Hoje é sábado, 05 de julho de 2025. Dia Internacional do Cooperativismo e Dia Mundial do Biquíni # Jogos de hoje pela Série D: Sampaio Corrêa x Imperatriz e Tocantinópolis x Maranhão. Amanhã tem fórmula um: GP da Inglaterra, com largada às 10h da manhã. Example Text
Hoje é sábado, 05 de julho de 2025. Dia Internacional do Cooperativismo e Dia Mundial do Biquíni # Jogos de hoje pela Série D: Sampaio Corrêa x Imperatriz e Tocantinópolis x Maranhão. Amanhã tem fórmula um: GP da Inglaterra, com largada às 10h da manhã. Example Text
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

julho 2025
DomSegTerQuaQuiSexSáb
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Porto do Itaqui abre 6ª edição do InovaPortos com foco em IA

O Porto do Itaqui deu início, nesta terça-feira (17), à 6ª edição do InovaPortos, evento que reúne autoridades e lideranças do setor portuário nacional para discutir os impactos da inovação, da inteligência artificial e da transformação digital na logística portuária brasileira. Realizado em parceria com o Sebrae/MA, o encontro acontece no Multicenter Sebrae e contou, na abertura, com a presença de representantes do Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor), da Antaq, além de pesquisadores e profissionais da área.

“O Itaqui não é apenas o porto do desenvolvimento, é o porto da inovação portuária do Brasil”. A declaração é do diretor do programa Caravanas da Inovação do Mpor, Tetsu Koike, durante a abertura do evento, que trouxe cinco painéis temáticos abordando as múltiplas aplicações da tecnologia no dia a dia dos portos e empresas brasileiras. “Aqui temos pessoas que atuam diretamente na gestão portuária e outras que estão conhecendo esse universo. E o que nos une é a inovação, a vontade de pensar diferente e construir algo novo. Isso é riqueza gerada no Maranhão. Viva o Porto do Itaqui!”, reforçou Koike.

A presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça, destacou o papel pioneiro do Itaqui na criação do InovaPortos, ainda em 2022. “Na época, buscamos referências sobre inovação no setor e encontramos muito pouco. Foi nesse cenário que criamos o InovaPortos como uma iniciativa ousada e visionária, pensada para inspirar e conectar quem acredita no desenvolvimento contínuo e sustentável da atividade portuária”, afirmou.

O gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Itaqui, Gabriel Mateucci Cassia, ressaltou a evolução do tema nos últimos anos. “O evento retorna ao nosso estado com cases de inovação e soluções tecnológicas voltadas à modernização portuária. Queremos ampliar o debate e fortalecer parcerias que impulsionem soluções conjuntas entre os portos”, pontuou.

A programação também incluiu a participação de estudantes e pesquisadores maranhenses, com destaque para o torneio de robótica que integrou escolas públicas e privadas. Para Ana Carolina Bomfim, diretora de gestão e modernização portuária da Secretaria Nacional de Portos do Mpor, o evento é essencial para o futuro do setor. “Estamos aqui com a academia, a sociedade e autoridades de todo o país para discutir inovação. O Brasil precisa de portos cada vez mais inovadores”, disse.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MA, Celso Gonçalo, reforçou a importância da parceria. “Transformação digital e IA no setor portuário nos convidam a olhar o futuro com ousadia e responsabilidade. Quando o Porto e o Sebrae caminham juntos, o Maranhão avança”, afirmou.

Também presente na cerimônia de abertura, Cristina Castro, superintendente de ESG e Inovação da Antaq, destacou o papel estratégico da inteligência artificial. “É fundamental refletirmos sobre como aplicar essa ferramenta de forma integrada às dimensões ambiental, social e de governança nos portos brasileiros”, concluiu.

Com o tema “Transformação Digital e IA no setor portuário”, o primeiro dia de Inova trouxe 5 painéis que mostram as diferentes potências da tecnologia no dia a dia dos portos e das empresas brasileiras. 

“Aqui nós temos pessoas tanto do setor portuário quanto pessoas que não conhecem a administração de uma autoridade portuária. E o que nos une hoje é a inovação, a vontade de pensar diferente e construir algo novo. Esse é o nosso objetivo. Isso é riqueza construída no estado do Maranhão. Viva o Porto do Itaqui!”, anunciou o diretor do programa Caravanas da Inovação do Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor), Tetsu Koike.

Em seu discurso, a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça, destacou que o InovaPortos nasceu no Itaqui, no ano de 2022. “Quando realizamos o primeiro Inova Portos, buscávamos referências sobre inovação no setor portuário, mas encontramos muito pouco. Não havia espaços dedicados a discutir a inovação como um caminho estratégico para o futuro dos portos. Foi nesse vazio que surgiu o Inova Portos: como uma iniciativa ousada, visionária, criada para inspirar e conectar quem acredita no desenvolvimento contínuo e sustentável da nossa atividade portuária”, discursou a presidente.

Ao longo dos últimos anos, a inovação nos portos cresceu e tem se tornado cada vez mais importante.  “Agora, o evento retorna ao nosso estado, reunindo cases de inovação e empresas de tecnologia que apresentam soluções voltadas à modernização do setor portuário. Nosso objetivo é fomentar o debate sobre como podemos, diariamente, aprimorar as operações e fortalecer parcerias entre os portos, impulsionando o desenvolvimento de soluções conjuntas”, destacou Gabriel Mateucci Cassia, gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Porto do Itaqui.

Além das autoridades portuárias, o evento abriu espaço para pesquisadores do estado e estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do Maranhão por meio do torneio de robótica. “A sexta edição do InovaPortos não poderia tratar de um tema mais atual. Hoje, nós estamos juntos com a academia, com a sociedade e com as autoridades portuárias de todo o Brasil para discutir inovação. O nosso país precisa de portos cada vez mais inovadores”, afirmou Ana Carolina Bomfim, diretora de gestão e modernização portuária da secretaria nacional de portos do Mpor.

Também presente no evento, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão (CDE-MA), Celso Gonçalo, falou da importância da inovação para o estado.  “O tema de transformação digital e IA no setor portuário nos convida a olhar para o futuro com ousadia e responsabilidade. Entendemos que o Inova é abrir caminhos. E quando o porto e o Sebrae abrem junto esses caminhos, o Maranhão inteiro avança e se transforma”, acrescentou.   Ainda na abertura, Cristina Castro, superintendente de ESG e Inovação da Antaq, frisou a importância da temática do Inova. “Olhar para a inteligência artificial é avaliar como a gente utiliza essa ferramenta para modernizar os nossos portos dentro das esferas ambiental, social e de governança. Aqui estão presentes Ministério de Portos, academia e a Antaq, pensando diversas soluções para a modernização do setor portuário”, explicou Cristina Castro, superintendente de ESG e Inovação da Antaq.

Click aqui para acessar a programação completa desta quarta-feira, 18 de junho, do encerramento.

 

FONTE:
Site da Emap