Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Granel Química faz nova campanha em defesa do meio ambiente

Ainda como parte da II Semana do Meio Ambiente, a empresa Granel Química reuniu dezenas de funcionários numa campanha de conscientização e proteção, e convidou a todos para que, juntos, abraçassem a causa e o compromisso de “preservar o nosso planeta”.

A exemplo do ano passado, mais uma vez o cenário escolhido foi a Praia Guia. A 15 minutos do centro de São Luís – pouco mais de 10km – a praia da Guia tem uma beleza rustica, ainda preservada pela natureza, considerando que é praticamente deserta a semana toda e, só nos finais de semana, recebe os banhistas para curtirem suas ondas pacatas, banheiras naturais, e uma orla oposta de areias incrivelmente brancas.

Foi nesse local que os funcionários da Granel Química, com representantes de todos os setores da empresa, deram sentido prático à teoria e, literalmente, “enfiaram, as mãos no lixo”. O desejo de “proteger o planeta” falou mais alto e, o grupo formado por mais de 60 pessoas, se embrenhou nas areias e manguezais com um só objetivo: coletar lixo.

A operação, que durou toda a manhã do último sábado, 17/6, teve como saldo a retirada de dezenas de sacolões de lixo de todos os tipos. Encapsulados em sacos plásticos, a sujeira não poupou exemplos, e o plástico, justamente o plástico, acabou sendo, como sempre, o maior de todos os vilões. Mas não o único. Latas velhas, restos de madeira e borrachas também foram recolhidos.

O lema da campanha para este ano foi bem mais amplo e chamou atenção para problemas comuns no planeta, como acesso e produção de energia limpa, consumo e produção sustentáveis e preocupação com a mudança climática.

Na faixa, uma síntese do espírito de toda campanha: “Já parou para pensar na quantidade de plástico que utilizamos? Além de liberar gases tóxicos em sua produção, esse material, quando descartado, demora até 450 anos para se decompor”. Ao fazer o convite coletivo de “vamos tentar utiliza-lo de uma maneira mais consciente? ” os voluntários dão as dicas de como fazer:

Dê preferência as embalagens de papel e papelão.

Procure produtos que permitam a troca de refil.

Sempre que possível, evite canudinhos e copos descartáveis.

Reutilize as embalagens.

E finaliza: Juntos, podemos transformar o lugar que vivemos.

A PRAIA DA GUIA – A praia é cercada por manguezais e altas dunas. As raízes grandes, o verde da vegetação e as águas turvas compõem a paisagem do lado direito do balneário, principal local de chegada. A travessia, em maré alta, é feita de canoa e dura menos de dois minutos. Na maré seca a travessia pode ser feita a pé. O lado direito da praia é composto por manguezais e rios, enquanto do lado esquerdo temos areia clara, grande extensão de rochas, dunas, falésias avermelhadas, e na maré baixa piscinas naturais. Localizada no povoado Vila Nova, (Anjo da Guarda), a praia em si não possui qualquer infraestrutura, muito menos lixeiras. Campanhas como essa da Granel Química ensinam que o visitante deve se preocupar em recolher todo o “seu” próprio lixo.