Hoje é sábado, 13 de setembro de 2025. Dia Nacional da Cachaça; Dia do Agrônomo; Dia de São João Crisóstomo e dia do programador # Futebol/Jogos de Hoje: Fortaleza x Vitória, Grêmio x Mirassol, Palmeiras x Internacional e Fluminense x Corinthians. Example Text
Hoje é sábado, 13 de setembro de 2025. Dia Nacional da Cachaça; Dia do Agrônomo; Dia de São João Crisóstomo e dia do programador # Futebol/Jogos de Hoje: Fortaleza x Vitória, Grêmio x Mirassol, Palmeiras x Internacional e Fluminense x Corinthians. Example Text
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

setembro 2025
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Empresa VLI realiza ação social na comunidade do Sítio São Benedito

Com pintura, reforma e doações, os voluntários mudaram o visual e otimizaram as instalações, beneficiando 40 crianças na Vila Maranhão.

Na última semana, em 28 de agosto, o Dia Nacional do Voluntariado foi celebrado em todo o Brasil, homenageando aqueles que dedicam seu tempo para ajudar outras pessoas sem esperar retorno, conforme estabelece a Lei 7.352, de 1985. Em São Luís, os Comitês do programa VLI Solidária marcaram a data com uma ação especial no último sábado (30), na comunidade do Sítio São Benedito, na Vila Maranhão, beneficiando o projeto Ciranda da Educação e transformando o dia a dia de cerca de 40 crianças atendidas pela creche comunitária.

A iniciativa contemplou melhorias estruturais e decorativas. Voluntários dos comitês Terminal Portuário São Luís (TPSL) e ferrovia fizeram a troca de uma porta, pintaram a fachada e a calçada, instalaram dois novos ventiladores, decoraram a unidade de ensino e doaram materiais. Tudo foi pensado para tornar o ambiente mais agradável e estimular o aprendizado das crianças no contraturno escolar. A escolha do espaço para a ação foi feita em parceria com a Associação Comunitária da Área Itaqui Bacanga (ACIB).

“Escolhemos a localidade pela proximidade com a nossa operação ferroviária. O intuito é gerar valor na comunidade em que estamos inseridos e proporcionar um espaço mais agradável para as crianças”, declarou Cristiane Garcez, analista de Comunicação da VLI e subcoordenadora do Comitê da VLI Solidária no Terminal Portuário São Luís.

Cristiane também destacou o caráter humano e comunitário da ação. “Além de beneficiar a comunidade de São Benedito, buscamos também valorizar o trabalho de mulheres empreendedoras da Vila Conceição, vizinha daqui. Todo o lanche servido aos voluntários foi adquirido com elas, que produzem os alimentos e, muitas vezes, também são cuidadoras dos lares”, frisou a subcoordenadora do TPSL.

A presidente da União de Moradores do Sítio São Benedito, Lauriene Silva, expressou a gratidão da comunidade. “A VLI é uma parceira da comunidade, uma amiga. Essas ações que a empresa realiza fazem a comunidade se sentir valorizada e muito feliz”.

A ação contou com cerca de 15 voluntários. No cenário nacional, o programa VLI Solidária mobiliza mais de mil voluntários em diferentes localidades, sempre planejando atividades que entreguem valor às comunidades e incentivando a participação dos moradores locais em todas as etapas.

Criado em 2012, o VLI Solidária conecta pessoas, ideias e esperança, fortalecendo a cidadania e o desenvolvimento local. Atualmente, são mais de 30 comitês regionais e mais de mil voluntários engajados em todo o país. Só em 2024, foram realizadas 132 ações, impactando mais de 15,5 mil pessoas.

A VLI no MaranhãoA VLI opera no Maranhão por meio do Corredor Norte, que atende toda a região do Matopiba por meio de sua estrutura, composta pelo tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, controlado pela VLI, a Estrada de Ferro Carajás – por onde composições da VLI transitam por direito de passagem –, o Terminal Portuário São Luís e terminais integradores nos estados do Maranhão e do Tocantins, onde a carga passa do modal rodoviário para o ferroviário. Também no Maranhão, a VLI possui uma oficina ferroviária localizada em Imperatriz, responsável por manter vagões e locomotivas em condições para o transporte seguro e sustentável de cargas como soja, milho, combustíveis, celulose e ferro gusa.

 

FONTE:
WComunicações e Assessoria