O porto da Alumar foi inaugurado em 1983, quando o navio “Alamoa” foi o primeiro a descarregar bauxita no porto. O porto da Alumar está localizado na confluência do Estreito dos Coqueiros com o Rio dos Cachorros, entre a Ilha de São Luís e a Ilha de Taua Mirim, próximo à Baía de São Marcos. No porto da Alumar, chega a bauxita, que é beneficiada, transformada em alumina e por final, o alumínio, que, também através do porto, é exportado. Com especialidades definidas para a produção de alumínio e alumina, o terminal recebe cargas de carvão, soda cáustica, óleo combustível, bauxita e betume.
Sua principal e única carga de exportação é alumina. Todo o alumínio produzido na fábrica é exportado pelo porto do Itaqui. EM TEMPO: A Alcoa decidiu, em março de 2014, encerrar a sua produção de alumínio no Brasil e no Maranhão. Com isso o porto ficou operando exclusivamente com produtos necessários a produção de alumina e sua natural exportação. A produção de alumínio só foi reinstalada em 2022, o que de certa forma, aumentou de forma significativa as operações portuárias.
ADMINISTRAÇÃO E LOCALIZAÇÃO
É administrado pelo Consórcio de Alumínio do Maranhão e fica localizado nas confluências da Ilha dos Coqueiros com o rio dos cachorros.
Endereço: CONSÓRCIO DE ALUMÍNIO DO MARANHÃO – ALUMAR, Br-135, Km 222.
Sobre a Alumar – O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é um conglomerado de três empresas multinacionais: Alcoa, Rio Tinto e South32. Elas desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais. O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.