Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Ogmo Itaqui oferece atendimentos voltados para a saúde do portuário

Ações aconteceram nas datas 11, 12 e dia 17, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, lembrado em 7 de abril

O GMO-Itaqui, órgão gestor de mão de obra avulsa do Porto do Itaqui, investe cada vez mais em ações de conscientização e prevenção permanente, por meio do Programa VOLTA, junto aos seus colaboradores e trabalhadores. As últimas ações realizadas pelo programa aconteceram nos dias 11, 12 e 17 deste mês, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, lembrado em 7 de abril, quando o OGMO-Itaqui fez 148 atendimentos com testes de glicemia e aferição de pressão.

As ações ocorreram em três momentos. O primeiro foi no dia 11, data em que os colaboradores administrativos do OGMO-Itaqui receberam atendimento no escritório da empresa, localizado no Tech Office, sendo que os testes de saúde foram feitos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Prefeitura de São Luís. Na sexta-feira (12) e quarta-feira (17), houve testes preventivos, sendo que os cuidados foram ofertados aos trabalhadores no Porto do Itaqui, dentro da área portuária, pela Gestão de Saúde Ocupacional do OGMO-Itaqui. Ao todo, 148 pessoas tiveram sua pressão aferida e fizeram o teste de glicemia.

“Gestão de Saúde e Segurança é um desafio dentro das organizações, principalmente em um segmento de alta complexidade como é um porto, pois são diversos turnos e setores para serem administrados. Mas o OGMO-Itaqui tem essa sensibilidade e cuidado à saúde dos trabalhadores e colaboradores, por isso campanhas são constantemente realizadas, por meio da equipe de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho. Temos como visão o desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo, onde possam ser exercidas atividades sem riscos de acidentes ou doenças ocupacionais”, destacou Ivonete Carvalho – Gestão de Saúde – OGMO-Itaqui.

PROGRAMA VOLTA

Ivonete Carvalho afirmou que o Programa VOLTA surgiu com o objetivo de implantar condutas de corresponsabilidade entre os operadores portuários e o OGMO-Itaqui, visando a saúde dos colaboradores e trabalhadores, com campanhas contínuas de saúde educativa e segurança. O Programa VOLTA tem como direcionamento a prevenção à saúde física, mental e espiritual, com foco na dependência química. O programa é realizado com aderência às campanhas educativas, controle de doenças crônicas e reabilitação de dependência química. O Programa VOLTA age de forma corretiva para reduzir o consumo de álcool e substâncias psicoativas e investe em ações que impactam de forma positiva na melhoria da qualidade de vida, produtividade e saúde do colaborador e trabalhador. Para mensurar o desempenho do Programa são verificados os indicadores de absenteísmo, controle de doenças crônicas, adesão às campanhas e ações.

  • Saúde Física, Mental, Espiritual e Emocional

Desenvolvimento de ações preventivas e motivacionais, com incentivo a hábitos saudáveis, alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos, lazer e utilização de recursos externos.

  • Responsabilidade Social

Realização de ações de voluntariado que contribuam para uma sociedade melhor.

  • Educação

Investimento no desenvolvimento profissional e crescimento pessoal, oferecendo a oportunidade de elevação dos índices de escolaridade e educação.

  • Dependência química

A dependência química é uma questão social que diz respeito à saúde física e mental das pessoas. Ao considerar a amplitude desse impacto na família, no trabalho e na sociedade, o programa busca tratar o assunto através de campanhas preventivas ao uso de drogas, acompanhamento a dependentes e familiares e implementação de uma política específica.

 

Fonte:
WComunicação