O ano fechou com mais de 36 milhões de toneladas. Foi a maior movimentação anual no Porto do Itaqui, 8% acima quando comparado à movimentação do ano de 2022, e 7% superior ao planejado.
Em um ano em que a economia brasileira cresceu 2,9% em 2023, de acordo com os dados do PIB (Produto Interno Bruto), divulgados pelo IBGE, as empresas operadoras portuárias do Maranhão chegaram ao fim de dezembro comemorando mais de 36 milhões na movimentação de carga, apenas no Porto do Itaqui, dos quais mais de 80% correspondem aos associados do Sindomar, que é o Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão. Destaca-se a movimentação de granéis sólidos, que ultrapassaram 26 milhões sendo soja, milho e fertilizantes os principais produtos.
O presidente do Sindomar, Daniel Pereira (foto), afirmou que, em 2023, os operadores portuários bateram recordes tanto realizaram uma movimentação nas cargas sólidas quanto nas cargas líquidas como diesel, gasolina e GLP (gás de cozinha). Para carga geral, destaca-se a exportação de celulose. “A exportação de grãos e importação de fertilizantes são grandes propulsores de nossa economia, foram movimentadas mais de 26 milhões de toneladas movimentadas no ano passado. É um cenário bastante positivo resultado de investimentos dos operadores portuários em saúde e segurança ocupacional, tecnologia, ESG e sobretudo pessoas”, declarou Daniel Pereira.
Granel líquido – Em 2023 foram movimentadas 8,385 milhões de toneladas de granel líquido, com ênfase ao primeiro embarque de sebo bovino, uma nova carga de exportação.
Fonte:
WComunicação