Hoje é domingo, 13 de outubro de 2024. Dia Mundial da Trombose; Dia Nacional do Fisioterapeuta e dia do Terapeuta Ocupacional Futebol: Hoje jogam Coritiba x Amazonas e Goías x Vila Nova. Ontem Ceará 1x0 Ponte Preta; Santos 3x2 Mirassol; Botafogo-SP 0x0 Operário e Volta Redonda 1x0 Atlhetic.
Hoje é domingo, 13 de outubro de 2024. Dia Mundial da Trombose; Dia Nacional do Fisioterapeuta e dia do Terapeuta Ocupacional Futebol: Hoje jogam Coritiba x Amazonas e Goías x Vila Nova. Ontem Ceará 1x0 Ponte Preta; Santos 3x2 Mirassol; Botafogo-SP 0x0 Operário e Volta Redonda 1x0 Atlhetic.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

outubro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Presidente da Soamar-MA recebe título de cidadão maranhense

Natural de Campina Grande, na Paraíba, o empresário e soamarino Sílvio Lício de Oliveira Aguiar recebeu o título das mãos do deputado estadual Osmar Filho.

A Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu, Na última sexta-feira (13/9), o Título de Cidadão Maranhense ao empresário Sílvio Lúcio de Oliveira Aguiar. A honraria, proposta pelo deputado Osmar Filho (PDT), reconhece as significativas contribuições do homenageado para o desenvolvimento do estado, especialmente por meio de sua atuação à frente da empresa Granel Química.

O deputado Osmar Filho destacou a relevância da homenagem ao empresário que, ao longo de mais de quatro décadas, tem contribuído para o crescimento econômico do Maranhão. “Ele já está há mais de 40 anos aqui no Maranhão conduzindo uma grande empresa, que é a Granel, e tem contribuído com o funcionamento do estado, gerando emprego e renda. Também pelos atributos enquanto cidadão, nada mais justo que essa homenagem prestada pela Casa do Povo”, afirmou o parlamentar. A cerimônia, presidida pelo deputado Neto Evangelista, foi realizada no Plenário Nagib Haickel e contou com a presença de familiares e amigos do empresário, que o prestigiaram nessa data especial.

Natural de Campina Grande, na Paraíba, Sílvio Lúcio se dedicou ao desenvolvimento da indústria, comércio e prestação de serviços, colaborando diretamente com a geração de empregos e o crescimento econômico, não apenas na capital, mas em diversas regiões do estado. Em seu discurso de agradecimento, ele destacou a importância do reconhecimento.

“Estou muito grato, já resido no Maranhão há vários anos, ajudei a desenvolver o Porto do Itaqui, entre tantas outras áreas que beneficiaram o estado. Essa homenagem é o ápice da minha carreira”, afirmou.

Sílvio Lúcio de Oliveira Aguiar nasceu em 12 de maio de 1959, em Campina Grande (PB), e cresceu no Rio de Janeiro, para onde se mudou com apenas um ano de idade. Formado em Engenharia Civil em 1984 pela Universidade de Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, logo no mesmo ano foi convidado a trabalhar no Maranhão, mais especificamente no Porto do Itaqui, pela empresa Terlimar Ltda, que, posteriormente foi incorporada pela Granel Química Ltda, parte do Grupo Norueguês Odfjell Terminals, onde permanece até os dias de hoje. Com muita luta, dedicação incansável e a certeza de que deveria a empresa investir no Porto do Itaqui realizou sete expansões, mais a construção de um novo parque de tancagem em área do distrito industrial portuário, contígua a poligonal do porto do Itaqui com catorze tanques, perfazendo hoje a capacidade total de cinquenta e cinco tanques de armazenagem acomodando 155.000 m³ de produto, além de infraestrutura de dutos nos berços do Itaqui e plataformas rodoviárias e ferroviárias.

Desde que se estabeleceu em São Luís, em 1984, Sílvio Lúcio contribuiu para diversas expansões no Porto do Itaqui e participou ativamente de projetos que impulsionaram a economia do estado. Ex-presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Maranhão (Sindomar) por 12 anos, ele segue como gerente institucional e setorial da Granel Química, além de ser membro do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) e do Conselho de Administração Portuária do Itaqui (Consad).

Com grande atuação nas áreas de infraestrutura e logística, Sílvio Lúcio de Oliveira Aguiar continua desempenhando papel fundamental para o desenvolvimento do setor portuário maranhense. Atualmente, além de ser um empresário de qualidade reconhecida pelo setor portuário, é também uma figura de destaque nas atividades além porto, além mar e das suas atividades civis. Amigo da Marinha desde o ano de 2005, quando foi condecorado pelo então Comandante do IV Distrito Naval, o VA Marcus Vinícius Oliveira dos Santos.

Hoje gerente Institucional e Setorial da empresa Granel Química continua, como sempre o foi, um ativo colaborador nas expansões e melhorias realizadas no Porto do Itaqui, ex presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Maranhão (SINDOMAR), por 12 anos, membro do CAP (Conselho de Autoridade Portuária) desde abril de 2001, até a presente data. Membro do CONSAD (Conselho de Administração Portuária do Itaqui) desde agosto de 2015 até a presente data, como representante do setor empresariado. Desde primeiro de julho de 2021, exerce também a função de presidente da SOAMAR/MA – Sociedade dos Amigos da Marinha do Estado do Maranhão, aonde tem realizado significativas melhorias em sua sede, assim como também realizado eventos que trazem ao Maranhão figuras proeminentes da Marinha do Brasil.

Deputado Osmar Filho entrega o diploma de Cidadão Maranhense ao empresário Sílvio Lúcio de Oliveira Aguiar, na sessão solene presidida pelo deputado Neto Evangelista.

Íntegra do discurso do agora Cidadão Maranhense

Em primeiro lugar quero agradecer mesa desta Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, presidida pelo Deputado Neto Evangelista. Em seguida ao Deputado Osmar Filho por solicitar tão honrosa distinção, às autoridades aqui presentes, ao Fernando Fialho proponente deste projeto. Agradecer também a Família Odfjell. Especialmente ao Sr. Dan Odfjell, aqui presente, ex-Chairman idealizador e responsável pela operação global da Odfjell na área de Shipping e terminais, incluindo a América do Sul e consequentemente a Granel Química. Visionário que sempre acreditou nas potencialidades do Maranhão.

Dan me conheceu adolescente, já se vão 50 anos de convívio. Ao entrar para a faculdade de engenharia no Rio de Janeiro, Dan fez o convite para que, quando da conclusão do curso, eu fosse “tomar conta’ do pequeno terminal do Itaqui. Prontamente aceitei o convite sem saber dos grandes desafios que iria encarar. Já formado em, 1984, e aos 25 anos, entrei na Terlimar, empresa que precedeu a Granel Química até 1986. O interessante é que o Dan pediu que ficasse pelo menos um ano em São Luis, caso contrário eu poderia escolher qualquer outro terminal no mundo para trabalhar. Bem, para o bom entendedor meia palavra basta. Papel marcante na minha vida profissional foi o de Carl Odfjell, irmão do Dan, profissional extremamente exigente, meu chefe direto, que chegou ao Brasil em 1983 para ser o gerente geral. Fato curioso sobre esse termo de gerente, quando cobrávamos a razão de não haver o termo diretoria, ele nos dizia sempre: quem dá as diretrizes do grupo é minha família!!

Agradeço muito aos dois pela confiança e carta branca para conduzir os rumos da Granel no Maranhão, Piauí e Tocantins. Agradecimentos aos colegas da Granel Química: agradeço muito ao Ary Serpa por ter sempre ao longo dos meus 40 anos de empresa, o tempo dele é maior, me ajudado e apoiado nos momentos difíceis. Tivemos momentos marcantes como a quebra do monopólio de distribuição de derivados no início da década de 90. Certamente acertamos mais do que erramos. O Maranhão é um caso de sucesso. Aos demais colegas e amigos agradeço profundamente ao Marcelino Brandão, Manoel Moreno e Juan Camba Lopes. Todos já estão em outro plano como inúmeros outros colaboradores, são inesquecíveis…. Aos vivos meus eternos agradecimentos e gratidão.

Agradecimento mais do que especial a minha esposa Marta Monteiro Aguiar, dona Marta, (quem na área portuária não a conhece? Quantos foram seus alunos? (Diz aí, Maycon) com quem certamente divido essa honraria concedida do Título de Cidadão Maranhense. Trabalhamos juntos na Granel por 31 anos dos quais18 de carteira assinada. Foi esse o nosso projeto de vida, foi o Maranhão, foi o Porto do Itaqui onde moramos por dois anos no terminal quando da nossa chegada. O Itaqui só tinha três berços e São Luís aproximadamente 300 mil habitantes.

Fato curioso em termos de Família…minha mãe Janete e Dan Odfjell em uma viagem ao nordeste nos idos dos anos 70, chegaram ao Maranhão, especificamente em São Luís no Porto do Itaqui e escolheram o local onde seria instalado o Terminal. Outro fato curioso, a vinícola da Odfjell, no Chile, tem o nome de La Colina escolhida por ela por ficar, logicamente, localizada numa colina. Não poderia deixar de falar da Companhia Docas do Maranhão – CODOMAR, especialmente nas figuras do Comandante Washington Viegas, Bine Duailibi, Marialva Montalverne Frota e Bento Moreira Lima.

Em 2001 nasce a Empresa Maranhense de Administração Portuária- EMAP – e ao longo desses anos tive a privilégio de conhecer todas as gestões. Guardo especial apreço as gestões do Fernando Fialho, João Castelo, Ted Lago e a do atual presidente Gilberto Lins. Ocupei a presidência do Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão por 12 anos, bem como, tive participação no desenvolvimento do Órgão Gestor de Mão de Obra-OGMO. Memórias repletas de estórias fantásticas de homens e mulheres resilientes que muito contribuíram para sedimentar as bases em prol do crescimento do nosso Porto e da economia do Maranhão.

Os aprendizados adquiridos ao longo dos últimos anos no Conselho de Autoridade Portuária – CAP/Itaqui, bem como, no Conselho de Administração, são inimagináveis. Agradeço aqui muito ao meu amigo/irmão Lusivaldo Moraes.

A presidência da Sociedade de Amigos da Marinha – SOAMAR-MA e SOAMAR BRASIL nos faz representante da Marinha do Brasil junto a sociedade civil no cultivo e divulgação dos valores e ações tão caros a instituição.

Aos amigos do vinho já se vão pelo menos 25 anos…..

Da mesma forma agradeço a relação respeitosa com as empresas, clientes e órgãos anuentes e fiscalizadores da comunidade marítima. Novamente é importante destacar a importância de nossa atuação na área de influência do Porto do Itaqui na tão badalada hinterlândia MATOPIBA. Acrescentaria também a região sul do estado Pará e, estendendo um pouco mais para o estado de Goiás com o advento do novo terminal da Granel em Santa Helena de Goiás. São Cargas descendo e subindo da região central do Brasil através da Norte/Sul, através

dos operadores ferroviários Rumo e VLI. Agradecimento especial ao Marcello Barreto Marque diretor da FTL – Ferrovia Transnordestina Logística, amigo há mais de 30 anos, onde tivemos a oportunidade de desenvolver estratégica parceria em São Luís e Teresina, capital do nosso vizinho estado do Piauí.

Os terminais de São Luís e suas operações portuárias representam números portentosos temos hoje as maiores operação da Odfjell terminais na América do Sul. Iniciamos nos inícios dos anos 80, tivemos nossa primeira expansão concluída em 1997, a segunda em 2004 e de lá para cá não houve um ano sequer sem novos investimentos seja em terminais, desvios ferroviários, Jetty lines. Sempre acreditamos no Maranhão.

Tenho convicção que temos que ter confiança, determinação, resiliência e humildade naquilo que nos propomos a fazer ao longo de nossas vidas.

Passo a passo e com os pés no chão alcançamos nossos objetivos, especialmente quando fazemos com amor.

Para encerrar, revejo, com orgulho, o filme de 40 anos da minha vida profissional, social, portuária e marinheira…

MUITO OBRIGADO
Sílvio Lúcio de Oliveira Aguiar

 

Fonte:
Agência Assembleia do Maranhão / Fotos: Wesley Ramos