O TIME DO BOTAFOGO GANHA DO ATLÉTICO MINEIRO DE 3X1 E CONQUISTA O SEU PRIMEIRO TÍTULO DE CAMPEÃO DA LIBERTADORES
O TIME DO BOTAFOGO GANHA DO ATLÉTICO MINEIRO DE 3X1 E CONQUISTA O SEU PRIMEIRO TÍTULO DE CAMPEÃO DA LIBERTADORES
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

dezembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Alcoa investe em navios e gera emprego e renda para o Maranhão

Chegada dos navios, com investimentos de R$ 1 bilhão, impulsiona a demanda pela contratação de profissionais locais para a Alumar.

A Alcoa, gestora do Consórcio Alumar, segue contribuindo para o desenvolvimento econômico e geração de trabalho e renda no Maranhão. A companhia está investindo cerca de R$ 1 bilhão para compor a sua frota própria com quatro navios e fortalecer sua operação na Amazônia. As embarcações, que navegarão sob bandeira brasileira, irão permitir o transporte de bauxita entre a mina em Juruti (Pará) e a Refinaria da Alumar, em São Luís, capital do estado do Maranhão.

A medida dá continuidade ao trabalho da Alcoa com foco no desenvolvimento econômico e social das regiões em que atua. Com a nova frota, que será tripulada e operada por brasileiros, irão abrir cerca de 500 vagas de empregos diretos e indiretos nos dois estados.

“A operação dos navios nessa rota será um motor de empregos. Vamos buscar parcerias com as autoridades marítimas para realização de curso de formação técnica para a tripulação. Com isso vamos fomentar a educação e oportunidade para inserção no mercado de trabalho”, destaca Daniel Bueno, diretor de Diretor de Logística e Portos. A nova frota reflete ainda o compromisso da companhia com o meio ambiente, uma vez que será possível reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 30% com a melhora a eficiência de combustível.

A expectativa é que as embarcações transportem aproximadamente 6 milhões de toneladas de bauxita por ano de Juruti para a Refinaria em São Luís, onde a Alcoa produz aproximadamente 3 milhões de toneladas de alumina por ano.

Sobre a Alcoa Brasil – Referência mundial na produção de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos dedicados ao desenvolvimento compartilhado e sustentável. A empresa adota as melhores práticas de inovação para trabalhar com eficiência, segurança e sustentabilidade, fortalecendo as comunidades das regiões onde atua. No Brasil são três unidades produtivas: Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA); três escritórios: São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Belém (PA); e participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Com 17 mil colaboradores, diretos e indiretos, a Alcoa segue impulsionada por valores como “agir com integridade”, “trabalhar com excelência”, “cuidar das pessoas” e “liderar com coragem” para unir excelência operacional, desempenho econômico, impacto social e proteção ambiental na construção de um futuro melhor.

Sobre a Alumar – O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus funcionários são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.  O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

 

Fonte:
FSB Comunicação