Em visita realizada ao Terminal de Porto Franco, foram homenageados estudantes com melhor desempenho acadêmico da Escola Municipal Virgílio Franco
A VLI, empresa de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, realizou, na primeira semana de novembro, uma cerimônia de reconhecimento dos alunos da Escola Municipal Virgílio Franco, em Estreito-MA, que obtiveram o melhor desempenho escolar. Essa iniciativa faz parte do Projeto Aluno Nota 10, que premiou os estudantes Pedro Henrique Silva Silva (1º lugar), Werlyson dos Santos Morais (2º lugar) e Ana Júlia Lima da Silva (3º lugar).
Ao todo, 18 estudantes se destacaram no projeto, que está em sua quarta edição. Todos ganharam brindes da VLI (kits escolares e porta cartões), mas os melhores foram presenteados com caixa de som, apoio para celular e um mini vagão, entregues durante o evento realizado no dia 4 de novembro, que contou com a presença de alunos, professores e colaboradores da VLI.
A edição deste ano trouxe como novidade um concurso de redação idealizado pela professora de Língua Portuguesa, Josefa Gomes. Com o tema “A vida não é um teste”, o concurso premiou Thaymilly Rayane Ferreira Alcântara (1º lugar), Moisés Alves da Silva Chaves (2º lugar) e Weverton Hagryano do Carmo Silva (3º lugar). O nome do concurso é uma referência às campanhas de Segurança Ferroviária da VLI.
Além da cerimônia, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a cabine de uma locomotiva e realizar um tour pelo Terminal de Porto Franco, experiência que tornou o evento ainda mais especial. O Projeto Aluno Nota 10 funciona com um sistema de metas que valoriza o desempenho acadêmico, a presença e a participação nas atividades escolares. Os educadores monitoram o progresso dos alunos ao longo do bimestre, reforçando o compromisso com o aprendizado e premiando o esforço.
Durante as aulas, os alunos trabalham com conteúdo pedagógico que inclui informações sobre a VLI. Posteriormente, esse conhecimento é avaliado por meio de provas na escola, para selecionar os melhores alunos participantes.
O professor Leonardo Mercedes de Brito, idealizador do projeto, destacou o objetivo de incentivar os alunos a se dedicarem aos estudos, promovendo responsabilidade e empenho. “A parceria evidencia a importância do setor privado no desenvolvimento educacional e reforça o nosso compromisso com a excelência acadêmica. A VLI não apenas faz parte do projeto, mas se tornou peça fundamental para o alcance do êxito educacional”, afirma Leonardo.
Concurso de redação – Em 2024, o programa premiou, pela primeira vez, dois alunos que atingiram a média de 9,75. A iniciativa surgiu após uma palestra sobre Segurança Ferroviária realizada na escola, com a participação de uma equipe de profissionais da VLI como júri.
A coordenadora pedagógica da escola, Amazilene Aguiar Fonseca, destacou a importância do apoio da empresa: “Esse projeto é um marco para nossa escola, pois não só incentiva a excelência acadêmica, mas também forma cidadãos conscientes e responsáveis”, afirmou.
Fonte:
WComunicação