Analista Francília Cutrim representou a empresa em painel sobre desenvolvimento local, educação ambiental e segurança ferroviária
A VLI participou do Congresso Internacional de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, promovido pela Universidade Ceuma, em São Luís (MA), na quarta-feira (5). A empresa foi representada por Francília Cutrim, analista de Relacionamento com as Comunidades da VLI, durante o painel “Desenvolvimento Socioeconômico, Educação Ambiental e Sustentabilidade”, inserido no eixo Desenvolvimento Local e Engajamento Comunitário.
Durante sua apresentação, Francília destacou a atuação da VLI na integração entre infraestrutura e território, evidenciando o compromisso da empresa em alinhar projetos logísticos às ações coletivas que promovem melhorias para as comunidades. Ela detalhou iniciativas voltadas à geração de renda, capacitação e sustentabilidade social, além de ressaltar o Programa de Educação Ambiental – Atitude Ambiental, desenvolvido junto às comunidades vizinhas às operações da VLI.
“Nosso compromisso é integrar a infraestrutura ferroviária ao território de forma responsável, buscando gerar mudanças positivas nas localidades onde estamos presentes. Isso se concretiza por meio de iniciativas que estimulam a geração de renda, a capacitação e o fortalecimento social”, afirmou Francília.
Em relação à segurança nos trilhos, entre as recomendações repassadas ao público estão orientações simples e fundamentais: respeitar a sinalização (pare, olhe, escute), nunca caminhar sobre os trilhos, manter distância segura das composições e lembrar que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, a preferência é sempre do trem.

Na foto, Francília Cutrim, analista de Relacionamento com as Comunidades da VLI; o Professor do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Ceuma, Miguel Abdalla; a professora, mentora e consultora em comunicação e sustentabilidade, Elis Ramos.
A VLI no Maranhão – A VLI opera no Maranhão por meio do Corredor Norte, que atende toda a região do Matopiba por meio de sua estrutura, composta pelo tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, controlado pela VLI, a Estrada de Ferro Carajás – por onde composições da VLI transitam por direito de passagem –, o Terminal Portuário São Luís e terminais integradores nos estados do Maranhão e do Tocantins, onde a carga passa do modal rodoviário para o ferroviário. Também no Maranhão, a VLI possui uma oficina ferroviária localizada em Imperatriz, responsável por manter vagões e locomotivas em condições para o transporte seguro e eficiente de cargas como soja, milho, combustíveis, celulose e ferro gusa.
Sobre a VLI – A VLI atua na integração de serviços logísticos por meio de ferrovias, portos e terminais intermodais. A empresa opera as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais em pontos estratégicos como Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Presente nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, a VLI conecta a produção nacional aos principais corredores logísticos do país. A VLI reafirma seu protagonismo ao conquistar, pela terceira vez, o topo do ranking Valor Inovação em Transporte e Logística — mantendo-se entre as líderes do setor por sete anos consecutivos.
FONTE
WComunicação & Assessoria









