Nesta quarta-feira (9/7), em Brasília, no Ministério de Portos e Aeroportos, a ATP – Associação de Terminais Portuários Privados participou da cerimônia de anúncio de um pacote de investimentos no valor de R$ 4,7 bilhões, voltado à implantação e ampliação de nove terminais privados em seis estados do país. O evento, liderado pelo ministro Silvio Costa Filho, reforçou a confiança no setor portuário como peça estratégica no desenvolvimento do país. A estimativa é de geração de mais de 10 mil empregos diretos e indiretos através desses investimentos.
Na ocasião, o diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa, acompanhado da diretora executiva, Gabriela Costa, destacou a importância da atuação conjunta entre o setor produtivo e o governo federal para vencer os desafios que ainda travam o crescimento do setor. “O processo não acaba hoje. A assinatura do contrato de adesão é a largada do processo e dos novos integrantes do setor. Vocês vão enfrentar dois processos dificeis: licenciamento ambiental e licenciamento patrimonial. Nós estamos lutando muito para tentar simplificar esses processos, inclusive com a ajuda do Ministério (de Portos e Aeroportos) e da Secretaria de Portos, através do programa Navegue Simples. Nós temos que eliminar os gargalos dos licenciamentos. Precisamos da ajuda do Ministério para reduzirmos isso de maneira significativa, porque o Brasil vai precisar de portos para escoar nossa produção muito rapidamente” , destacou o presidente.
Durante a cerimônia o ministro Silvio Costa Filho destacou um pacote de investimentos de R$ 4,7 bilhões, em parceria com o setor produtivo, para implantação e ampliação de nove Terminais de Uso Privativo (TUPs) em seis estados brasileiros. O objetivo é impulsionar a logística nacional, fortalecer o escoamento da produção e gerar mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. “Estamos falando de empreendimentos que vão atrair investimentos, gerar renda e promover o desenvolvimento regional”, afirmou. As obras devem começar ainda no segundo semestre de 2025, com operações previstas a partir de 2026.
O presidente do Instituto Brasil Logística (IBL) e da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Silva, comemorou o anúncio e ressaltou o momento estratégico dos investimentos. Segundo ele, estudo realizado pela ABTP em 2023 indica que o Brasil tem grande potencial de crescimento diante das mudanças no comércio internacional. “A projeção é de um crescimento médio de 5,7% nos embarques e 3,3% nos desembarques a partir de 2026. Isso pode resultar em uma expansão média das exportações de cerca de 3,5% ao ano, movimentando até R$ 3 trilhões no período”, afirmou Jesualdo.
O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, reforçou a importância dos terminais privados, responsáveis por aproximadamente 65% da movimentação de cargas no país. “Eles são fundamentais para garantir eficiência e competitividade logística no Brasil”, destacou.
Principais projetos anunciados
O Pará receberá o maior volume de recursos, com R$ 2,7 bilhões em quatro projetos nos municípios de Barcarena e Itaituba. O Amapá será contemplado com R$ 377 milhões para a modernização do terminal em Santana.
Outros estados também receberão aportes importantes:
Mato Grosso (Cáceres) – R$ 15,8 milhões
Rio de Janeiro (São João da Barra) – R$ 275,3 milhões
São Paulo (Santos) – R$ 1,24 bilhão
Rio Grande do Sul (Rio Grande) – R$ 93 milhões
Os investimentos priorizam a movimentação de granéis sólidos e líquidos, além de melhorias em terminais de passageiros.
Crescimento dos portos privados – Em 2024, os portos privados brasileiros movimentaram 846,9 milhões de toneladas, com destaque para minério de ferro, petróleo e grãos. Entre janeiro e maio de 2025, foram 341,4 milhões de toneladas, um crescimento de 1% em relação ao mesmo período de 2024. Em maio deste ano, o setor registrou avanço expressivo de 8%, movimentando 76,1 milhões de toneladas.
FONTE:
ATP – Associação de Terminais Portuários Privados