Hoje é 15 de abril de 2024. Dia Nacional da Conservação do Solo; dia do desarmamento infantil; Dia Mundial da Arte e Dia Mundial do Desenhista # Por causa das fortes chuvas em São Luís, a partida Sampaio x MAC foi adiada e remarcada para esta terça, às 19h30, no Castelão.
Hoje é 15 de abril de 2024. Dia Nacional da Conservação do Solo; dia do desarmamento infantil; Dia Mundial da Arte e Dia Mundial do Desenhista # Por causa das fortes chuvas em São Luís, a partida Sampaio x MAC foi adiada e remarcada para esta terça, às 19h30, no Castelão.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Navio Menelaos recebe no Itaqui 54 mil/t de concentrado de cobre

Depois do Itaqui, o Manelaos tem como destino os portos de Brunsbuttel na Alemanha, Ronnskar na Suécia e Szczecin na Polônia.

Numa operação inédita para o Complexo Portuário do Maranhão, (em termos de volume), o navio Menelaos, de bandeira do Panamá, está recebendo uma carga de 54 mil toneladas de concentrado de cobre.

Atracado no berço 105 do Itaqui – administrado pela Vale e dona da carca – o carregamento está sendo feito pela própria mineradora, usando um de seus modernos CN, ou Carregadores de Navios.

Toda operação é de responsabilidade da G5SL, que conta com uma equipe de vários profissionais portuários como operador de carregador de navios (CN), e um inspetor de embarques. A Ambrósio Marítimos também participa da operação com o Supercargo Giovane Ambrósio.

O produto, que tem como origem as minas de Sossego e Salobo, ambas pertencentes a mineradora Vale, e localizadas no que a mineradora chama de Serra Norte, onde, além dessas duas minas, opera na produção de minério de ferro e manganês.

Equipe da G5SL com o Supercargo Giovane Ambrósio, no Porto do Itaqui e a carga de concentrado de cobre.

A produção de cobre e níquel, no entanto, é feita nas minas do Sossego, Salobo e Onça Puma. Neste caso, do concentrado de cobre, o minério chega a São Luís pela Ferrovia de Carajás e fica armazenado nos silos da mineradora até o embarque para exportação.

Depois de ser carregado com 54 mil toneladas de concentrado de cobre, o navio Manelaos tem como portos de destinos Brunsbuttel na Alemanha, Ronnskar na Suécia e Szczecin na Polônia. Do total da carga, Sossego responde por 23 mil toneladas e Salobo com 31 mil.

Para que serve o concentrado de cobre – Usado na agricultura como fertilizante mineral, é Ideal para Ideal para pulverizar as folhas de flores, horta, árvores frutíferas e demais plantas. A pulverização é feita com cobertura total em todas as partes da planta. Deve ser utilizado com o tempo não chuvoso e de preferência nos horários mais frescos do dia – manhã ou fim de tarde – e, também, não desse ser aplicado durante a floração.