O Curso tem duração de 18 meses com carga horária de 360 horas e contempla disciplinas, workshops, visitas técnicas, e projetos aplicados
A Universidade Federal do Maranhão, através do seu Departamento de Pós-Graduação Portuária, que tem como Coordenador o professor Doutor Sérgio Cutrim, acaba de implantar uma nova turma de Gestão Portuária. “Somos uma das maiores Escolas de Pós-Graduação do setor portuário no Brasil e, com muito orgulho, iniciamos a décima turma de especialização na temática, com cursos já realizados em Engenharia Portuária , Logística Portuária e Gestão Portuária, agora numa versão totalmente reformulada e inovadora”, explica o professor Sérgio.
A nova turma teve início na última sexta-feira com uma aula magna ministrada pelo professor Doutor Allan Kardec, ex-diretor da ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e atual presidente da Companhia de Gás natural do Maranhão. O tema abordado foi “A Margem Equatorial e o Contexto Nacional e Internacional”, um tópico de extrema relevância, estratégico e com grande impacto no setor portuário. O evento também contou com a presença da consultora e professora Vera Martins, que integra o corpo docente da pós-graduação da Ufma.
A aula de abertura aconteceu na Sede Social dos Amigos da Marinha do Maranhão. Na oportunidade, o professor e coordenador do curso agradeceu a Silvio Lucio de Oliveira Aguiar, Gerente Institucional e Setorial na Granel Química e Presidente da SOAMAR, por ter cedido a bela e histórica sede da entidade para a realização do evento. “Começamos com o “pé direito” e de forma inspiradora e a responsabilidade dos nossos alunos é muito grande. Agora é faca nos dentes e sangue nos olhos”, concluiu o professor Sérgio Cutrim.
O Curso tem duração de 18 meses com carga horária de 360 horas e contempla disciplinas, workshops, visitas técnicas, e projetos aplicados. O Curso é inteiramente presencial – aulas às sextas à noite e aos sábados quinzenalmente – sempre na Ufma e/ou em outras instalações do Complexo Portuário do Itaqui.