Hoje é quarta-feira, 21 de maio de 2025. Dia da Língua Nacional; Dia do Afilhado e dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento # Futebol: Hoje, pela Série D, no Castelão, o clássico maranhense entre Sampaio Corrêa x Maranhão Atlético Clube.
Hoje é quarta-feira, 21 de maio de 2025. Dia da Língua Nacional; Dia do Afilhado e dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento # Futebol: Hoje, pela Série D, no Castelão, o clássico maranhense entre Sampaio Corrêa x Maranhão Atlético Clube.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2025
DomSegTerQuaQuiSexSáb
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Missão Internacional da IBI coloca o Brasil no mundo da inovação

Delegação visita Alemanha e Dinamarca, estuda maior túnel submerso do mundo e fortalece preparo técnico para a execução do Túnel Santos-Guarujá.

Chegou ao fim nesta sexta-feira (9), a missão internacional organizada pela Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA) e pela Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá (FPLS), que levou uma comitiva brasileira à Alemanha e à Dinamarca para estudar de perto o Túnel Fehmarnbelt — o maior túnel submerso do mundo em construção. A missão, promovida sem recursos públicos, marca um passo decisivo na modernização da infraestrutura logística brasileira e teve como foco principal o avanço técnico do projeto do Túnel Santos-Guarujá (SP). Por cinco dias, 45 representantes dos poderes Legislativo, Executivo, Judiciário, setor empresarial e órgãos de controle participaram de uma imersão estratégica com visitas a obras, reuniões com autoridades e empresas líderes no setor de infraestrutura de transportes.

O ponto alto da comitiva foi a visitação aos dois lados da construção do Túnel Fehmarnbelt estudando módulos de concreto gigantes, com 217 metros de comprimento e 73.000 mil toneladas, produzidos em docas secas e depois submersos no Mar Báltico. O projeto de 18 km e € 7,4 bilhões conectará diretamente Alemanha e Dinamarca por rodovia e ferrovia, transformando o mapa logístico da Europa. A obra europeia tem características técnicas semelhantes às previstas para o Túnel Santos-Guarujá, que também será submerso e utilizará módulos pré-fabricados. O modelo de engenharia, o processo construtivo e os protocolos de sustentabilidade europeus servirão como referência direta para o Brasil.

Durante a visita à sede do Governo de Hamburgo, os representantes da missão internacional FPPA/FPLS e IBI se reuniram com o Secretário de Estado Jan Pörksen para discutir os impactos da obra que ligará a Dinamarca à Alemanha por meio de um túnel submerso — um marco para a mobilidade e a logística europeia. Hamburgo abriga o maior porto da Alemanha e o terceiro maior da Europa, e a troca de experiências com quem já enfrenta desafios semelhantes é fundamental para inspirar soluções no Brasil.

Balanço da Missão Internacional – A missão começou com uma reunião com o secretário de Estado do governo de Hamburgo, Alemanha, Jan Pörksen. Na ocasião, Paulo Alexandre renovou o convite para que o secretário visitasse o Brasil, em especial o Porto de Santos, com o objetivo de firmar um acordo de cooperação com o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), que permitirá uma troca ainda maior de experiências e aplicação prática de soluções adotadas em Hamburgo, tanto durante quanto após a construção do túnel. O político confirmou que virá ao Brasil. Para o deputado Beto Pereira (PSDB-MS), a agenda foi essencial: “O parlamento precisa antecipar os desafios dessa obra estratégica. Conhecer as dores de um projeto semelhante é uma forma de preparar o Brasil, especialmente no campo legislativo.” Ao passar por Hamburgo, terceira maior cidade portuária da Europa, a delegação estudou os impactos logísticos e urbanos provocados pela construção do túnel na região. “Estamos vendo na prática como o governo local se preparou para lidar com as mudanças na mobilidade, na logística de cargas e no dia a dia da população. Tudo isso nos ajuda a antecipar problemas e pensar em soluções mais eficientes para o nosso projeto”, explica o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), presidente da FFPA e FPLS.

Carlos Augusto Codovil, executivo da Bunker One, uma das empresas participantes da comitiva, com Leonardo Ferreira Fernandes, Embaixador do Brasil na Dinamarca e Lituânia.

Articulação institucional e aprendizado técnico – O diretor-presidente do Instituto Brasil Infraestrutura (IBI), Mário Povia, ressaltou a articulação inédita da missão: “Esses encontros mostram a união em torno de um projeto muito interessante, idealizado pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa. Estão aqui os prefeitos das municipalidades, o governo do estado com o vice-governador, ministros dos tribunais de contas e do trabalho, parlamentares e empresários. É um esforço coletivo para tirar do papel, efetivamente, o Túnel Santos-Guarujá.” Povia enfatizou que os avanços vão além da ligação seca. “Temos também o Aeroporto de Guarujá, a licitação do terminal de contêineres, o terminal de passageiros — tudo isso vai ser transformador para a região, trazendo desenvolvimento socioeconômico.”

O Diretor diretor-presidente do Instituto brasileiro de Infraestrutura (IBI), Mário Povia, classificou a missão internacional Alemanha-Dinamarca como experiência impar. A viagem teve como objetivo estudar de perto o projeto e obras do Túnel Fehmarnbelt, que será o maior túnel submerso do mundo, ligando dois países europeus. “Esta experiência impar de conhecermos as dificuldades e oportunidades de se implementar uma obra desta envergadura. Vamos viver este exemplo lá em Santos, que será onde instalaremos o primeiro empreendimento deste quilate. A tecnologia planejada para o nosso túnel está muito alinhada com o que vimos aqui. Por isso a importância de estar aqui vendo o que deu certo e o que não deu e nos prepararmos”, disse.

Ele parabenizou também o presidente da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA), por levar à missão os principais atores envolvidos no processo de construção do primeiro Túnel submerso brasileiro. “O deputado trouxe aqui praticamente todos os players, os prefeitos das municipalidades, o governo do estado, o vice-governador aqui conosco,  abrilhantando esse encontro, ministros do Tribunal de Contas, do Tribunal de Trabalho, parlamentares, além de empresários. Vamos conhecer a tecnologia, vamos conhecer algo que é mais tangível, considerando uma licitação que se avizinha e que é um esforço coletivo para tirar do papel, efetivamente, o Túnel Santos-Guarujá”, falou.

AGENDA INTENSA

*** Reunião com a presidência mundial da MSC para fortalecer a temporada de cruzeiros e promover a geração de empregos na Baixada Santista (SP). Agenda pontual do Prefeito de Santos, Rogério Santos, e do ex-prefeito de Santos, o deputado Paulo Alexandre Barbosa. 

*** Na Alemanha – Jantar com autoridades e início oficial da missão; Reunião com o secretário de Estado da cidade alemã, Jan Pörksen, para discutir aspectos fundamentais relacionados à integração porto-cidade, como o impacto da nova infraestrutura no tráfego urbano, na logística de cargas e na rotina dos moradores e visita ao canteiro de obras do Fehmarnbelt, que será o maior túnel submerso do mundo. A tecnologia deve ser aplicada no projeto da Baixada Santista (SP).

*** Na Suécia – A comitiva conheceu a Ponte de Øresund, que liga a Suécia à Dinamarca, e visitou a ilha artificial de Peberholm, criada com o material da dragagem da obra e onde funciona o centro de manutenção da ponte.

*** Na Dinamarca, reunião no parlamento dinamarquês e na Maersk para fortalecer o setor portuário e logístico brasileiro. A Maersk é uma das maiores operadoras portuárias do mundo, com presença em 135 países e atuação em 374 portos ao redor do mundo.

 

Fonte:
IBI – Instituto Brasil Infraestrutura