Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Embaixadores europeus conhecem a grandeza do Porto do Itaqui

Na visita representantes de Portugal, Malta, Alemanha, Lituânia, República Tcheca, Bélgica, Polônia, Grécia, Itália, Países Baixos, Eslováquia, Finlândia, Croácia, Suécia e Espanha.

Nesta quinta-feira, dia 4, o Porto do Itaqui, o maior porto público do Arco Norte, abriu suas portas para receber uma delegação de Embaixadores e Embaixadoras da União Europeia. O objetivo primordial desta visita foi estreitar os laços de cooperação econômica, comercial e acadêmica entre o Maranhão e os Estados Membros da União Europeia. Durante a visita, tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Porto de Itaqui e participar de encontros estratégicos com autoridades estaduais. Foram apresentadas as potencialidades do estado e discutidas as perspectivas de cooperação e parceria entre o Maranhão e a União Europeia. Além do Porto do Itaqui, oito secretarias apresentaram sobre programas e ações desenvolvidos pelo Governo do Estado

Esta missão ao Maranhão está sendo coordenada pela Embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, em conjunto com o Embaixador da Bélgica, Peter Claes; e conta com a participação de representantes de Portugal, Malta, Alemanha, Lituânia, República Tcheca, Bélgica, Polônia, Grécia, Itália, Países Baixos, Eslováquia, Finlândia, Croácia, Suécia e Espanha. Pelo governo o Maranhão, participaram a MAPA, GASMAR, SEMA, SEINC, SAF, SECTI, SAGRIMA e SETUR, apresentando possibilidades de cooperação em diferentes áreas. Durante as apresentações, o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, ressaltou que “hoje, demonstramos a possibilidade de vários negócios, haja vista nossa posição estratégica e a determinação do nosso governador Carlos Brandão de que o Porto seja um vetor de desenvolvimento para o estado.

Apresentamos várias possibilidades de negócios para os Embaixadores, em conjunto com outras secretarias estaduais, demonstrando que o Maranhão está preparado para trazer grandes negócios. “Os Embaixadores conheceram de perto toda a infraestrutura e logística que o Porto do Itaqui dispõe. “O Porto do Itaqui está muito bem localizado e é muito importante, estando próximo à Europa. Então, vamos ver como vamos desenvolver os nossos laços e nossa cooperação. Para nós, é essencial conhecer e ouvir como vai o estado e os grandes projetos,” acrescenta o Embaixador da Bélgica, Peter Claes. “A visita ao Porto do Itaqui foi muito interessante. A estrutura apresenta oportunidades valiosas para empresas finlandesas. Pretendemos compartilhar essa informação com empresas que possuam instalações similares para explorar possíveis colaborações com o Porto”, afirmou Johanna Karanko, Embaixadora da Finlândia.

O Porto do Itaqui foi apresentado como um dos principais centros logísticos do Brasil e um ponto crucial de entrada e saída para todo o território nacional. Para o vice-governador, Felipe Camarão, o Itaqui cumpre um papel fundamental no dinamismo e na sustentação da economia do país. “É uma honra dar as boas-vindas à comitiva. Sua presença aqui reflete o interesse em explorar nosso potencial econômico, pela geração de emprego e renda por meio da industrialização e do escoamento eficiente de mercadorias. O Itaqui é um patrimônio do nosso estado; uma fonte de orgulho que impulsiona nosso desenvolvimento”, enfatizou o vice-governador.

 

Fonte:
Site da EMPA