O Evento foi realizado no último dia 18 de setembro, no Hotel Luzeiros e teve a abertura feita pela presidente do Syngamar e empresária Lídia Pflueger
O Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Maranhão – Syngamar, promoveu no último dia 18 de setembro, o seu segundo Workshop. Voltado exclusivamente para o setor marítimo. O evento, que aconteceu no salão nobre do Hotel Luzeiro, teve a abertura da presidente da entidade, Lídia Pflueger, que, agradeceu a participação de cada um dos presentes e destacou a importância do Syngamar no contexto atual do desenvolvi9mento portuário do Maranhão. “Nunca é demais ressaltar o papel relevante que as Agências de Navegação prestam a essa categoria que cresce a cada dia e, com seu crescimento, leva a reboque o crescimento do nosso estado, o Maranhão, e o nosso complexo portuário, representando pelos portos do Itaqui, Alumar e Vale”, afirmou. “O que estamos vivenciando aqui, neste momento, é uma grande oportunidade para discutirmos e buscarmos soluções que impactam diretamente nosso setor”, afirmou Lídia, falando, também, em nome da Harms & Cia, agência fundada pelo seu pai, Ernest, e hoje gerenciada pela família Pflueger.
O evento será realizado em um dos salões do Hotel Luzeiros, praia do Calhau, no período das 14 às 18h. Entre os temas serão destacados as novas oportunidades decorrente da implantação do Berço 98, Agenciamento Marítimo, Contrabando e Atividades de Mergulho.
A programação começou com o tema “Berço 98 e novas oportunidades no Porto do Itaqui”, proferida pelo palestrante Gustavo Lago, Coordenador de Estudos Técnicos e Desenvolvimento de Negócios no Porto do Itaqui, terminal público administrado pela Emap – Empresa Maranhense de Administração Portuária. Logo em seguida, foi a vez do advogado maritimista Larry Carvalho discorrer sobre o segundo tema do dia, “Waiting Time e agenciamento marítimo”. Neste caso, a moderação ficou a cargo de Carlos Lima, membro da Diretoria do Syngamar e Gerente de Operações na Orion Rodos Agência Marítima.
Para falar sobre um dos temas mais aguardado do dia, “Contrabando e atividades de mergulho” o Syngamar convidou o CMG Alessandro Domingos Gurski, Capitão dos Portos do Estado do Maranhão, que teve ainda a colaboração do Capitão de Fragata Goes, que é mergulhador, e contribui muito para detalhar nuances, características e “modus operabdis” do tema em questão.
Também usou da palavra o Superintendente da Polícia Federal em exercício, Luís André Almeida, representando o Delegado Titular Sandro Jansen e destacou a as atividades da PF neste contexto de combate a criminalidade e as atividades ilícitas não apenas, mas principalmente nos portos do Maranhão e do Brasil. A moderação foi de Elaine Rodrigues, Coordenadora de Operações Norte e Nordeste na GAC Agência Marítima. O Work Shop foi encerrado com um momento aberto ao público, para um fórum de perguntas, experiências e relatos de cases, desafios e experiências da atividade marítima, sobretudo no complexo portuário do Itaqui, um dos mais importantes hoje no Norte e Nordeste do Brasil.