Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Consórcio Alumar forma a primeira turma de pilotagem de drones

O programa, voltado exclusivamente à comunidade trans, faz parte do projeto Jornada de Valor e foi ministrado em São Luís, capital do estado do Maranhão.

“Em um país que mais mata pessoas trans e travestis, ver uma grande empresa, como a Alumar, oferecer para a comunidade trans da nossa cidade uma oportunidade de ser reconhecida, com uma profissão que nos dê dignidade, não tem preço”, expressou Marcya Morais, uma das participantes do curso e coordenadoras do Fórum de ONGs LGBTI+ do Maranhão, ao comentar sobre o projeto Jornadas de Valor, programa de qualificação profissional para pessoas trans e travestis, realizado na última semana, em São Luís.

Com o suporte da TODXS, consultoria especializada na comunidade LGBTI+, 14 participantes concluíram o curso de pilotagem de drone, apontada como uma das profissões mais valorizadas neste ano, de acordo com levantamento realizado pela plataforma Linkedin. A iniciativa aconteceu entre os dias 1 e 5 de abril, na escola do Senai, no Distrito Industrial.

O programa focou no desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais das pessoas participantes e teve a finalidade de promover reconhecimento e igualdade de oportunidades para grupos minorizados no mercado de trabalho. Ao criar este curso, o Consórcio de Alumínio do Maranhão propicia que alunos e alunas possam aprofundar conhecimentos específicos na área e se preparar para ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho, em indústrias ou outros setores da economia. “Quando comecei, eu confesso que fiquei surpreso com a quantidade de informações e cuidados para levantar um drone. Mas o legal é que todos os participantes se ajudaram, construindo um ambiente muito bacana e, ao final, formamos um grande time de pessoas engajadas e parceiras para a vida”, disse Leon Sawyer da Costa, um dos participantes do curso. “Agora, eu quero trabalhar nessa área. Podem me contratar”, brincou com a plateia durante a cerimônia de encerramento.

O Gerente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade, Daniel Florenzano, destacou o pioneirismo do curso e a participação dos formandos, lembrando que todos e todas estão vencendo pela educação. “Sabemos dos desafios, mas é muito importante celebrar o avanço de cada etapa alcançada para assegurar um ambiente justo e igualitário, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. Outro ponto é que o curso é pioneiro no Brasil, isto nos enche de orgulho”, afirmou.

Os participantes exibem com orgulho o certificado de conclusão do curso.

Antes de iniciar o programa, instrutores e estudantes passaram por momentos de letramento e sensibilização. “Nos sentimos muito felizes em oportunizar a inserção produtiva do público por meio da educação profissional e trazer uma formação de excelência com possibilidades de oportunidades iguais para todas as pessoas. A educação profissional pode transformar a vida dessas pessoas, tornando-as protagonistas das suas histórias”, concluiu a diretora de RH da Alumar, Sandra Faria.

Sobre a Alumar
– O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais. O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

 

Fonte:
AMG Comunica