Os números fazem parte do balanço operacional divulgado pela empresa Copi e constatam um aumento de 16,28% em relação a julho deste ano.
O complexo portuário de São Luís, por meio da Copi – empresa operadora de logística integrada –, alcançou um novo recorde de movimentação de cargas em agosto de 2024. Foram 504.030 toneladas de fertilizantes descarregadas no Porto do Itaqui, representando um aumento de 16,18% em relação a julho, que movimentou 430 mil toneladas. Em 30 dias, o sistema mecanizado da companhia operou 166.162 toneladas, enquanto a movimentação ferroviária totalizou 48.779 toneladas, o melhor desempenho desde outubro de 2023. Esses números resultaram na geração de 400 empregos diretos e mais de mil indiretos.
O CEO da Copi, Eloy Guilherme, afirma que, apenas no mês de agosto, a empresa descarregou mais de 500 mil toneladas de fertilizantes no Porto do Itaqui. “Temos um time comprometido com os valores da companhia, e esses fatores combinados foram determinantes para que a Copi alcançasse uma operação recorde e segura. Demonstramos nossa capacidade de adaptação e inovação em um mercado competitivo, consolidando a Copi como uma das melhores Operadoras Portuárias Integradas das regiões Norte e Nordeste do Brasil”, destaca Eloy.
506 toneladas por hora – Eloy explica que a alta produtividade do sistema mecanizado mantém uma média mensal de 506 toneladas por hora, uma das mais elevadas do país. A Copi se destaca na expedição rodoviária e ferroviária, com operações diárias consistentes. “Diversos fatores contribuíram para isso, entre eles, os investimentos substanciais em infraestrutura, como a modernização das instalações portuárias e a aquisição de novos equipamentos, além da capacitação contínua da equipe. O crescimento da demanda no segundo semestre também impulsionou o volume de cargas movimentadas”, explica o CEO da empresa.
O presidente do Sindomar, Daniel Pereira, elogiou a Copi pela capacidade operacional e inovação. “Este recorde reflete o comprometimento da empresa com a excelência e eficiência, além de sua significativa contribuição para a economia local. Parabenizo a equipe da Copi por esse marco impressionante, que coloca o Porto do Itaqui em uma posição de destaque no cenário nacional”, afirma Daniel.
Processo de descarregamento – A operação de descarregamento realizada pela Copi segue um rigoroso processo, começando com reuniões pré-operacionais com todos os stakeholders para alinhamento. O navio passa pelo processo de amarração e liberação de acesso, enquanto a companhia posiciona os equipamentos no cais. A descarga pode ser mecanizada, com esteiras transportando diretamente para o armazém, ou convencional, com a carga sendo transferida para caminhões através de funis/moegas.
Em agosto de 2024, a operação mecanizada descarregou 166 mil toneladas, a movimentação ferroviária totalizou 48 mil toneladas, e o envase em Big Bags alcançou 22 mil toneladas. Big Bags são grandes sacos flexíveis usados para armazenar e transportar materiais a granel.
Fonte:
WComunicação