A operação de limpeza, este ano, aconteceu na Praia do Bomfim, localizada no Bairro da Vila Nova, em São Luís, na Região do Anjo da Guarda.
Voluntários em diversos municípios brasileiros realizaram verdadeiros mutirões para marcar, de forma efetiva, o dia mundial da limpeza. Celebrado sempre no terceiro sábado do mês de setembro, este ano a data foi comemorada no último dia 21 e segue ressaltando a importância do trabalho de quem se dedica a remover o lixo de rios e praias em todo o planeta e não apenas no Brasil. O Dia foi criado no ano de 2018 e é reconhecido em 197 países
No Maranhão, mais precisamente na capital, São Luís, a missão nobre foi realizada pelo Grupo de Escoteiros do Mar 18Tão, e teve como cenário a Praia do Bomfim, localizada no bairro da Vila Nova, área do Anjo da Guarda. A exemplos das ações realizadas em anos anteriores, os meninos e meninas recolheram dezenas de sacos de lixo, de toda ordem. Desde orgânicos, quanto não orgânicos, que foram organizados – e descartados – dentro das normas internacionais de reciclagem.
O grupo, que contou com a ajuda de dezenas de parceiros do 18Tão, teve o apoio do setor de Meio Ambiente da Empresa Maranhense de Administração Portuária do Maranhão – Emap, representado no mutirão por Aylla Assad, analista de meio ambiente, e Luane Lemos, gerente de meio ambiente. Por parte do Grupo de Escoteiros, a presidente Telma Maria Aniquites Nunes e o Diretor Financeiro Evandro Silva, com a participação de mães e pais dos escoteiros.
“Agradecemos aos apoiadores do 18tao pois se não fosse a colaboração de todos, padrinhos e madrinhas, o grupo não conseguiria participar desses Atividades e muito menos colaborar com missões nobres como essa que tanto bem fazem a natureza e ao meio ambiente”, agradeceu Telma Aniquites.
Um resumo da história escoteira
Em 1907 quando Baden Powell criou o movimento Escoteiro, já tinha a visão do quando o meio ambiente seria agredido pelo ser humano e ao criar as Leis Escoteiras, no 6° ele nos deixou a Responsabilidade dizendo ” O Escoteiro é bom para os Animais e as Plantas ” A Lei Escoteira é um código de vida positivo através do qual o Escotismo propõe seus valores universais aos jovens, de maneira concreta e prática.
O Escotismo utiliza ações práticas (experiências da vida real) e reflexões para facilitar o aprendizado e o desenvolvimento contínuos. O aprender fazendo mostra a abordagem prática do Escotismo sobre a educação, como resultado da experiência direta em vez de apenas uma instrução teórica.
O Escotismo cria possibilidades de aprendizagem ao ar livre que incentivam uma melhor compreensão da relação do ser humano com o meio ambiente.
Também envolve a abordagem da sustentabilidade, que proporciona uma melhor percepção ética, respeito e conexão com a natureza, incentivando comportamentos sustentáveis.
O Escotismo oferece oportunidades para a exploração ativa e o comprometimento com as comunidades e o mundo mais amplo, promovendo maior valorização e entendimento entre as pessoas, a flora e a fauna do planeta.