Hoje é quinta-feira, 18 de julho de 2024 # Ontem pelo Brasileirão, o Botafogo ganhou do Palmeiras de 1x0 e o Vaso derrotou o Atletico de Goiás também de 1x0. Pela LBF o Sesi Araraquara ganhou das meninas do Sampaio Basquete de 69 a 48.
Hoje é quinta-feira, 18 de julho de 2024 # Ontem pelo Brasileirão, o Botafogo ganhou do Palmeiras de 1x0 e o Vaso derrotou o Atletico de Goiás também de 1x0. Pela LBF o Sesi Araraquara ganhou das meninas do Sampaio Basquete de 69 a 48.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

julho 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

23 de junho – Homenagem da Fenamar ao Agente Marítimo

23 DE JUNHO, DIA MUNDIAL DO AGENTE MARÍTIMO
“A expertise e a dedicação de um Agente Marítimo é a garantia de fluidez sem interrupções do comércio global” afirma Marcelo Neri, presidente Fenamar

Nesta data celebramos o Dia Nacional do Agente Marítimo, uma data para homenagear esses profissionais essenciais para a logística e o comércio internacional. Em um mundo globalizado, onde o fluxo de mercadorias entre países é constante, o papel do agente marítimo é fundamental para garantir que tudo funcione com precisão e eficiência.

Os agentes marítimos, auxiliares da navegação cumprem importante missão de coordenar as permissões para a entrada e saída de navios, dar atendimento às necessidades da tripulação, de supervisionar e ajudar na coordenação das operações de carregamento e descarregamento de cargas além de resolver e despachar sobre diversos controles e processos burocráticos que envolvem estas e outras atividades relacionadas a estadia das embarcações em um porto.

“A expertise e a dedicação de um Agente Marítimo é a garantia de fluidez sem interrupções do comércio global”

Além das tarefas administrativas e logísticas, os agentes marítimos também são responsáveis pelo bem-estar dos navios e suas tripulações. Prestam assistência em questões como abastecimento, manutenção e troca de tripulação, garantindo que os navios estejam sempre prontos para navegar. A vida profissional de um agente é extremamente dinâmica. Não há um dia igual ao outro. Eles enfrentam desafios diários, exigindo grande conhecimento técnico e os capacitando com diversas habilidades organizacionais e de relacionamento, que os forjam a serem exímios resolvedores de problemas.

No Brasil, a escolha do dia 23 de junho para homenagear os agentes marítimos destaca a importância desses profissionais para a economia do país. Em nossos portos, que são portas de entrada e saída para produtos de todos os tipos, os agentes marítimos, com a importância de valiosas informações em suas mãos, desempenham um papel essencial para o mercado e para o governo.

Neste dia especial, diversas ações são realizadas para celebrar o trabalho dos agentes marítimos. O sistema FENAMAR formado por 14 Sindicatos Estaduais atuantes pela valorização da categoria organizam eventos em reconhecimento da relevância desses profissionais ressaltando suas contribuições.

É um momento de agradecimento e valorização, onde se reconhece o esforço e a dedicação de quem trabalha 24×7, 360 dias no ano para que as engrenagens do comércio nacional e internacional não parem.

A todos os agentes marítimos, nossos mais sinceros agradecimentos. Seu trabalho incansável e comprometido é essencial para o sucesso do comércio marítimo e para a prosperidade econômica do Brasil e do mundo. Que esta homenagem sirva para reafirmar a importância de seu papel e para inspirar futuras gerações a seguir essa carreira tão vital.

Parabéns pelo Dia Nacional do Agente Marítimo! Que continuem a atuar com sucesso e eficiência, levando progresso e desenvolvimento a todos os portos do mundo.

Marcelo Neri
Presidente