Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Alunos do Cônego Ribamar Carvalho visitam Parque da Alumar

Para a maioria dos visitantes, sobretudo aqueles de primeira vez, foi uma oportunidade única de observar a natureza muito além da sala de aula.

“Com este passeio, estamos repetindo, pela segunda vez, a oportunidade de promover interações, trocas de experiências e estímulo sensorial dos nossos alunos em meio a um cenário exuberante da natureza – fauna e flora – e de educação prática ambiental”. Assim, definiu a professora do AEE/Sala Recursos multifuncional, Helena Duarte, coordenadora de um grupo de estudantes, alguns deles com Transtorno do Espectro Autista – TEA, do Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho, escola pública estadual situada no bairro da Cohab, ao mencionar o resultado da visita ao Parque Ambiental da Alumar. Além destes, o grupo contou ainda a participação de alunos do Ensino Médio da disciplina Projeto de Vida, ministrada pelo professor Rondineli Caldas, e, também, as mães dos estudantes que foram convidadas a se integrarem ao passeio.

A oportunidade, como bem lembra a professora Helena Duarte, tem o sentido prático de levar esse público, carente de algumas oportunidades, a vivenciarem formas práticas de acessibilidades. Tudo ainda dentro das comemorações do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data comemorada em 02 de abril, mês este, também chamado de Abril Azul que serve de alerta e de conscientização à sociedade de uma realidade comum hoje nos dias atuais. “A nossa Escola, Cônego Ribamar Carvalho, – que tem como Gestora a professora Davina Jansen – sempre teve uma preocupação com o aprendizado especial, apesar da complexidade que é, e, oferecer um Atendimento Educacional especializado em Sala de Recursos equipada e com especialista dedicada a esse tipo de formação pedagógica”, explica o Professor Rondineli Caldas.  

Acompanhados pelas monitoras do Parque Ambiental, Miquéias e Suellen, os estudantes, professores e as mães, participaram de atividades recreativas e da trilha ecológica do marfim, com pouco mais de 3km de mata nativa. Além da caminhada, palestras educativas e conceitos básicos de preservação ao meio ambiente, noções básicas de reciclagem, proteção aos animais e direcionamento seguro de resíduos, também foi servido lanche oferecido pelos anfitriões da visita. No caso, o Parque Ambiental da fábrica de alumínio do Maranhão.

Para a maioria dos visitantes, sobretudo aqueles de primeira vez, foi uma oportunidade única de observar ao vivo tudo o que aprende na escola e nos livros e destacaram, com seus depoimentos, que, além de terem se divertidos, estão certos que essa oportunidade especial de contato com a natureza vai ajudá-los de alguma forma no convívio escolar, social e familiar.

Celebrada em 2 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para informar sobre o autismo e reduzir a discriminação e o preconceito em relação às pessoas afetadas pelo transtorno.

O PARQUE AMBIENTAL DA ALUMAR – Com um percurso de trilha de 3 mil 134 metros, o Parque Ambiental da Alumar é um oásis da natureza dentro de um complexo industrial que é a fábrica de alumínio do Maranhão. Toda a extensão representa a Trilha do Marfim, dividida em três sub-trilhas: Alça do Pequi, Alça do Buriti e Alça do Mangue. Cada uma delas com suas peculiaridades diversificadas com fauna e flora preservadas em nome de um compromisso com uma natureza cada vez mais sustentável.

A seguir, a cobertura fotográfica da visita

A professora Helena Duarte com mas mães dos alunos, com os instrutores Suellen e Miqueias e com o professor da disciplina Projeto de Vida,  Rondineli Caldas.

LEIA TAMBÉM

Estudantes com espectros autistas visitam o parque ambiental da Alumar