Localizado no povoado de Mandacaru, na foz do Rio Preguiças no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Farol de Mandacaru esta fincado na Microrregião dos Lençóis Maranhenses. Implantado pela Marinha nos idos dos anos 1909, sendo definido pela Diretoria de Portos e Costas como sendo Torre troncônica de concreto armado, com faixas horizontais brancas e pretas. Sua torre atual foi inaugurada em 1940 e tem 35 metros de altura, 160 degraus e uma plataforma panorâmica de 360 graus no topo de sua coluna imponente. Seu facho, ou luz de facho, pode ser visto a uma distância superior a 17 milhas náuticas de distância, ou 31,4 quilômetros.
O Farol de Preguiças também chamado de Farol do Mandacaru é uma farol administrado pela Marinha do Brasil, localizado no Estado do Maranhão, no Brasil. Esta localizado no povoado de Mandacaru, na foz do Rio Preguiças no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses da Microrregião dos Lençóis Maranhenses. A cidade mais próxima é Barreirinhas, sede do município de mesmo nome. Foi inaugurado em 1940. O Farol é disponível todos os dias da semana para visitantes, nos horários de 08:30 às 11:30, e de 13:30 às 17:00. O acesso é exclusivamente por via marítima através de lanchas que operam no Rio Preguiça. Pela sua exuberância arquitetônica, o Farol Preguiças é uma das atrações históricas de todos os passeios que existem nos Lençóis maranhenses. Do alto dos seus 35 metros de altura, o visitante pode ver, graças a um Mirante, ver toda a região, o Povoado de Mandacaru e a foz do Rio Preguiças encontrando o mar, para isso é necessário subir os 160 degraus que ficam no interior do Farol, porém, todo o esforço é compensado pela bela vista.
Histórico – O Litoral do Maranhão é conhecido pelo mar traiçoeiro, correntes fortes e relevo submarino irregular. O primeiro farol de Preguiças na Povoação de Mandacarú, foi construído para assinalar a barra e os baixos rochosos na foz do rio que lhe deu o nome, muito frequentada por embarcações de pequeno porte provenientes de São Luís e Tutóia, nesta região, o meio mais barato de intercâmbio e transporte ainda é o marítimo. Preguiças está a 107 Km do Farol Santana, ao Norte, e a 44 Km do porto de Tutóia, ao Sul.
Quando ficou pronta, a torre metálica Mitichell, com 28 metros de altura, recebeu no topo uma lanterna e o aparelho lenticular de 3ª ordem. No interior, foi montado um equipamento de luz incandescente fabricado no Canadá, alimentado por gás acetileno. O Farol de Preguiças foi um dos primeiros do Brasil a utilizar um sistema desse tipo. Representava uma novidade para época e, portanto, uma preocupação a mais para os faroleiros da guarnição. Ao ser inaugurado, em 16 de julho de 1909, seu facho de luz podia ser avistado a 17 milhas de distância em tempo claro. Meio século depois a estrutura de ferro da torre corria risco de desabar. Qualquer reparo só prolongaria sua vida útil por mais alguns anos.
Decidiu-se adotar, a mesma solução aplicada em casos semelhantes, abandonar a velha torre de ferro e construir outra mais moderna, de concreto. Como modelo, foi escolhida a mesma torre usada no farol de Mostardas, no Rio Grande do Sul. Era um belíssimo “espigão”, sete metros mais alto que a torre anterior. O acesso até Barreirinhas, sede do município onde estava o farol, era tão difícil, que o navio faroleiro Vital de Oliveira foi enviado para apoiar a obra. Ele transportou todo o ferro e madeirame necessário para fôrmas e andaimes e boa parte do cimento e pedra britada utilizados.
Assim que a torre ficou pronta, recebeu o aparelho de luz do farol antigo, considerado até aquela época, um dos mais perfeitos da costa brasileira. A torre foi descrita como apresentando “forma circular, com quatro gigantes laterais servindo de apoio, com trinta e cinco metros de altura.” Para desempenhar seu serviço, o faroleiro é requisitado à lanterna várias vezes ao dia para o transporte de óleos lubrificantes e materiais de limpeza para faxinas, para inspeções, para vigílias em duríssimas “escadas”. Por isso foi construído um elevador manual, que dava a faroleiro um pequeno conforto. Esse elevador não existe mais.
Alcance Luminoso: 43 Milhas
Alcance Geografico: 19 Milhas
Altura da Torre: 35 Metros
Altitude (Relação ao nível do mar): 46 Metros
Característica do Sinal Luminoso: Lampejo Branco: 1.0 segundos
Eclipse: 2.0 segundos