Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Comandante Marcos Tadashi toma posse como o 75º Capitão dos Portos do Maranhão

A Capitania dos Portos do Maranhão realizou na manhã desta sexta-feira, 17, a cerimônia de troca de comando. O evento ocorreu na sede campestre da CPMA, no Complexo do Jenipapeiro, localizado na Avenida Beira-Mar, e contou com a presença do vice-almirante Edlander Santos, comandante do 4º Distrito Naval, sediado em Belém do Pará, ao qual a capitania maranhense é subordinada. O então Capitão de Mar e Guerra (CMG) Jair dos Santos Oliveira passou o comando da CPMA para o CMG Marcos Tadashi Hamaoka, que passa a ser o 75º Capitão dos Portos do Maranhão, exercendo o cargo no biênio 2014/2015.

Em seu primeiro discurso, o CMG Marcos Tadashi Hamaoka agradeceu a oportunidade dada pela Marinha de comandar da CPMA e prometeu dar prosseguimento aos projetos iniciados pelo seu antecessor, reforçando o compromisso com a salvaguarda da vida marinha, do meio ambiente e a segurança do tráfego aquaviário. O novo comandante agradeceu a confiança do Almirante Edlander Santos e lembrou da antiga amizade com o seu antecessor que segue para nova missão no Rio de Janeiro.

Ao se despedir da Capitania dos Portos, e dos maranhenses, o CMG Jair dos Santos Oliveira, emocionado, afirmou ter cumprido com o seu dever como Capitão dos Portos. Ele ressaltou fatos marcantes de sua passagem pela CPMA, como o acidente com o navio Vale Beijing no porto da Vale, ocorrido em fins de 2011; o naufrágio da plataforma Sep Orion (dezembro de 2012) no Terminal Ponta da Madeira; e o encalhe do Vale Indonésia setembro de 2013) na Baía de São Marcos. “Ao povo maranhense deixo a meu até breve, o meu reconhecimento e minha gratidão. Jamais esquecerei da maneira como fui acolhido, assim como das praias paradisíacas do nosso litoral, o sol brilhante e a brisa ao cair da tarde na Baia de São Marcos. Sejam felizes e que Deus a todos abençoe. Muito obrigado”, concluiu.

Presente à solenidade, o presidente do Syngamar, Jorge Afonso, lembrou que a troca de comando de uma Capitania não altera radicalmente a rotina do sistema portuário, uma vez que as demandas partem de um comando maior. No caso, o IV Distrito Naval. Mas fez questão de destacar a excelente gestão do Comandante Jair dos Santos que soube, com determinação marinheira, enfrentar – e superar, os muitos desafios que ao longo destes dois anos, exigiram muito dele em momentos considerados críticos para qualquer autoridade marítima, que foram os acidentes envolvendo grandes embarcações  em águas maranhenses.

 

Orson Feres, presidente da Sociedade Amigos da Marinha , também falou das expectativas do setor marítimo em relação à Capitania dos Portos. Segundo ele, o novo comandante da CPMA tem como desafio garantir a segurança do tráfego de navios mercantes em uma das zonas portuárias do país com correntes marítimas intensas, de até seis nós de velocidade (cerca de 3,5 km/h), o que exige bastante perícia dos práticos e dos capitães para evitar acidentes.

Um momento de grande simbolismo e emoção da solenidade foi a substituição do Pavilhão de Comando do Capitão dos Portos exonerado e içado o pavilhão do novo empossado. O Pavilhão do Comandante Jair dos Santos, que permaneceu em mastro durante todo seu comando, lhe foi entregue pelo “praça mais antigo a bordo, o suboficial AM Harkdercson”.

Data da notícia: 18.01.2014