sempre em minha vida como um momento de júbilo, orgulho e realização pessoal e profissional, em que inicio minha jornada no Comando da nossa Capitania dos Portos do Maranhão. Quero iniciar agradecendo a sociedade maranhense, razão de ser da existência desta capitania. E, em segundo lugar, mas não menos importante, a minha tripulação, por serem os agentes de nosso árduo trabalho.” afirmou o novo titular da CPMA.

Entre as homenagens da cerimônia o Comandante Trindade recebeu das mãos do “Caverna Mestra” 1º Sargento Wanzler a bandeira-insignia de Capitão dos Portos. Por fim, o próprio Vice-Almirante Edervaldo convocou os seus dois auxiliares para a que fossem condecorados, por suas respectivas esposas, com o Distintivo de Direção. Enquanto Capitão dos Portos, o oficial usa o dourado. Ao ser exonerado, caso tenha exercido o cargo por mais de um ano, usará o prateado.

Data da notícia: 17/01/2018