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VLI em parceria para compensação de CO2 em transporte ferroviário

Iniciativa dá sequência à operação-piloto realizada em 2023 e prevê a mitigação do equivalente a 90 toneladas de emissões somente em 2024

A VLI, companhia de soluções logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, e a distribuidora de combustíveis ALE formalizaram uma parceria para iniciar, a partir de agosto, a compensação de CO2 de todo o transporte de combustíveis da companhia realizado nas ferrovias operadas pela VLI. A estimativa é que, somente em 2024, haja a compensação referente ao transporte de 15 milhões de litros de combustíveis, o equivalente a mais de 90 toneladas de emissões.

Em 2023, a VLI realizou a primeira operação no mercado de créditos de carbono por meio da compensação das emissões de gases de efeito estufa de uma operação de transporte de 751 mil litros de gasolina e diesel, entre São Luís (MA) e Porto Nacional (TO), da ALE. Essa foi uma ação pioneira no transporte ferroviário brasileiro e somou esforços às iniciativas de neutralizar ou minimizar emissões de carbono de ambas as companhias.

“A VLI tem o propósito de transformar a logística do Brasil e ser referência em sustentabilidade do setor. Para realizar esta visão de futuro, a companhia tem uma política clara de inovação e criação de modelos disruptivos de negócio, que inclui soluções em parceria com nossos clientes. Esta nova etapa da parceria com a ALE é um grande exemplo disso e nos permitirá avançar na construção de uma movimentação de carga ainda mais sustentável, maximizando, assim, o potencial do modal ferroviário, que é referência em baixas emissões de poluentes na atmosfera, em comparação com outros modais de carga”, afirma Carolina Hernandez, diretora-executiva Comercial da VLI.

Na avaliação do gerente executivo de Logística da ALE, Elmer Vinhote, a parceria com a VLI tem sido muito positiva por proporcionar maior eficiência operacional e contribuir para a redução das emissões de carbono. “Além disso, está em linha com nossa política de sustentabilidade, que inclui a criação dos combustíveis de transição energética Energy, com redução da emissão de poluentes e maior eficiência energética”, afirma. Segundo ele, a área de logística da ALE tem buscado investir em tecnologia para aperfeiçoamento da malha logística e a consequente otimização de custos, além de parcerias que estão alinhadas com o plano de crescimento da companhia.

O programa SemC – A parceria se deu por meio do projeto SemC, desenvolvido como parte da jornada de intra-empreendedorismo da VLI e que inseriu a companhia no mercado de créditos de carbono. Sua principal premissa é a compensação das emissões de gases de efeito estufa através da utilização de créditos de carbono vinculados a cada transporte, permitindo que as empresas que procuram compensar suas emissões de carbono relacionadas ao transporte ferroviário possam fazê-lo diretamente pela VLI. Assim, a VLI garante rastreabilidade no processo, além de gerar otimização de recursos para os seus clientes.

Descarbonização na VLI – A VLI tem compromisso público de promover a redução de 15% na emissão de CO2 em suas operações até 2030. Nesse sentido, a companhia mantém uma série de iniciativas voltadas à eficiência energética. Uma delas é o sistema Leader, implantado nos corredores logísticos de maior movimentação de carga na VLI. Por meio dele, quando o trem atinge velocidade superior a 8 km/hora, o maquinista pode habilitar a condução semiautônoma. A estimativa de economia de combustível por meio do uso do sistema é de 7% nos Corredores Leste e Sudeste e de 3,5% no Corredor Norte.

Outro exemplo é o Fuelytics, ferramenta desenvolvida nas jornadas de intraempreendedorismo na VLI que viabiliza a redução do consumo de diesel a partir da priorização de ações operacionais indicadas por modelagem matemática. Desde que foi implantado, o Fuelytics gerou a economia de mais de 3 milhões de litros de combustível, promovendo uma redução na emissão de gases na atmosfera equivalente a cerca de 7 mil toneladas de CO₂.

 

Fonte:
WComunicação