A VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais –, integra, em parceria com outras empresas e organizações da sociedade civil, o Movimento Violência Sexual Zero, lançado oficialmente em São Paulo para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes em todo o território brasileiro. Esse compromisso coletivo de mais de 100 empresas também tem o objetivo de conscientizar a população, promover práticas de combate a esse grave problema e aumentar o número de denúncias no país.
O movimento é liderado pela Vibra, parceira da VLI no transporte de combustíveis, pela Childhood Brasil, com quem a VLI mantém compromisso desde 2021, Instituto Liberta e Mulheres do Brasil. Todos que integram o movimento farão campanhas de conscientização tanto para o público interno quanto externo, com foco na prevenção e tratamento de casos de violência contra as crianças e adolescentes. A expectativa é de que, nos próximos três anos, o Movimento Violência Sexual Zero promova mudanças significativas. No mês de maio, que é dedicado à luta contra a violência sexual de crianças e adolescentes, será realizada uma grande campanha.
“A VLI, que já atua com ações efetivas e contribui com medidas para o enfrentamento da exploração sexual nas estradas brasileiras, agora amplia sua atuação na sensibilização da sociedade em geral. Estamos muito felizes por extrapolar a nossa parceria em soluções logísticas com a Vibra, também para impactar de forma positiva a sociedade a partir de uma causa urgente. Com nosso engajamento com eles e os demais participantes do movimento, intensificaremos nossa mobilização, com ações coordenadas, para criamos soluções que contribuam para o fim da violência sexual de crianças e adolescentes”, destaca a diretora-executiva de Gente, Serviços e Sustentabilidade da VLI, Rute Melo Araújo.
Os números sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes revelam a importância desta iniciativa para transformar essa realidade. A cada hora, oito crianças ou adolescentes são vítimas de violência sexual no Brasil, sendo que 61% têm menos de 14 anos. Além disso, apenas 8,5% dos casos são denunciados, e mais de 17 mil pontos vulneráveis à exploração sexual foram identificados nas rodovias federais.
Pacto Empresarial – Em junho de 2021, a VLI assinou o Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, proposto pela Childhood Brasil, em parceria com o Instituto Ethos e apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A companhia também participa do Programa Na Mão Certa, proposto pela Childhood Brasil e a principal estratégia é sensibilizar os caminhoneiros para atuarem como agentes de proteção. Devido à sua atuação na proteção dos direitos de crianças e adolescentes, com foco no enfrentamento da exploração sexual, a empresa também recebeu dois certificados de Reconhecimento Anual da Childhood Brasil, por meio do Programa Na Mão Certa.
Entre as iniciativas contínuas da companhia pela proteção da criança e do adolescente contra a exploração sexual estão campanhas educativas e rodas de conversas. Campanhas temáticas também são desenvolvidas em duas datas específicas: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (18 de maio) e Dia Nacional do Caminhoneiro (16 setembro).