George Russel vence o GP de Singapura e a McLaren já é campeã mundial de construtores pelo segundo ano consecutivo
George Russell foi o grande vencedor do GP de Singapura, ocorrido neste domingo (5), na Fórmula 1. O piloto da Mercedes largou na primeira colocação, conseguiu uma grande arrancada logo nas primeiras voltas e sequer teve a liderança ameaçada durante a prova ocorrida na Ásia.
Max Verstappen, da Red Bull, ficou com o segundo lugar, enquanto Lando Norris, da McLaren, chegou em terceiro. Esta colocação, aliás, foi o suficiente para dar o título do Mundial de Construtores para a escuderia inglesa, que não pode mais ser alcançada mesmo restando seis provas para o fim do calendário. É o 10° título conquistado pela McLaren ao longo da história. Quem lidera a lista é a Ferrari, com 16 campeonatos.
Gabriel Bortoleto, da Sauber, terminou a corrida no 17° lugar, mas não pontuou. Líder do campeonato, Oscar Piastri, da McLaren, chegou no 4° lugar. A corrida teve poucos momentos de emoção. O de maior destaque aconteceu na volta 44 após Hulkenberg rodar na pista, mas sem grandes impactos na prova, e sem a necessidade de safety car.
Depois da vitória de George Russell no GP de Singapura e o título de construtores da McLaren, a Fórmula 1 vai ter mais uma semana de pausa e retorna entre os dias 17 e 19 de outubro, com o GP dos Estados Unidos. A 19ª etapa de 24 do campeonato também vai contar com a corrida sprint, prova reduzida que acontece no sábado. A categoria volta às Américas neste fim de temporada e ainda vai ter provas no México e em São Paulo. A corrida nos EUA, aliás, será disputada durante a tarde, às 16h (no horário de Brasília). Durante a fase europeia do campeonato, as provas costumam acontecer pela manhã.
O Circuito das Américas (COTA), localizado em Austin, no Texas, tem retas e curvas largas e promete proporcionar muitos duelos na pista, especialmente em um ano com bastante equilíbrio entre as equipes da Fórmula 1. A primeira prova da F1 no Texas aconteceu em 2012 e foi vencida por Lewis Hamilton, recordista de triunfos no circuito (com cinco vitórias). Desde então, a etapa só não foi disputada em 2020, devido à pandemia de Covid-19. O último ganhador em Austin foi Charles Leclerc, da Ferrari, após conseguir uma ultrapassagem tripla na largada. A vitória no Circuito das Américas foi a última do piloto de Mônaco na Fórmula 1 até este momento. Confira os horários da próxima prova e o resultado final da prova. Sexta-feira, 17 de outubro
– Treino Livre 1: 14h30 – Classificação sprint: 18h30; Sábado, 18 de outubro} – Corrida sprint: 14h
– Classificação: 18h; Domingo, 19 de outubro – Corrida: 16h.
Acompanhe a evolução de pontos dos pilotos prova a prova
Acompanhe a evolução de pontos das equipes prova a prova – McLaren campeã mundial
McLaren – Pilotos: Lando Norris (4) e Oscar Piastri (81)
Ferrari – Pilotos: Lewis Hamilton (44) e Charles Leclerc (16)
Red Bull – Pilotos: Max Verstappen (1) e Liam Lawson (30)
Mercedes – Pilotos: George Russel (63) e Kimi Antonelli (12)
Aston Martin – Pilotos: Fernando Alonso (14) e Lance Stroll (18)
Alpine – Pilotos: Pierre Gasly (19) e Jack Doohan (7)
Haas – Pilotos: Esteban Ocon (31) e Oliver Bearman (87)
Racing Bulls – Pilotos: Yuki Tsunoda (22) e Isack Hadjar (6)
Williams – Pilotos: Carlos Sainz (55) e Alexander Albon (23)
Sauber – Pilotos: Nico Hülkenberg (27) e Gabriel Bortoleto (5)