Hoje é domingo, 09 de novembro de 2025. Dia do Caos Nunca Morre; Dia do Hoteleiro; Dia Nacional dos Clubes Esportivos Sociais; Dia Internacional contra o Fascismo e o Antissemitismo; Dia do Técnico em Eletrotécnica e dia mundial da adoção. Example Text
Hoje é domingo, 09 de novembro de 2025. Dia do Caos Nunca Morre; Dia do Hoteleiro; Dia Nacional dos Clubes Esportivos Sociais; Dia Internacional contra o Fascismo e o Antissemitismo; Dia do Técnico em Eletrotécnica e dia mundial da adoção. Example Text
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

novembro 2025
DomSegTerQuaQuiSexSáb
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829

Especial Copa do Mundo de 2026

Canada, Estados Unidos e México vão sediar a Copa do Mundo de 2026. 48 seleções estarão brigando pelo caneco mais disputado do futebol. Desse total, 22 seleções já garantiram vaga. Na América do Sul resta uma vaga que pode ser da Bolívia se passar pela repescagem. A Copa do Mundo de 2026 terá 16 times da UEFA, 9 da CAF, 8 da AFC, 6 da CONMEBOL, 6 da CONCACAF (incluindo os três anfitriões) e 1 da OFC. As vagas descritas acima representam 46 das 48 disponíveis. As duas últimas serão decididas em um torneio de repescagem. Este torneio terá seis times: um por confederação com exceção da UEFA, mais um time adicional da confederação dos países sedes. Duas dessas equipes serão baseadas em suas colocações no Ranking Mundial da FIFA. Na sequência das seleções com vagas garantidas para a Copa do Mundo Fifa, as duas últimas classificadas fora Austrália e Cabo Verde. Confira…

PAÍSES ANFITRIÕES

Canadá – O Canadá disputará duas edições consecutivas do torneio pela primeira vez na história. Suas únicas participações anteriores na competição foram em 1986 e 2022 e terminaram sem vitórias na fase de grupos.

Estados Unidos – Os americanos vão tentar melhorar seu desempenho em comparação à Copa do Mundo da FIFA de 2022, no Catar, quando foram eliminados nas oitavas de final. Será a 12ª Copa do Mundo dos Estados Unidos e a segunda em casa – o país também recebeu o torneio em 1994. Sua melhor participação foi em 1930, quando a equipe disputou as semifinais.

México – A Copa do Mundo de 2026 será a terceira sediada no México, um recorde da competição. O país também recebeu o torneio em 1970 e 1986. Esta será a 18ª Copa do Mundo da seleção. Suas melhores participações foram em casa – o México chegou às quartas de final em 1970 e 1986.

SELEÇÕES CLASSIFICADAS

América do Sul – 6 vagas

Argentina – A seleção de Lionel Scaloni se viu classificada antes mesmo de enfrentar o Brasil pela rodada 14. Um prêmio a uma campanha impressionante dos atuais campeões mundiais, que lançaram mais talentos durante a jornada e ainda contam com Lionel Messi como figura desequilibrante.

Brasil – Agora comandada pelo técnico italiano Carlo Ancelotti, a seleção brasileira garantiu a sua vaga na Copa do Mundo ao derrotar o Paraguai por 1 a 0 na Arena Corinthians, com gol de Vinicius Junior. Os comandados de Ancelotti empataram sem gols contra o Equador no primeiro jogo com o novo treinador.

Colômbia – Depois de ficar de fora da Copa do Mundo do Catar 2022, a Colômbia está de volta à Copa do Mundo com o craque James Rodríguez liderando sua equipe na vitória por 3 a 0 sobre a Bolívia em 4 de setembro.

Equador – O Equador foi a terceira seleção a garantir uma vaga na Copa do Mundo. O feito foi conquistado após um empate sem gols contra o Peru fora de casa. Será a quinta participação dos equatorianos na história da competição.

Paraguai – Pela primeira vez desde 2010, o Paraguai participará da Copa do Mundo após garantir sua vaga na final do ano que vem com um empate em casa por 0 a 0 contra o Equador, em 4 de setembro.

 

Uruguai – A seleção de Luizito Soares garantiu a classificação com uma vitória por 3 a 0 sobre o Peru, chegando a 27 pontos nas eliminatórias, e completando a lista da América do Sul dos que já estão na Copa, sem preisar de repescagem.

OBS: A Seleção da Bolívia pode ainda ocupar vaga, para isso terá que disputar a fase de repescagem.

 

África – 9 vagas

África do Sul – Os Bafana Bafana estão de volta à Copa depois de 16 anos, quando foram o país-sede de um torneio histórico no continente. Eles passaram com um ponto a mais que a Nigéria e o Benin no Grupo C, no grupo mais equilibrado destas eliminatórias.

Costa do Marfim – Em uma disputa emocionante contra o Gabão que durou até a última rodada, os Elefantes levaram a melhor também por um pontinho, graças a um triunfo por 3 a 0 sobre o Quênia, enquanto os gaboneses fizeram 2 a 0 sobre o Burundi.

Senegal – O senegaleses terminaram com a primeira colocação do Grupo B, pelo qual a República Democrática do Congo foi seu principal concorrente, terminando com dois pontos a menos. Na rodada final, eles golearam a Mauritânia por 4 a 0 em casa para festejar com sua torcida, com direito a gol de Sadio Mané.

Argélia – A Argélia garantiu seu retorno à Copa do Mundo pela primeira vez desde 2014 ao vencer a Somália por 3 a 0 fora de casa em 9 de outubro de 2025, em seu penúltimo jogo pelo Grupo G. Os argelinos somaram sete vitórias e um empate nas nove primeiras partidas das eliminatórias, assegurando matematicamente a classificação com uma rodada de antecedência.

Cabo Verde – Um dos estreantes da Copa do Mundo da FIFA em 2026, Cabo Verde garantiu sua vaga ao liderar um difícil grupo nas eliminatórias da CAF, superando países como Camarões e Angola. Os Tubarões Azuis se tornarão o país de menor extensão a disputar um Mundial — e o segundo menos populoso da história a jogar uma Copa.

Egito – Depois de ficar de fora do Catar 2022, o Egito carimbou sua vaga para a Copa do Mundo com uma rodada de antecedência ao vencer Djibuti por 3 a 0. O talismã Mohamed Salah comandou a equipe com dois gols na vitória em questão (agora são nove gols dele em nove jogos das eliminatórias), garantindo a liderança do Grupo A.

Gana – Depois de não ter se classificado para a Copa África de Nações de 2025, Gana ressurgiu se garantindo na Copa do Mundo da FIFA mais uma vez graças à sua vitória por 1 a 0 sobre Comores, em 11 de outubro, pela última rodada das eliminatórias africanas. O resultado garantiu o primeiro lugar no Grupo I e uma vaga no Mundial.

Marrocos – Os Leões do Atlas, que fizeram história para a África no Catar 2022, se tornaram o primeiro time do continente-mãe a chegar ao Mundial, com uma vitória enfática por 5 a 0 sobre o Níger em 5 de setembro.

 

Tunísia – A equipe tunisiana garantiu vaga na maior competição do futebol mundial com duas rodadas de antecedência no Grupo H, graças a uma vitória dramática nos acréscimos fora de casa contra a Guiné Equatorial, em Malabo. A defesa da Tunísia manteve-se impenetrável nas oito primeiras partidas das eliminatórias africanas.

 

Europa – 12 vagas

Inglaterra – Com aproveitamento de 100% em seu grupo, sem sofrer gols, a Inglaterra dirigida por Thomas Tuchel foi a primeira seleção europeia a se garantir no Mundial, sobrando em campo. Destaque ficou para os gols do artilheiro Harry Kane, em grande fase.

Ásia – 8 vagas

Arábia Saudita – A vaga saudita foi confirmada com muito custo, com um empate sem gols com o Iraque, em Jidá, no fechamento do Grupo B da quarta fase das eliminatórias asiáticas. Nesta fase, os times haviam sido divididos em dois triangulares, com jogo único entre eles.

Austrália – A Austrália venceu a Arábia Saudita nesta terça-feira, por 2 a 1, fora de casa, e garantiu a classificação para a Copa do Mundo de 2026. A seleção da Oceania, que joga as Eliminatórias da Ásia, terminou a terceira fase em segundo lugar no Grupo C, com 19 pontos, quatro atrás do Japão, que já estava classificado.

República da Coreia – A Coreia do Sul disputará a sua 11ª Copa do Mundo consecutiva, feito alcançado graças à vitória convincente por 2 a 0 sobre o Iraque (que estava com um jogador a menos) em 5 de junho.

 

Catar Depois de sediar a Copa do Mundo de 2022, o Catar garantiu sua classificação pela segunda edição seguida, superando os Emirados Árabes Unidos na última rodada da quarta fase. Eles e o Omã estavam no Grupo A

Irã – De maneira dramática, o Irã buscou duas vezes o empate com o Uzbequistão pela antepenúltima rodada das eliminatórias e fez Teerã chacoalhar com sua sétima classificação para a Copa do Mundo. Será a quarta participação seguida para a equipe, aliás, mas isso não impediu de sua torcida vibrar bastante com os dois gols anotados pelo ídolo Mehdi Taremi na partida decisiva.

Japão – O torneio de 2026 marcará a oitava Copa do Mundo consecutiva dos Samurais Azuis, com sua primeira qualificação voltando em 1998, onde eles saíram na fase de grupos após três derrotas consecutivas. Eles chegaram às oitavas de final em quatro ocasiões – como coanfitriões em 2002 e, depois, em 2010, 2018 e 2022.

Jordânia – Mais uma estreante! A Jordânia está garantida na maior edição da história da Copa do Mundo, que será sua primeira. A vaga foi confirmada com vitória por 3 a 0 sobre Omã em 5 de junho, também contando com a vitória da Coreia do Sul sobre o Iraque no mesmo dia.

Uzbequistão – O Uzbequistão se classificou para a sua primeira Copa do Mundo em 5 de junho de 2025, ao se assegurar entre os dois melhores colocados de seu grupo nas eliminatórias da AFC.

 

Oceania – 1 vaga

Nova Zelândia – Os All Whites vão jogar a Copa pela terceira vez. Eles conquistaram a única vaga direta reservada à OFC, derrotando a Nova Caledônia na final das eliminatórias regionais, terminando a campanha de maneira invicta.

 
OBS: ESTA LISTA SERÁ ATUALIZADA EM TEMPO REAL A CADA CLASSIFICAÇÃO

Anfitriões: Canadá, Estados Unidos e México.
ÁSIA – Austrália, Coreia do Sul, Irã, Japão, Jordânia e Uzbequistão, Arábia Saudita
ÁFRICA: Argélia, Cabo Verde, Egito, Gana, Marrocos, África do Sul, Marrocos, Costa do Marfim e Tunísia.
AMÉRICA DO SUL: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai.
OCEANIA: Nova Zelândia.
EUROPA – Inglaterra