Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Estudantes com espectro autista visitam o Parque da Alumar

“Mais do que um passeio, foi uma oportunidade de promover interações, trocas de experiências e estímulo sensorial em meio a um cenário exuberante e de educação ambiental”. Assim, definiu a professora da Sala Recursos, Helena Duarte, coordenadora de um grupo de 40 estudantes, dos quais a metade é autista, do Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho, escola pública situada no bairro da Cohab, ao mencionar o resultado da visita ao Parque Ambiental da Alumar. A ação aconteceu na quarta-feira, dia 29 de março, e faz parte da programação da escola ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data comemorada em 02 de abril.

Acompanhados pelas monitoras do Parque Ambiental, os estudantes e professores participaram de atividades recreativas, oficinas ambientais e da trilha ecológica do marfim, especialmente a alça do Pequi. Ao final, a garotada também se divertiu com lanches oferecido pelo Parque. Acompanharam os alunos, além da professora Helena Duarte, do AEE (Atendimento Especial Especializado); Rodinelli Caldas, da disciplina Projeto de Vida; professora Valdete Lustosa (representando a Escola Padre João Mohana); e o estagiário da UEMA André Matos.

“Estamos duplamente felizes em receber os estudantes do Cônego Ribamar Carvalho: primeiro, porque estamos incluídos na programação escolar do Dia de Conscientização do Autismo; segundo, por constatar que o Parque Ambiental Alumar cumpre com o seu propósito de equidade social, sobretudo, por ser um espaço de conservação ambiental criado pela Alumar, de forma voluntária, para a comunidade de São Luís”, disse a Gerente de Relações Institucionais e Segurança Empresarial, Dulcimar Soares.

A estudante Manuele Cristine, 16 anos, ressaltou a importância da visita. “Aqui, a gente observa o que aprendeu na escola sobre a flora e fauna”, disse ela, acrescentando a participação dos estudantes autistas, “além de ter sido divertido, acho que esse contato com a natureza vai ajudá-los de alguma forma no convívio social”, afirmou.

Celebrada em 2 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para informar sobre o autismo e reduzir a discriminação e o preconceito em relação às pessoas afetadas pelo transtorno.

O PARQUE – Com um percurso de trilha de 3 mil 134 metros, o Parque Ambiental da Alumar é um oásis da natureza dentro de um complexo industrial que é a fábrica de alumínio do Maranhão. Toda a extensão representa a Trilha do Marfim, dividida em três sub-trilhas: Alça do Pequi, Alça do Buriti e Alça do Mangue. Cada uma delas com suas peculiaridades diversificadas com fauna e flora preservadas em nome de um compromisso com uma natureza cada vez mais sustentável, sustentável.

A seguir, a cobertura fotográfica da visita.

 

Fonte: AMG Comunicações