Como parte de Semana da Luta pela Pessoa com Deficiência, um grupo de alunos da Sala de Recursos vivenciaram uma aula passeio de ecologia e meio ambiente.
O dia 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, é uma data que marca a construção de mobilizações para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência, conscientização da luta anti-capacitista e celebração destes movimentos. Dentro desse tema, a Escola Cônego Ribamar Carvalho, situada no bairro da Cohab, promoveu uma nova visita de seus alunos do ensino médio e fundamental, alguns deles com algum tipo de deficiências, ao Parque Ambiental da Alumar, fábrica de alumínio do Maranhão.
“Estamos vivenciando uma nova oportunidade de promover interações, trocas de experiências e estímulo sensorial dos nossos alunos em meio a um cenário exuberante da natureza – fauna e flora – e de educação prática ambiental”. Assim, definiu a professora do AEE/Sala Recursos multifuncional, Helena Duarte. Também fizeram parte da equipe da escola Cônego Ribamar Carvalho, situada no bairro da Cohab, a professora Gestora Davina Jansen, o professor Rondineli Caldas, a professora Alexandra Lemos e o interprete de libras, professor Flávio.
A oportunidade fora da sala de aula, tem o sentido prático de levar esse público infanto-juvenil a vivenciarem formas práticas de acessibilidades à natureza, aproveitando, com esse tipo de ação/atividade, dar um sentido mais prático e, ao mesmo tempo, salutar, a esse público ávido de informações e conhecimentos pelas coisas da natureza e do meio ambiente.
Em seus depoimentos, tanto a professora Helena, quanto a Gestora da escola, professora Davina Jansen, deixaram registrados o agradecimento a empresa Alumar e a equipe do Parque pela excepcional receptividade e acolhida. Desde o motorista, Zacarias, até os instrutores Mikeias, Raquel e Suellen, a Coordenadora do Parque Ambiental Juliana Menezes e a Brigada de Emergência.
“Foi uma manhã inesquecível e acredito que não só para mim, mas para todas as mães e pais que atenderam mais este chamado da Sala de Recursos, para viver uma experiência que vai ficar para sempre em nossas lembranças”, afirmou a mãe e acompanhante de um dos alunos. Na programação além de palestras educativas, também foram percorridas trilhas ecológicas como a do Marfim e as Alças do Manguezal e do Buriti. Ao final do passeio a direção do Parque, além do transporte, também ofereceu lanche a todos os visitantes. Veja as fotos:
O PARQUE AMBIENTAL DA ALUMAR – Com um percurso de trilha de 3 mil 134 metros, o Parque Ambiental da Alumar é um oásis da natureza dentro de um complexo industrial que é a fábrica de alumínio do Maranhão. Toda a extensão representa a Trilha do Marfim, dividida em três sub-trilhas: Alça do Pequi, Alça do Buriti e Alça do Mangue. Cada uma delas com suas peculiaridades diversificadas com fauna e flora preservadas em nome de um compromisso com uma natureza cada vez mais sustentável.