Empresa se destaca como uma das melhores empregadoras do Brasil por excelência em práticas em gestão de pessoas, com foco em diversidade e inclusão.
A Alcoa, referência mundial na produção de alumínio, conquista pelo segundo ano consecutivo o certificado Top Employer Brasil 2024, conferido às empresas que alcançam excelência em boas práticas de recursos humanos. Neste ano, a companhia é uma das 71 reconhecidas no Brasil, entre 2.300 empresas certificadas em 122 países, ficando acima da média na pesquisa principalmente por conta dos seus programas de contratação e aceleração de carreira, com destaque em três pilares: Diversidade, Equidade e Inclusão; Propósito e Valores; e Carreira. O anúncio dos ganhadores foi realizado nesta quinta-feira, 18 de janeiro, em cerimônia virtual realizada pelo Top Employers Institute.
Este resultado é sustentado por iniciativas que já somam mais de 20 anos de história, como a criação do grupo de inclusão AWN (sigla em inglês para Rede de Mulheres da Alcoa), focado em aumentar a equidade de gênero, além de programas de aceleração de carreira para diferentes públicos sub-representados que, apenas em 2023, formaram 68 pessoas. A empresa também investe em recrutamento afirmativo e prioriza a contratação de talentos regionais nos estados onde atua (Pará, Maranhão e Minas Gerais), inclusive em seus programas de entrada. No ano passado, entre as contratações realizadas a partir destes programas, 75% são profissionais das regiões Norte e Nordeste do país, 59% mulheres, 66% pessoas pretas e pardas, 15% LGBTQIAPN+ e 6% de pessoas com deficiência.
Segundo André Rolim, Diretor de Relações Humanas da Alcoa, uma das estratégias da empresa para avançar ainda mais em diversidade e inclusão é o estabelecimento de metas de contratação associadas à ocupação de posições estratégicas. Para se ter uma ideia, 34% de mulheres já estão em cargos de liderança, mas o objetivo é chegar a 50% até 2030.
“Essa conquista reflete a consistência das nossas ações, que seguem padrões globais de excelência, e ainda reforça o nosso compromisso intencional e inabalável de cuidar das nossas pessoas, promovendo ambientes cada vez mais plurais, seguros e inclusivos. Estamos comprometidos em realmente fazer a diferença e essa certificação assegura que estamos no caminho certo”, afirma.
A cerimônia de premiação está marcada para o dia 22 de fevereiro, das 19h às 22h, em São Paulo.
Sobre a Alcoa Brasil – Líder mundial na produção de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos dedicados ao desenvolvimento compartilhado e sustentável. A empresa adota as melhores práticas de inovação para trabalhar com eficiência, segurança e sustentabilidade, fortalecendo as comunidades das regiões onde atua. No Brasil são três unidades produtivas: Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA); três escritórios: São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Belém (PA); e participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Com mais de 17 mil colaboradores, entre diretos e indiretos, a Alcoa segue impulsionada por valores como “Agir com integridade”, “Trabalhar com excelência”, “Cuidar das pessoas” e “Liderar com coragem” para unir excelência operacional, desempenho econômico, impacto social e proteção ambiental na construção de um futuro melhor.
Sobre o Top Employers Institute – Com mais de 30 anos de atuação, o Top Employers Institute é autoridade global na certificação de excelência em gestão de pessoas. A instituição já certificou mais de 2.300 organizações em 121 países e regiões, impactando positivamente a vida de mais de 12 milhões de colaboradores ao redor do mundo. O seu programa de certificação se baseia em um inventário das melhores práticas em recursos humanos, apoiado em evidências e auditado de forma independente. Desenvolvida a partir de uma metodologia global, a pesquisa cobre seis dimensões de RH divididas em diferentes tópicos, como Marca Empregadora, Aquisição de Talentos, Desenvolvimento de Carreira, Bem-Estar, Engajamento e Sustentabilidade.
FONTE:
AMG Comunicações