Com grande atuação coletiva, Vasco da Gama derrota o São Paulo de 3×1 na capital paulista e deixa a zona de rebaixamento
Na última rodada do Brasileirão antes da parada por causa do Mundial de Clubes, dois times tradicionais deixaram a zona de rebaixamento, Primeiro o Vasco da Gama, que visitou o São Paulo na noite desta quinta-feira (12), no Estádio Morumbi, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com uma grande atuação e gols de Rayan, Nuno Moreira e Vegetti, o Gigante da Colina derrotou a equipe mandante pelo placar de 3 a 1. Com a vitória, o Vasco chega a 13 pontos e ocupa a 13ª posição na tabela. Com a pausa do certame para a disputa da Copa do Mundo de Clubes, o Gigante só retorna aos gramados em julho, quando encara o Botafogo.
O outro foi o Santos. Este, com gol nos acréscimos, arrancou uma vitória contra o Fortaleza em pleno Castelão. O time santista venceu a equipe da casa por 3 a 2, com gols de Barreal, Guilherme e Rollheiser, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. O Peixe só volta a disputar uma partida pelo Campeonato Brasileiro no dia 13 de julho. Na mesma rodada o Cruzeiro, que tinha a chance de passar o Flamengo e assumir a liderança do Brasileirão, só empatou com o Vitória da Bahia e permaneceu como vicc. O certame será interrompido devido à disputa da Copa do Mundo de clubes e só retorna e, julho.
O BRASILEIRÃO SO VOLTA EM JULHO, POR CAUSA DO MUNDIAL DE CLUBES
Campeão da Libertadores e do Brasileiro, Botafogo iguala Santos de Pelé e Flamengo
Com o final do Brasileirão, quatro equipes – Santos, Mirassol, Sport de Recife e Ceará. – vão disputar s Série A em 2025. Outras quatro caíram para a Série B – Athletico Paranaense, Criciúma, Atlético de Goiás e Cuiabá
Campeão da América, o Botafogo também conquistou o Brasil. Jogando no Estádio Nilton Santos neste domingo (8/12), a equipe comandada por Artur Jorge venceu com o São Paulo por 2 a 1, com gols de Savarino e Gregore, e confirmou o tricampeonato brasileiro. O próximo jogo do Botafogo acontece na próxima quarta-feira (11), no Qatar, às 14h, contra o Pachuca, do México, em partida da segunda fase da Copa Intercontinental da FIFA e que vale o título do Dérbi das Américas.
Dois títulos em nove dias. Não faltam motivos para a torcida do Botafogo comemorar. Campeão da Libertadores no sábado e do Brasileirão neste domingo, a equipe igualou um feito poucas vezes conquistado ao longo da história. Antes do time de Artur Jorge, só o Santos (em 1962 e 1963) e o Flamengo (em 2019) haviam alcançado essa façanha.
O Santos venceu as edições de 1962 e 1963 da Taça Brasil – que ganhou status de Brasileiro após resolução da CBF em 2010 – e da Libertadores. Comandado por Pelé, o Peixe dominou o futebol do país naquela década e conquistou o status de um dos melhores times de todos os tempos. Desde que a competição ganhou o nome de Campeonato Brasileiro, em 1971, só o Flamengo de 2019 havia conquistado os dois títulos. Na ocasião, a equipe venceu o Brasileiro um dia depois da Libertadores.
O Botafogo de Artur Jorge foi campeão da Libertadores em cima do Atlético-MG, tornando-se o segundo time na história a ganhar o torneio começando desde a fase prévia (o primeiro havia sido o Estudiantes, em 2009).
A equipe viaja para o Catar ainda neste domingo. O time estreará na Copa Intercontinental na quarta-feira contra o Pachuca, do México.
A última rodada do Brasileirão, de número 38, teve os 10 jogos no mesmo horário e tece resultados surpreendentes. O maior deles a vitória do Fluminense de 1×0 diante do Palmeiras, em pleno Alianz Parque. Com a vitória, o time carioca chegou aos 47 pontos ganhos, escapou do rebaixamento e empurrou para a degola o Athletico Paranaense que perdeu para o Atlético Mineiro também de 1×0.
Fechada a tabela, os seis primeiros estão classificados para a Libertadores do ano que vem. Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Internacional e São Paulo. Corinthians e Bahia garantiram vaga na pré Libertadores. Cruzeiro, Vasco, Vitória, Atlético Mineiro, Fluminense e Grêmio vão disputar a Sul-Americana. Rebaixados para a Série B, Athletico Paranaense, Criciúma, Atlético de Goiás e Cuiabá.
Confira a seguir a classificação final do Brasileirão de 2024 e os resultados da última e decisiva rodada, assim como a lista de todos os campões brasileiros d futebol desde o ano de 1959 até 2024.
Jogadores do Palmeiras levantam a Taça de Campeão do Brasileirão ano de 2023.Jogadores o Palmeiras levantam a taça de campeão brasileiros de futebol, ano de 2022
Time do Bahia, de 1959, posa com a taça de primeiro campeão nacional do futebol brasileiro.
CRONOLOGIA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL
1959 – 1968 – Foi disputado com o nome de Taça Brasil.
1967 – 1970 – Conhecido como Taça de Prata, ou Torneio Roberto Gomes Pedrosa.
1971 – 2002 – Campeonato Brasileiro, com a junção unificada do Campeonato Nacional de Clubes, Copa Brasil, Copa União, Taça de Ouro e Copa João Havelange.
2003 – A partir deste ano recebeu a denominação de Campeonato Brasileiro Série A ou ‘Brasileirão’
com o formato atual de pontos corridos. Do mesmo modo foram implantados as Series B, C e D.