Hoje é sábado, 30 de agosto de 2025. Dia de São Cesário de Arles; Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla; Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados e Dia Nacional do Perdão # Futebol/Séria D: Maranhão x Asa e Santa Cruz x América-RN. Example Text
Hoje é sábado, 30 de agosto de 2025. Dia de São Cesário de Arles; Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla; Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados e Dia Nacional do Perdão # Futebol/Séria D: Maranhão x Asa e Santa Cruz x América-RN. Example Text
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

agosto 2025
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Terminal de Ponta da Madeira é destaque no prêmio Portos + Brasil

O principal TUP da Vale, em São Luís, conquistou o primeiro lugar na categoria crescimento da movimentação total

Representantes do Terminal de Ponta da Madeira, no momento da premiação

O Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Portos, realizou na última quarta-feira (20/8), em Brasília, a cerimônia de entrega da 6ª edição do Prêmio Portos + Brasil. A iniciativa reconhece os avanços conquistados pelos portos organizados e Terminais de Uso Privado (TUPs), reforçando a política pública de estímulo à modernização e à melhoria da gestão portuária. Este é o segundo ano de  inclusão da categoria Igualdade de Gênero, que reconhece os portos com maior participação feminina em seu quadro de colaboradores e em cargos de gestão executiva.  

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou que o setor portuário brasileiro vive o melhor momento da sua história, com recordes de movimentação e avanços nas concessões. Ele destacou a importância de fortalecer os ramais logísticos (portos, aeroportos, rodovias e, sobretudo, hidrovias) e afirmou que a parceria entre o setor público e o setor privado é fundamental para o desenvolvimento do país. O secretário nacional de Portos, Alex Ávila, ressaltou que o Prêmio Portos + Brasil já se consolidou como uma política pública de estímulo à modernização do setor. Ele lembrou que o reconhecimento da relevância estratégica dos portos no país é relativamente recente e que a premiação reforça a transparência e a governança das ações do ministério. O secretário destacou ainda a importância da categoria de igualdade de gênero, introduzida em 2024, e anunciou novidades para as próximas edições.

Presente na cerimônia, o governador do Paraná, Ratinho Junior, celebrou a conquista dos Portos do Paraná e ressaltou o pioneirismo do estado no setor. Ele destacou a parceria próxima do MPor com os governos estaduais e afirmou que o trabalho conduzido pelo ministro Silvio Costa Filho tem sido fundamental para os avanços recentes. Segundo o governador, “a concessão do canal de dragagem do Porto de Paranaguá será a primeira da América Latina e dará um salto de qualidade para os portos do Paraná, ampliando sua capacidade e competitividade”. Ratinho Junior também destacou que o Prêmio Portos + Brasil valoriza cada porto brasileiro, independentemente do porte, ao reconhecer iniciativas de modernização e soluções que ajudam o país a crescer.

Criado em 2019, o Prêmio Portos + Brasil já se consolidou como referência no calendário portuário brasileiro, reforçando o compromisso das autoridades portuárias com eficiência, inovação e inclusão.

Confira os vencedores da 6ª edição do Prêmio Portos + Brasil 2025

Ranking IGAP (Índice de Gestão da Autoridade Portuária):

1º Portos do Paraná + Troféu Itinerante;
2º Complexo Industrial e Portuário de Suape (PE);
3º SCPAR/Porto de São Francisco do Sul.

Avanço IGAP (de 2024 para 2025):

1º Companhia Docas do Ceará (CDC);
2º Docas/PB Companhia Docas da Paraíba;
3º Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).

Categoria Igualdade de Gênero:

1º Porto Organizado CDP – Companhia Docas do Pará;
1º TUP – Terminal de Praia Mole – VALE S.A.;
1º Arrendamento – Companhia Portuária Baía de Sepetiba – VALE S.A.

Categoria Crescimento da Movimentação Total – Variação Percentual:

1º Porto Organizado – CDSS Companhia Docas de São Sebastião;
1º TUP – Terminal Portuário Novo Remanso;
1º Arrendamento – TECON SUAPE S/A.

Categoria Crescimento da Movimentação Total:

1º Porto Organizado – PortosRio – Porto de Itaguaí;
1º TUP – Terminal Marítimo de Ponta da Madeira – Vale S.A.;
1º Arrendamento – Santos Brasil Participações S.A. Porto de Santos.

Nesta edição, foram reconhecidos os destaques nas categorias Ranking IGAP (Índice de Gestão da Autoridade Portuária) – o principal prêmio; Avanço IGAP; Igualdade de Gênero; Crescimento da Movimentação Total – Variação Absoluta; e Crescimento da Movimentação Total – Variação Percentual. Em cada uma delas, os três primeiros colocados receberam troféus, avaliados a partir de critérios de gestão, movimentação de cargas e resultados financeiros. O principal reconhecimento é o Ranking IGAP, que resulta da soma dos 15 indicadores que compõem o Índice de Gestão da Autoridade Portuária (IGAP), um referencial para a gestão dos portos públicos brasileiros – e que mais uma vez foi conquistados pelos portos de Paranaguá e Antonina.

 

FONTE:
Ministério de Portos