Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Página dos Amigos da Marinha do Maranhão


Capitania do Maranhão e Soamar entregam mais uma Medalha Amigo da Marinha

Depois de condecorar 30 personalidades com A Medalha de Amigo, a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos do Estado do Maranhão, e a Soamar, promoveu uma sessão especial de outorga desta que é uma das maiores comenda da Força dedicada a personalidades civis, e militares de Forças amigas como Exército, Policia Federal, Policia Militar, Aeronáutica e Policia Rodoviária Federal.

Listado entre os agraciados na cerimônia de dezembro de 2023, Leonardo Cahuê Martins, por motivos alheios e compromissos profissionais fora da capital maranhense, não compareceu.

Agora, com agenda de trabalho em São Luís, ele aproveitou a oportunidade, e a data, para receber, enfim, a sua Medalha Amigo da Marinha.

A cerimônia de entrega aconteceu no último dia 15 de fevereiro e foi presidida pelo CMG Alessandro Domingos Gurski, Capitão dos Portos do Maranhão, e Silvio Lúcio de Oliveira Aguiar, presidente da Sociedade Amigos do Estado do Maranhão. Além destes, também se fizeram presentes, membros da diretoria da Soamar, soamarinos, empresários do setor portuário e o suboficial Chagas, que atuou como mestre de cerimônia. Veja as fotos.










 

Leia também:
Marinha, Capitania e Soamar entregam novas Medalhas de Amigo da Marinha

Soamar/Emap promovem coquetel Maranhão Marítimo 2023

16.12.2023 – Ainda dentro do projeto conveniado entre a Emap – Empresa Maranhense de Administração Portuária, e a Soamar-MA – Sociedade dos Amigos da Marinha do Maranhão, esta última promoveu, na última sexta-feira, 15/12, o Coquetel Maranhão Marítimo 2023. O evento serviu como forma de encerramento, e confraternização da comunidade marítima maranhense, juntamente com as autoridades portuárias constituídas – representada por oficiais de Marinha e o Capitão dos Portos do Maranhão, CMG Alexandre Roberto Januário – do ano de 2023, marcado por inúmeras atividades cívicas militares.

Entre as quais palestras, entrega de medalhas de Amigo da Marinha, inauguração do busto do Almirante Tamandaré, encontro de Capitães dos Portos, e, mais recentemente, cerimônia e exposição em comemoração ao Dia do Marinheiro. Durante a solenidade foi feito o lançamento do livro “Ina, a violação do Sagrado”, do escritor Mhario Lincoln. Maranhense e soamarino, ele conta, em um excelente trabalho de pesquisa histórico dos mais relevantes, como aconteceram alguns dos principais acidentes marítimos já ocorridos no Maranhão.

“O livro, agora em sua terceira edição, foi reeditado graças a parceria entre Soamar/Emap que tem por objetivo maior, exaltar tudo que for relevante para o engrandecimento do nosso complexo portuário”, afirmou Sílvio Lúcio de Oliveira Aguiar, presidente da Sociedade Amigos da Marinha do Estado do Maranhão. Veja algumas fotos do evento.













13.05.2023 – Soamar do Maranhão celebra o Dia das Mães ano 2023

Sílvio Lúcio de Oliveira é aclamado como o nov0 presidente da Soamar do Maranhão

Silvio, já aleito, fala aos presentes durante a solenidade

(03/07/2021) – Depois do impasse por conta de desencontros de opiniões por observância ou não do Estatuto da Soamar-MA, a Sociedade de Amigos da Marinha, finalmente, realizou a eleição da sua Diretoria Executiva, graças a denominações expressas do Capitão dos Portos, Alekson Barbosa da Silva Porto, que, na condição de Presidente do Conselho Superior da Soamar-MA e, considerando que o prazo da atual diretoria já havia expirado, usou de toda sua autoridade para dar uma solução que encaminhasse para o fim do impasse. Em um esforço adicional e, único, considerando os incidentes e até mesmo inconvenientes ocorridos no dia 10 de junho, quando ânimos se exaltaram e o pleito saiu do controle, o mesmo Capitão dos Portos que suspendera aquela sessão,  voltou a reunir os dois presidentes envolvidos na disputa. No caso, Sílvio Lúcio de Oliveira Aguiar (Chapa Almirante Inácio Belfort Vieira), e Carlos Guterres Moreira (Chapa Jobert José Salgado Filho). A ideia era aparar arestas e costurar um acordo de modo a manter a tranquilidade e o espirito de amigo Soamarinos que define a entidade. Não conseguiu. As convicções conflitantes do dia 10 foram mantidas e, sem alterar uma vírgula do documento base da primeira eleição, ficou determinado que uma nova eleição seria realizada no dia 01 de julho de 2021.

Mantinha-se assim o impasse: sem consenso, ficaria mantido o s votos dos Sócios Natos _ vota e serem votados -, assim como a validade para os votos por procuração, uma das divergências que mais gerou discórdias na eleição frustrada do dia 10 de junho.

Sem acordo, apesar da decisão do Capitão dos Portos – leia documento no final da reportagem – que reconheceu como válido os argumentos da Chapa da situação, o presidente da chpa de oposição Carlos Guterres Moreira, em nome de todos os demais nomes da chapa, decidiu abandonar o pleito e retirar a candidatura. Um documento oficializando a decisão da Soamar-MA foi entregue e protocolado no dia 28 de junho, dois dias antes da data da nova eleição.

A decisão da Chapa de Carlos Guterres Moreira que abriu caminho para Sílvio e seus companheiros que só precisariam se aclamados, considerados o pleito ter se tornado de “chapa única”, onde apenas um voto seria suficiente para a eleição.

Desse modo,  nesta quinta-feira, dia primeiro de julho de 2021, o próprio Comandante Porto abriu os trabalhos, leu sua própria decisão considerando legal os tramites do pleito, e pediu ao Soamarinos Luiz Inácio Corrêa Filho que lesse a carta-renúncia da chapa desistente. Feito isso, foi aberta uma votação simbólica dos membros presentes da chapa “Chapa Almirante Inácio Belfort Vieira”, ato considerado suficiente para torna-la eleita, por aclamação, assumindo imediatamente a diretoria da Sociedade dos Amigos da Marinha do Maranhão.

CHAPA VENCEDORA: ALMEIRANTE MANOEL BELFOR VIEIRA

DIRETORIA EXECUTIVA

*** Presidente: Sílvio Lúcio de Oliveira Aguiar
*** 1º Vice-presidente: Lídia Pflueguer dos Santos
*** 3º Vice-Presidente: Luiz Inácio Corrêa Filho
*** Diretor Cultural: Márcio Vaz dos Santos

CONSELHO DELIBERATIVO (TITULARES)

*** Luiz Augusto de Miranda Guterres Filho
*** Luiz Carlos Cantanhede Fernandes
*** José Gonçalves dos Santos Neto
*** Carlos Augusto Furtado Moreira

CONSELHO DELIBERATIVO (SUPLENTES)

*** Ricardo Micucci dos Santos
*** Nilo Alberto Monteiro de Carvalho
*** José Roberto Taranto

CONSELHO FISCAL (TITULARES)

*** Carlos Eduado Brandão de Albuquerque Neves
*** Ricardp Reis Rebelo
*** Nelson Ricardo Calmom Bahia

CONSELHO FICAL (SUPLENTES)

*** Sebastião Sousa da Silva Filho
*** Oswaldo Ferreira do Prado Fanco
*** Josivaldo Freire Reis

DIRETORIA ANTERIOR

Numa eleição de chapa única foi eleita a nova Diretoria Executiva da Sociedade de Amigos da Marinha no Estado do Maranhão – SOMAR-MA, tendo a frente, pela primeira vez, Jobert José Salgado Filho. Ele será o presidente da entidade pelos próximos dois anos, considerando que foi eleito para o biênio 2019/2021. A chapa eleita é a seguinte:

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: JOBERT JOSÉ SALGADO FILHO
1º Vice-Presidente: JORGE AFONSO GUAQLIANE PEREIRA
2º Vice-Presidente: SÍLVIO LÚCIO DE OLIVEIRA AGUIAR

CONSELHO DELIBERATIVO – TITULARES

1 – CARLOS GUTERRES MOREIRA
2 – RUBEM OMAR ROVIRA
3 – RONILDO JOSÉ SOARES DE CARVALHO
4 – JOSÉ RAIMUNDO NOGUEIRA DOS SANTOS

CONSELHO DELIBERATIVO – SUPLENTES

1 – LUIS CARLOS CANTANHÊDE FERNANDE
2 – NEMÉSIO BRANDÃO NEVES
3 – JOSÉ ROBERTO TARANTO
4 – LUCIANA MARIA RIBEIRO MORAES RÊGO

CONSELHO FISCAL – TITULARES

1 – COMANDANTE CARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE ALVES
2 – EULÁLIA DAS NEVES FERREIRA
3 – DORIAN RIKER TELES DE MENESES

CONSELHO FISCAL – SUPLENTES

1 – ALFREDO DE SOUSA
2 – NILO ALBERTO MONTEIRO CARVALHO
3 – CÉLIA DA CÂMARA BATISTA

SOAMAR DO MARANHÃO/HISTÓRIA – Fundada no dia 18 de junho de 1979, a Soamar surgiu como instituição no Maranhão graças ao idealismo de um grupo de pessoas, residentes e domiciliadas em São Luís, que agraciados como os primeiros Amigos da Marinha no Maranhão, e sócios fundadores, se reuniram em Assembléia Geral em uma das salas do porão da Capitania dos Portos e criaram a Sociedade Amigos da Marinha do Estado do Maranhão. Seu primeiro presidente foi o eminente escritor e jornalista Mário Martins Meireles. Figuram como sócios fundadores as seguintes personalidades: Luiz da Rocha Porto; Francisco Guimarães e Souza; Luiz Mágno Portella Passos; José Duailibe Murad; Elimar Figueiredo de Almeida e Silva; Haroldo Olympio Lisboa Tavares; Moyses Tajra; Mário Martins Meireles; Glacimar Ribeiro Marques; Gildásio Lélis Fonseca; Voltare Frazão; Paulo Castelo Branco; Elyr de Jesus Gomes; Benedito Salim Duailibe; José Jamenes Calado; Carmelino Mota; Pedro Neiva de Santana e Alexandre de Sá Colares Moreira. A primeira diretoria da Soamar-MA ficou assim constituída:

CONSELHO SUPERIOR: Presidente Nato: Comandante do III DN (Na oportunidade a Capitania do Maranhão ainda era subordinada ao Terceiro Distrito Naval, hoje é subordinada ao Quarto Distrito)

MEMBROS NATO: Capitão dos Portos do Marahão (na época o Capitão de Mar e Guerra Frank José Gonçalves Oliveira).

MEMBROS: Elyr de Jesus Gomes, José Duailibe Murad, Francisco Guimarães e Sousa, Alexandre de Sá Colares Moreira e Carlos de Sousa Vasconcelos.

DIRETORIA EXECUTIVA: Mário Martins Meireles (Presidente); Pedro Neiva de Santana (Vice-presidente); Luiz Magno Portela Passos (Secretário); José Ribamar Avelar (2º secretário); Glacimar Ribeiro Marques (Tesoureiro); Benedito Salim Duailibi (2º tesoureiro); Bernardo Coelho de Almeida (Diretor Social e Cultural); José Jamenes Calado (Diretor de Relações Públicas).

CONSELHO FISCAL: Haroldo Olympio Lisboa Tavares, Luiz da Rocha Porto e Moises Tajra.

Depois de Mário Meireles, o sucederam na presidência os sócios efetivos Elyr de Jesus Gomes, Domingos dos Santos Martins Filho, Hercílio Luz Simões (que também foi presidente da Soamar Brasil), Abílio Sílvio Gurgel, Mário Flexa Ribeiro, Antônio Rufino Filho, Carlos Guterres, Rui Ilyano Abreu, Osvaldo Pereira Rocha, Carlos Ramos Amorim, Manoel de Jesus Bastos, Jorge Afonso GuaglianI Pereira, Orson Antônio Feres Moraes Rêgo (atual presidente da Soamar Brasil), Ricardo Micucci dos Santos, Jobert José Salgado Filho  e Sílvio Lúcio de Oliveira Aguiar (presidente atual) . Seu atual presidente é o soamarino Sílvio Aguiar. Durante os seus 41 anos de existência, a Soamar do Maranhão já conviveu de ordem pácifica e ordeira com os seguites comandantes da CPMA: Frank Oliveira, Luis Fernando Freitas, Gustavo Bentemuller, Sidney Oliveira, Gilberto Esmeraldo, Amilcar Rodrigues, Wilson Baltor, Carlos Alberto Santos Ramos, Odálio Amorim, Carlos Alberto Trovão, Elson de Azevedo Burity, Enilson Vilela, Luiz Augusto Freitas, Faria Melo, Luiz Carlos de Melo, Ricardo Calmon Bahia, Jair dos Santos Oliveira, Marcos Tadashi, André Luiz Trindade e Márcio Ramalho Dutra e Mello. Atualmente o presidente da Soamar é o soamarino Sívio Guiar, e o presidente do Conselho Superior, é o CMG Alekson Barbosa da Silva PORTO, Capitão dos Portos do Estado do Maranhão.

LISTA OFICIAL DE TODOS OS PRESIDENTES DA SOAMAR DO MARANHÃO


01Mário Martins Meireles (1978/1981); 02Elir de Jesus Gomes (1981/1983); 03Domingos dos Santos Martins Filho (1983/1985); 04Hercílio Luz Simões (1985/1989 – 1991/1993).

05Mário Flexa Ribeiro (1989/1981 – 1993/1997); 06Carlos Ramos Amorim (1997/1997); 07 Ruy Illayno Coêlho Abreu (199/2001); 08Antônio Rufino Filho (2001/2003).

09 – Manoel de Jesus Moreira Bastos (2003/2005); 10 – Jorge Afonso Guagliani Pereira (2005/2007 – 2007/2009 – 2009/2011); 11 – Orson Antônio Feres Moraes Rêgo (2011/2013 – 2013/2015); 12 – Ricardo Miccuci dos Santos (2015/2017).

13 – Jobert José Salgado Filho (2020/2021) – 14 e atual presidente – Sílvio Lúcio de Oliveira Aguiar (2022/2024).