Coritiba vence o Amazonas e conquista o tricampeonato da Série Bo do Brasileirão

A disputa pelo título era um dos ingredientes da última rodada da Série B do Brasileirão, realizada na tarde deste domingo (23). E a torcida que soltou o grito de “campeão” foi a do Coritiba. Já com o acesso garantido, o Coritiba chegou na rodada decisiva precisando de um empate para se tornar o único tricampeão da Série B – havia conquistado em 2007 e 2010. Pela frente, o time dirigido por Mozart tinha o rebaixado Amazonas, no Estádio Carlos Zamith, em Manaus.
Controlando o jogo desde o início, o Coritiba encaminhou o título ainda no 1º tempo. Aos 38 minutos, Lucas Ronier fez jogada individual e cruzou para Sebastián Gómez completar de primeira. Diante de um adversário abatido, o Coxa ampliou cinco minutos depois. Iury Castilho aproveitou o pivô de Dellatorre e chutou forte. A vitória do Coritiba acabou com qualquer chance do Athletico-PR, que teve que se contentar com o acesso à elite. Na Arena da Baixada, o Furacão recebeu o já eliminado América-MG e venceu por 1 a 0. O único gol da partida foi do meia-atacante João Cruz.
Com o resultado, o Athletico-PR terminou na vice-liderança, com 65 pontos, a três do Coritiba. O G-4 da Série B do Brasileirão foi completado por Chapecoense e Remo.
Com o fim da competição, foram rebaixados Ferroviária, Amazonas, Volta Redonda e Paysandu. Essas vagas serão preenchidas pelos quatro clubes que conquistaram o acesso na Série C. São eles: Ponte Preta (campeão da Série C), Londrina, Náutico de Recife e São Bernardo,
A curiosidade da competição é o “céu e o inferno” dos times paraenses. Enquanto o Clube Remo, 32 anos depois, garantiu o acesso para a Série A, o seu principal rival, o Paysandu, foi rebaixado e vai disputar a Série C em 2026.

O Coritiba é campeão da segundona, ano 2025, e retorna a Série A do Brasileirão. Também subiram Athletico Paranaense, Chapecoense e Clube do Remo.

O Santos é campeão da segundona, ano 2024, e retorna a Série A do Brasileirão. Também subiram Mirassol, Sport de Recife e Ceará
O Santos confirmou seu favoritismo e garantiu o título da Série B do Campeonato Brasileiro de 2024. Neste sábado, o Peixe sequer precisou entrar em campo para garantir a taça. Bastou o empate do Novorizontino diante do Paysandu, em casa, para o clube da Vila confirmar a conquista. Na partida do título, porém, jogando em casa contra o CBR de Natal perdeu de 2×0, mas não pode mais ser alcançado. Faltando apenas uma rodada, o time da Vila Belmiro tem 68 pontos, e, além do título, garante a vaga para a elite do futebol no próximo ano. A briga pelo acesso terminou somente na última rodada e premiou os quatro primeiros: Santos, Mirassol, Sport de Recife e Ceará Esporte Clube.
Campanha do Santos – Estreante na Série B, o Santos passou por uma temporada de altos e baixos, sofreu com instabilidades, mas ficou apenas quatro rodadas fora do G-4. No fim, com uma arrancada de quatro vitórias seguidas, o Peixe se descolou dos concorrentes para ficar com o acesso e o título. O Santos é o 35º clube diferente a vencer a competição, que teve estreia promovida pela CBF em 1971 e foi disputada pela 44ª vez desde então. Houve temporadas em que o torneio não foi organizado.
Foram rebaixados para a Série C quatro clubes. Três de São Paulo – Ponte Preta, Ituano e Guarani de Campinas – e um de Santa Catarina – Brusque. Confira a classificação final da segundona:

Na festa do título de campeão da Série B de 2023, o time do Vitória da Bahia, já garantido na Série A, ganha do Sport de Recife de 1×0. O Criciúma também já garantiu vaga na elite do futebol.

REGISTRO ESPECIAL
O time do Amazonas Esporte Clube (foto) derrotou o Brusque de 2×1 e conquistou
o título de campeão da Série C do Brasileirão, ano 2023. Além dos dois finalistas, também subiram para a Série B o Operário do Paraná e o Paysandu de Belém do Pará.
O Cruzeiro é o campeão da Série B do ano de 2022 – O Grêmio ficou com o vice-campeonato












