Hoje é 15 de abril de 2024. Dia Nacional da Conservação do Solo; dia do desarmamento infantil; Dia Mundial da Arte e Dia Mundial do Desenhista # Por causa das fortes chuvas em São Luís, a partida Sampaio x MAC foi adiada e remarcada para esta terça, às 19h30, no Castelão.
Hoje é 15 de abril de 2024. Dia Nacional da Conservação do Solo; dia do desarmamento infantil; Dia Mundial da Arte e Dia Mundial do Desenhista # Por causa das fortes chuvas em São Luís, a partida Sampaio x MAC foi adiada e remarcada para esta terça, às 19h30, no Castelão.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Comandante André Luíz Trindade Gomes toma posse como o 76º Capitão dos Portos do Maranhão

Os portos do Maranhão têm um novo comandante. Tomou posse na manhã da última segunda-feira, no lugar do CMG Marcos Tadashi Hamaoka, o seu companheiro de patente, o também Capitão de Mar e Guerra Andre Luiz Trindade Gomes. Ele é 76º ocupante do imponente prédio da Praça D. Pedro II. O antecessor, Marcos Tadashi Hamaoka, passou exatos dois anos e um dia no posto e mereceu rasgados elogios do Vice-Almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva, Comandante do IV Distrito Naval, que deu posse ao novo Capitão, presidiu toda cerimônia e a quem a capitania maranhense, e todos os seus praças e oficiais, devem subordinação.

A cerimônia foi realizada na sede campestre da Marinha, no Jenipapeiro, e contou com a presença de várias autoridades, políticos e convidados em geral. Para a presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargadora Maria das Graças Duarte, que participou da cerimônia pela primeira vez ao lado de outros desembargadores e autoridades do Judiciário, “Foi uma honra. Trata-se de uma solenidade marcada pela tranquilidade e também pela emoção dos marinheiros e militares presentes”. Além dela, estiveram presentes os desembargadores Raimundo Barros, Ricardo Duailibe e o desembargador Lourival Serejo, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

Também prestigiaram a cerimônia o secretário de Segurança do MA, Jefferson Portela, representando o Governador Flávio Dino; o secretário municipal de Segurança de São Luís, Breno Galdino, o secretário do Tribunal de Contas da União no Maranhão, Alexandre Walraven, o presidente do Syngamar Jorge Afonso e representantes das demais agências de navegação do Maranhão, como a Muniz Agência, por exemplo, além outras autoridades militares das forças da Marinha, Exército e Aeronáutica.

Durante os discursos, (veja a íntegra de cada um no final desta reportagem), antecessor e sucessor se revezaram em elogios e manifestações de afradecimentos e incentivo pelos desafios que virão. O Comandante Trindade no comandando de uma das capitanias mais importante do país pela pujança do seu complexo portuário formado pelos portos do Itaqui, Vale e Alumar. Enquanto o ex-capitão, Marcos Tadashi, em um curso de “Maestria en Defensa Nacional”, que fará na Argentina. Em sua mensagem, já como Capitão dos Portos, O CMG André Luiz Gomes agradeceu pela acolhida e ressaltou o trabalho organizado e exemplar desenvolvido pelo seu antecessor. Disse, aos seus subordinados, saber que enfrentará desafios, mas que com a competência, capacidade e dedicação, saberá, com a ajuda de todos, enfrentá-los. “Confio em vocês e peço a proteção de São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão”, completou.

Ao dar posse ao novo subordinado, o Vice-Almirante Alípio Jorge destacou as potencialidades do Maranhão e enalteceu o excelente trabalho realizado pelo antecessor. “Na ocasião que é arriada, do mastro principal da Capitania dos Portos do Maranhão, a flâmula de Comando do Capitão de Mar e Guerra Marcos Tadashi Hamaoka, é justo reconhecer seu esforço e competência para mantê-la desfraldada de forma altiva no topo do mastro”, finalizou.

A solenidade contou ainda com a Banda de Música do 24º BC Batalhão de Caxias e foi encerrada com um coquetel.

Data da notícia: 16.01.2016