Hoje é 20 de junho de 2024. Dia do Revendedor; do Vigilante; do Refugiado; Início do Inverno e dia do Advogado Trabalhista # Futebol: O Botafogo empata com o Athletico Paranaense e mantém a liderança do Brasileirão # Hoje jogam Flamengo x Bahia e Palmeiras x Bragantino. Na LBF, as meninas do Sampaio Basquete venceram o Sodie Mesquita de 77 a 53.
Hoje é 20 de junho de 2024. Dia do Revendedor; do Vigilante; do Refugiado; Início do Inverno e dia do Advogado Trabalhista # Futebol: O Botafogo empata com o Athletico Paranaense e mantém a liderança do Brasileirão # Hoje jogam Flamengo x Bahia e Palmeiras x Bragantino. Na LBF, as meninas do Sampaio Basquete venceram o Sodie Mesquita de 77 a 53.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

junho 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829

Empresa Granel Química realiza a III Semana do Meio Ambiente

Uma campanha de limpeza tendo como cenário a Praia da Guia, recolheu uma grande quantidade de lixo orgânico, plástico e madeira.

Para encerrar em grande estilo a sua III Semana do Meio Ambiente, realizada entre os dias 03 e 08 de junho, a empresa Granel Química Odejell Terminais convocou um grupo de funcionários – e convidados colaboradores – para mais uma campanha de conscientização e proteção dos recursos da natureza que, este ano, teve como tema “Restauração dos Recursos Naturais”. Todos se empenharam para que numa ação conjunta, abraçassem a causa e o compromisso de, cada vez mais, investir de forma permanente em ações voltadas para preservar a natureza e os nosso planeta.

A exemplo do ano passado, mais uma vez o cenário escolhido para a atividade de encerramento foi a Praia Guia. A 15 minutos do centro de São Luís – pouco mais de 10km – o balneário é dotado de uma beleza rustica, ainda preservado pela natureza, considerando que é praticamente deserta a semana toda e, só nos finais de semana, recebe os banhistas para curtirem suas ondas pacatas, banheiras naturais, e uma orla oposta de areias incrivelmente brancas. Ainda assim, a presença humana, traduzida em lixo de toda ordem, se faz presente para ofuscar a beleza natural do local.

Foi nesse ambiente desafiador que os funcionários da Granel Química, com representantes de todos os setores da empresa, deram sentido prático à teoria e, literalmente, “enfiaram, as mãos no lixo”. O desejo de “proteger o planeta” falou mais alto e, o grupo formado por mais de uma dezena de pessoas, se embrenhou nas areias, na lama, na orla e nos manguezais em busca de um “inimigo” comum: o lixo.

A operação, que durou toda a manhã do último sábado, 8/6, teve como saldo a retirada de dezenas de sacolões de lixo de todos os tipos. Encapsulada em sacos plásticos, a sujeira não poupou exemplos, e o plástico acabou sendo, como sempre, o maior de todos os vilões. Mas não o único. Latas velhas, restos de madeira, isopor, móveis quebrados e borrachas também foram recolhidos.

A campanha deste ano começou no dia 03 e teve a participação de Juliano e Edson na abertura online. No dia seguinte, foi dado o início das palestras, sendo a primeira delas “ONU: Restauração dos Recursos Naturais”. Outras atividades foram abordadas durante a semana, como, por exemplo, Ação na Escola Comunitária Cristo Rei, coleta Seletiva de Lixo na área operacional da empresa nas ações de limpeza chamadas “Blitz do Meio Ambiente”.

No dia 7/6 foi realizada a cerimônia de premiação de Desempenho Ambiental do Porto do Itaqui e, no sábado, 8/6, a campanha do Mutirão de Limpeza na Praia da Guia. Veja as fotos.

 

A PRAIA DA GUIA – A praia é cercada por manguezais e altas dunas. As raízes grandes, o verde da vegetação e as águas turvas compõem a paisagem do lado direito do balneário, principal local de chegada. A travessia, em maré alta, é feita de canoa e dura menos de dois minutos. Na maré seca a travessia pode ser feita a pé. O lado direito da praia é composto por manguezais e rios, enquanto do lado esquerdo temos areia clara, grande extensão de rochas, dunas, falésias avermelhadas, e na maré baixa piscinas naturais. Localizada no povoado Vila Nova, (Anjo da Guarda), a praia em si não possui qualquer infraestrutura, muito menos lixeiras. Campanhas como essa da Granel Química ensinam que o visitante deve se preocupar em recolher o “seu” próprio lixo.

CLIQUE PARA VER REPORTAGEM DA II SEMANA, ANO 2023