A VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais – acaba de abrir as inscrições para seu Programa Trainee de Operações 2026, com foco na formação de futuros líderes para a área operacional da companhia. Serão ofertadas 15 vagas operacionais nos estados do Maranhão, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, para candidatos de qualquer região do país, desde que possuam disponibilidade para mobilidade. Os interessados devem ter formação nas engenharias Mecânica, Elétrica, de Automação e Civil, com até 5 anos de formação e um mínimo de dois anos de experiência em áreas operacionais (logística ou indústria). Estágio e aprendizagem valem como tempo de experiência. As inscrições podem ser feitas até 17 de outubro, pelo vli-logistica.com.br/trainee-2026.
“A pessoa selecionada como trainee de operação se identifica com a atividade no campo e tem um interesse técnico pelo seu curso e área de atuação. Morar ou ter se formado em grandes centros não são fatores indispensáveis para esse perfil. Buscamos pessoas que valorizam sua localidade e também estão abertas a mudanças em decorrência do trabalho. Colocar a mão na massa e resolver problemas é uma paixão para essa pessoa. Ela identifica melhorias de processos, contribui para inovações a partir do dia a dia da operação e tem o conhecimento prático que garante decisões estratégicas alinhadas com a realidade operacional, gerando valor ao negócio e à cadeia logística dos nossos clientes”, afirma a diretora executiva de Gente, Serviços e Sustentabilidade da VLI, Rute Melo Araujo.
O programa terá duração de 12 meses e o desenvolvimento dos trainees será composto também por uma pós-graduação reconhecida pelo Ministério da Educação, em parceria com a universidade corporativa da VLI.
Operação e presença nacional – A VLI presta serviços logísticos que envolvem a integração de portos, ferrovias e terminais, gerando eficiência e valor ao negócio de clientes dos setores que mais movimentam a economia brasileira, como o agronegócio, a siderurgia e a construção civil, entre outros. A companhia controla a concessão da Ferrovia Centro-Atlântica e do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, onde conta com nove terminais intermodais responsáveis pelo armazenamento e transbordo da carga. A VLI possui, ainda, operação em sete terminais portuários em pontos estratégicos da costa brasileira, como Santos, Vitória e São Luís. A companhia opera nos estados do Maranhão, Tocantins, Sergipe, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e no Distrito Federal. A VLI tem cerca de 7.000 empregados no país e, no último ano, movimentou cerca de 60 milhões de toneladas nas ferrovias e 43 milhões nos portos onde opera.
Estrutura do programa, perfil dos candidatos e benefícios
O perfil dos candidatos:
- Graduação em engenharias Elétrica, Mecânica, Automação ou Civil;
- Até 5 anos de formação, de julho de 2020 a julho de 2025;
- Mobilidade nacional, conforme necessidade da companhia;
- Mínimo 2 anos de experiência anterior em operações (indústria ou logística). Estágio e aprendizagem contam como tempo de experiência;
- Inglês Intermediário;
- Aptidão para se relacionar e comunicar com diferentes perfis; curiosidade, resiliência e adaptabilidade; responsabilidade, maturidade, cuidado com segurança; iniciativa e desenvoltura para questionar com bons argumentos, ponderar riscos e tomar decisões de qualidade.
Entre os benefícios, destacam-se:
- Alimentação: cartão-refeição e vale-alimentação;
- Transporte: vale-transporte e/ou ônibus fretado (a depender da localidade);
- Saúde e bem-estar: assistência médica e odontológica; Wellhub (plataforma de academias);
- Educação: pós-graduação reconhecida pelo Ministério da Educação, em parceria com a universidade corporativa da VLI;
- Outros benefícios: cesta de Natal; previdência complementar; Programa Apoiar (assistência jurídica, financeira, psicológica e social); rede de descontos em lojas, restaurantes e salões;
- Salário: compatível com o praticado no mercado e revelado ao longo do processo seletivo.
Para mais informações, acesse: https://www.vli-logistica.com.br, ou clique AQUI
Ações da VLI na Semana Nacional do Trânsito conscientizam comunidades no Maranhão
Iniciativas educativas orientaram sobre prevenção de acidentes ao longo da Ferrovia Norte-Sul, em Estreito, Ribamar Fiquene, Davinópolis, Imperatriz e Porto Franco
Neste mês de setembro, a VLI — companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais — promoveu ações educativas no Maranhão em alusão à Semana Nacional do Trânsito. O objetivo foi reforçar a convivência segura com a ferrovia, prevenindo acidentes e alertando comunidades sobre os riscos de travessias irregulares. As mobilizações aconteceram nos municípios de Estreito (em duas datas, 14 e 20 de setembro), Ribamar Fiquene, Davinópolis, Imperatriz e Porto Franco.
No período, a equipe de Proteção ao Negócio da companhia realizou mobilizações em passagens em nível (PNs), pontos de travessia que permitem a transposição segura da ferrovia. O público foi orientado sobre os cuidados necessários para pedestres e motoristas ao se aproximarem da linha férrea. As abordagens foram acompanhadas da distribuição de materiais educativos, como panfletos com a mensagem da campanha: “A vida não é um teste”.
“As ações buscam promover informação e conscientização, fortalecendo a cultura de segurança no entorno da Ferrovia Norte-Sul. Pequenas atitudes, como parar, olhar e escutar antes de cruzar a linha férrea, fazem toda a diferença para salvar vidas”, destaca a analista de Relacionamento com Comunidades da VLI, Francília Cutrim.
Entre as recomendações repassadas ao público estão orientações simples e fundamentais: manter os vidros abertos e o som desligado ao cruzar a ferrovia, respeitar a sinalização, nunca caminhar sobre os trilhos, manter distância segura das composições e lembrar que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, a preferência é sempre do trem.
Ação especial no IEMA de Pedrinhas – Na quinta-feira, 18 de setembro, a VLI também levou a campanha ao Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), unidade de Pedrinhas, em São Luís. A programação incluiu apresentações institucionais sobre a companhia, segurança ferroviária e ainda atividades de educação ambiental.
Durante a ação, os estudantes participaram de um quiz sobre educação ambiental, com distribuição de brindes, além de receberem materiais sobre segurança ferroviária. “A iniciativa reforça nosso compromisso de dialogar com diferentes públicos, levando informação de forma prática e interativa”, complementa Francília.
A VLI no Maranhão – A VLI opera no Maranhão por meio do Corredor Norte, que atende toda a região do Matopiba por meio de sua estrutura, composta pelo tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, a Estrada de Ferro Carajás – por onde composições da VLI transitam por direito de passagem – o Terminal Portuário São Luís e terminais integradores nos estados do Maranhão e do Tocantins, onde a carga passa do modal rodoviário para o ferroviário. Também no Maranhão, a VLI possui uma oficina ferroviária localizada em Imperatriz, responsável por manter vagões e locomotivas em condições para o transporte seguro e sustentável de cargas como soja, milho, combustíveis, celulose e ferro gusa.
FONTE
WComunicação e Assessoria