Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

ESCOTISMO

Escoteiros do Mar, do Grupo 18Tão, visitam o Museu Marítimo da Soamar do Maranhão, Click na foto acima para acompanhar a reportagem completa.

Os Diretores do Grupo de Escoteiros do Mar 18tão, foram recebidos pelo novo Comandante dos Portos do Maranhão, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Alessandro Domingos Gurski, na primeira vista de cortesia, e boas-vindas, dos escoteiros ao novo mandatário da Capitania dos Portos do Maranhão. Os diretores do 18tão, representado pela presidente Telma Maria Aniquites Nunes, o vice-presidente Nuno Reis Silva e o diretor financeiro Evandro Silva, foram recebidos pelo CMG Gurski e o Tenente Marinho no salão nobre da Capitania. Na oportunidade, as autoridades foram informadas do trabalho realizado, anualmente, pelos meninos e meninas do mar em parceria e apoio as causas marítimas do Estado do Maranhão.

Grupo 18tão faz sua confraternização homenageando parceiros ao longo dos seus 58 anos de existência

 

O Grupo Escoteiros do Mar 18tão, faz sua confraternização para comemorar os 58 anos de atividade, no Parque Botânico da Vale, no Anjo da Guarda, reunindo mais de duas dezena de escoteiros do mar e lobinhos. Na ocasião, os diretores e do 18Tão prestaram homenagem às empresas e pessoas que, ao longo dessas quase quatro décadas de existência, sempre estiveram presentes, com apoio de toda ordem, por acreditar na filosofia escoteira de formar bons cidadãos.

O evento teve início às 9h do último sábado, 13/1 e contou com uma série de atividades como palestras, visitas as diversas opções de lazer ao longo da trilha principal, assim como mostra da realidade tecnológica da mineradora através de painéis e, principalmente, contato físico com a exuberância natural do Parque. Foram homenageados com condecorações marinheiras o empresário Benedito Vasconcelos (O Betinho), e o jornalista Carlos Andrade, editor do Portosma.

Pelo Grupo 18Tão estavam presentes a presidente Telma Aniquites e os diretores Chefe Evandro e Francisco Borges. Entre os convidados, Betinho Vasconcelos, Nan Souza, Professora Helena Duarte, Ilma (Voluntariado Vale) e Zilda Zaqueu. Na lista de parceiros, empresas e entidades, como Delta Lençóis, Portosma, Orizon, Servimar, Aven e Rodoporto

A confraternização, que começou às 9h da manhã, foi até as 14h, sendo servidos lanches e almoço a todos os escoteiros, dirigentes e convidados que prestigiaram o evento. O Grupo 18tão agora entra em recesso e já inicia os projetos e a formação do calendário para o ano de 2024.

Grupo 18tão presente no Dia do Marinheiro

  

  

13.12.2023 – Dando continuidade ao seu calendário de atividades cívico-militares, o Grupo de Escoteiros do Mar, 18tão, participou ativamente das atividades alusivas ao Dia do Marinheiro, comemorado de forma memorável pela Capitania dos Portos do Maranhão. A programação incluiu uma série de visitas dos meninos marinheiros às dependências da Capitania, onde foram recebidos pelos Oficiais da CPMA e deles receberam instruções da vida marinheira, com palestras, vistas à equipamentos e oficinas, treinamentos e comportamento de cidadania. Confira nas fotos o Dia do Marinheiro do Grupo 18tão.

Grupo de Escoteiros 18tão comemora aniversário de 58 anos

Fundado em 1965, o Grupo de Escoteiros do Mar 18Tão está completando 58 anos de atividades e tem muito a comemorar. Nessas quase quatro décadas, muitas foram as atividades sociais, patriótica e de cidadania. Em parceria com entidades do mar como Soamar, Servimar, Emap, Orizon e Capitania dos Portos, o grupo, formado por jovens maranhenses, tem sabido absorver os ensinamentos e os preceitos da vida escoteira em sua plenitude, As fotos mostram as festividades de comemoração, com um brechó pra lá de movimentado, um almoço (oferecido pela nossa presidente Telma Aniquites), lanches (oferecido pela Orizon) e palestras sócio-educativas ministradas pelo Diretor Administrativo 18Tão Evandro Silva.

Grupo de Escoteiro 18tão participa do mutirão da Marina Aven “salve os oceanos”

Um sábado, 15/04, bastante movimentado na Marina AVEN – Associação de Velas e Esportes Náuticos do Maranhão, que tem sede na Península da Ponta D´Areia, –  graças a iniciativa de toda a sua diretoria foi realizada a primeira de muitas ações voltadas ao meio ambiente. Com a adesão de dezenas de voluntários, foi realizado o mutirão de limpeza da prainha da ” Beirada”. Todos os que gostam do mar e da natureza prestigiaram o evento. De comandantes a associados, marinheiros, escoteiros, amigos, parceiros e parceiras. “Para nós, foi um enorme prazer realizar esta ação tão importante e unir esforços com essa turma que faz a diferença na hora de cuidar dos rios e mares. ” preservar nossas águas é dever de todos, assim  como resguarda a natureza e sua biodiversidade”, afirmou Telma Aniquites, uma das líderes do Grupo de Escoteiros do Mar 18tão. Clique para ver reportagem e cobertura fotográfica completa do evento.

Grupo de Escoteiros 18tão começa o ano de 2023 presente em várias solenidades da cultura e da vida marinheira de São Luís

O Grupo de Escoteiros 18 Tão começou o ano de 2023 cheio de atividades e mais requisitado do que nunca. Primeiro participou da inauguração do Monumento do Marechal Almirante Tamandaré como convidado especial da Capitania dos Portos do Maranhão e da Marinha. Depois, os escoteiros visitaram o Centro Cultural da Vale, onde conheceram de perto as peças artesanais fabricadas na cidade de Matinha. Aos artesões usam material do cotidiano para confeccionar caretas do folclore maranhense, como os Cazumbas, por exemplo. Neste final de semana foi a vez de um passeio de Catamarã pela orla marítima São Luís, O evento que teve a participação de dezenas de barcos, marcou os 20 anos de fundação da Aven – Associação Veleira de Barcos do Estado do Maranhão. A sede da entidade fica na praia da Ponta D´Areia, área nobre da Penísula. Veja as fotos: