O Porto do Itaqui voltou a receber um navio de cruzeiro após quase uma década. A escala do SH Vega, da companhia suíça Swan Hellenic, ocorreu no último sábado, 25 de outubro, e reforçou o potencial do Itaqui como porta de entrada para o turismo marítimo e internacional. A chegada da embarcação, que atracou às 4h e desatracou às 19h, também evidenciou a eficiência operacional e a infraestrutura moderna do porto em atender diferentes tipos de navios.
Com 110 metros de comprimento, 7 decks e 10 mil toneladas de arqueação bruta, o SH Vega trouxe a bordo 61 passageiros e 112 tripulantes de diversas nacionalidades. Durante a passagem pelo estado, parte dos turistas participou de um City Tour por São Luís, enquanto outros 15 foram para Santo Amaro, na região dos Lençóis Maranhenses, um dos principais destinos de turismo ecológico do país.
“O nosso porto é conhecido, principalmente, pelos recordes em movimentação de cargas. Porém, hoje, atingimos mais um marco histórico ao receber o SH Vega. Depois de uma década, o estado do Maranhão recebe turistas estrangeiros, vindos pelo modal transporte aquaviário. É o Porto do Itaqui fortalecendo sua relação porto-cidade e fazendo parte desse planejamento estratégico do estado do Maranhão ao potencializar a nossa riqueza turística”, destacou o assessor especial de assuntos estratégicos do Porto do Itaqui, Ítalo Ribeiro.
A escala integrou o roteiro internacional do cruzeiro, que partiu de Belém e seguiu para Fortaleza, Recife, Salvador e Balneário Camboriú. O Porto do Itaqui foi escolhido como ponto estratégico por reunir condições técnicas seguras, eficiência no atendimento e localização privilegiada, que conectam o Maranhão às principais rotas marítimas do mundo.
O retorno de uma embarcação de cruzeiro ao Itaqui registrou um novo momento para o turismo e para a economia do estado. A última escala de cruzeiro ocorreu em 19 de março de 2016, quando o navio francês Le Lyrial trouxe cerca de 200 turistas franceses a São Luís. Além desse registro, o Porto do Itaqui recebeu, em março de 2015, o navio Europa 2, de bandeira alemã. Na oportunidade, 150 passageiros tiveram a oportunidade de conhecer um pouco de São Luís antes de seguir viagem rumo à Guiana Francesa.



Breve Histórico – Parte da frota da nova Swan Hellenic, o SH Vega é um navio de cruzeiros de alto padrão projetado para navegar em locais remotos como a Antártica e o Ártico. Com capacidade para apenas 152 passageiros, realiza viagens com foco em ciência, natureza e experiências, que fazem paradas em destinos não tradicionais da rota de cruzeiro dos grandes centros do Brasil e do mundo. Construído em 2022, tem capacidade para 152 passageiros e pesa 10.600 toneladas brutas. Lançado em 2022, o SH Vega é um dos navios de expedição da frota da nova Swan Hellenic. Relançada em 2020, a companhia oferece all-inclusive viagens de alto padrão em partes remotas do mundo, como a Antártica e a Groelândia. Com um casco resistente a gelo de categoria PC5, o SH Vega tem condições para navegar em águas congeladas, chegando a partes ainda mais remotas da Antártica e do Ártico. O SH Vega conta também com as comodidades de navios de cruzeiro padrão, incluindo dois restaurantes, lounges e bares, um spa com sauna, academia e salas de tratamento, e mais. Outro diferencial do navio é a área conhecida como Base Camp. Ponto de partida para passeios, o local conta com armários individuais para as cabines, além de plataformas para embarque nos Zodiacs – os barcos que levam os passageiros até a terra em locais que não possuem píer. Na temporada 2024/2025, em operação inédita, antes de atracar no Itaqui, percorreu parte do litoral brasileiro, visitando outros destinos como Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro.









