Hoje é 16 de junho de 2027 # Dia Internacional das Remessas Familiares; Dia de São Francisco Régis; Dia Internacional da Tartaruga Marinha e Dia Internacional da Criança Africana # Futebol/Série D: Sampaio 2x0 Maracanã, Imperatriz 0x1 Altos e Maranhão 2x2 Parnayba.
Hoje é 16 de junho de 2027 # Dia Internacional das Remessas Familiares; Dia de São Francisco Régis; Dia Internacional da Tartaruga Marinha e Dia Internacional da Criança Africana # Futebol/Série D: Sampaio 2x0 Maracanã, Imperatriz 0x1 Altos e Maranhão 2x2 Parnayba.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

junho 2025
DomSegTerQuaQuiSexSáb
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Alumar, Rede Asta e Instituto Alcoa entregam absorventes reutilizáveis

Estudantes do IEMA Pleno São Luís Mário Martins Meireles – Pedrinhas, receberam kits de absorventes reutilizáveis produzidos por costureiras de comunidades rurais de São Luís. A ação integra o Projeto “Mulheres + Renda”, executado pela Rede Asta com apoio da Alumar e do Instituto Alcoa.

A entrega marcou o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, celebrado em 28 de maio. Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data chama atenção para a falta de acesso a produtos de higiene adequados por meninas e mulheres que menstruam em situação de vulnerabilidade.

“Conseguimos integrar diferentes frentes que são relevantes para o território. Empoderamento feminino, geração de trabalho e renda, capacitação profissional, causas ambientais e sociais. A Alumar acredita no poder de ações que geram impacto real na vida das pessoas e contribuem para o desenvolvimento das comunidades vizinhas”, destacou o gerente de Performance Social da Alumar, Bruno Furquim. Foram distribuídos 600 absorventes de tecido lavável, divididos em 150 kits com 4 unidades. Durante a entrega, os estudantes participaram de uma roda de conversa sobre saúde menstrual, uso e cuidados com os absorventes. Os meninos também receberam kits para levar às suas familiares, ampliando o alcance da ação e promovendo o diálogo sobre o tema.

O projeto une promoção da saúde e geração de renda, ao envolver 40 mulheres comunidades vizinhas à Alumar na produção dos absorventes. Na primeira etapa, ainda em andamento, cada costureira confeccionará 252 unidades e receberá R$ 1.260,00 pelo trabalho. Todas receberam os insumos e participaram de oficinas práticas para aprender a produzir as peças. “É um trabalho que ajudou, me garantindo uma renda a mais. E tão importante quanto isso, é ver que essa entrega é uma boa ação, ajudando ao próximo, que não pode comprar absorventes. Me sinto muito feliz”, disse a costureira Eranilde Corrêa.

Segundo estudo da UNFPA e UNICEF, mais de 4 milhões de pessoas no Brasil não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas e 713 mil vivem sem banheiro ou chuveiro em casa.

“A falta do acesso a produtos de higiene menstrual não é apenas uma questão de saúde, mas de dignidade, de permanência na escola e equidade de gênero. Trazendo essa produção para nossa escola, estamos garantindo a nossas estudantes o necessário, enfatizou a professora Diana Mendes.

Com investimento de R$ 170 mil, o Mulheres + Renda foi selecionado pelo edital 2024 do Programa de Apoio a Projetos Locais, do Instituto Alcoa em parceria com a Alumar.