Hoje é quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024. Dia da Ressaca; de São Romão e Lupicino e dia Mundial de combate a LER # Futebol/Jogos de hoje: Maranhão Atlético Clube x Ferroviário-CE; Sampaio Corrêa x Humaitá e Botafogo x Aurora, da Bolívia.
Hoje é quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024. Dia da Ressaca; de São Romão e Lupicino e dia Mundial de combate a LER # Futebol/Jogos de hoje: Maranhão Atlético Clube x Ferroviário-CE; Sampaio Corrêa x Humaitá e Botafogo x Aurora, da Bolívia.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Programação da Capitania dos Portos alusiva ao Dia do Marinheiro

A Capitania dos Portos do Maranhão promoverá, entre os dias 9 e 17 de dezembro, eventos culturais e cívicos em São Luís (MA), em alusão ao Dia do Marinheiro, comemorado no dia 13 de dezembro, data de aniversário do patrono da Marinha no Brasil, Almirante Joaquim Marques Lisboa (1807-1897), o Marquês de Tamandaré, que ao longo do século 19, teve destacada participação em eventos decisivos na formação de nosso País, a exemplo das guerras de Independência, Cisplatina e do Paraguai. Haverá exposições e demonstrações das atividades da Marinha, campanhas de conscientização sobre a importância da preservação dos oceanos, palestras e workshops sobre a História e as atribuições da Marinha do Brasil.

Confira a agenda completa das comemorações ao Dia do Marinheiro em São Luís (MA):

Campanha de conscientização sobre a importância da preservação dos oceanos e do meio ambiente marinho.

As comemorações iniciam no dia 9 de dezembro (sábado), a partir das 10h, com a Campanha de conscientização sobre a importância da preservação dos oceanos e do meio ambiente marinho. A CPMA promoverá ação de limpeza na Praia do Amor. O acesso à praia será pela Avenida. dos Portugueses, na Estrada da Ponta da Espera.

Palestras e workshops sobre a História e as atribuições da Marinha do Brasil em escolas

Militares da Marinha promovem, no dia 11 dezembro (segunda ), a partir das 8h, palestras e workshops sobre a História e as atribuições da Marinha do Brasil no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e nos Colégios 02 de Julho e Tiradentes.

Projeto “Um dia como Marinheiro”

No dia 14 (quinta-feira), o Grupo de Escoteiros do Mar “18tão”, participará da Cerimônia Alusiva ao Dia do Marinheiro, que será realizada na Capitania dos Portos do Maranhão – Av. Beira – Mar, Centro, Complexo do Jenipapeiro. Após a Cerimônia, os escoteiros terão “Um dia como Marinheiro”, experiência imersiva na atividade militar.

Exposição de maquetes, uniformes e equipamentos operacionais da Marinha

Entre os dias 13 e 17 (quarta a sábado), a Capitania dos Portos do Maranhão promoverá uma exposição de maquetes, uniformes e equipamentos operacionais da Marinha no Shopping São Luís, localizado na Av. Prof. Carlos Cunha. A abertura será a partir das 17h, no dia 13. Nos demais dias, a atração estará aberta à visitação pública das 10h às 16h.

Ação Cívico-Social:

Profissionais do Corpo de Saúde da Marinha promovem, no dia 15 (sexta-feira), a partir das 9h, Ação Cívico-Social no Instituto Assistencial Palavra em Ação (IAPA) e no Projeto Social Passos do Amanhã, com entrega de kits escolares.

Serviço

Campanha de conscientização sobre a importância da preservação dos oceanos e do meio ambiente marinho:

Data: 9 de dezembro
Horário: 10h
Local: Praia do Amor (próximo ao Ferry Boat)

Palestras e workshops sobre a História e as atribuições da Marinha do Brasil em escolas:

Data: 11 dezembro
Horário: 8h
Locais: Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA); Colégio 02 de Julho; e Colégio Tiradentes

Ação com os grupos de escoteiros do mar – Projeto “Um dia como Marinheiro:

Data: 14 de dezembro
Horário: 10h
Local: Capitania dos Portos do Maranhão (Av. Beira Mar, Centro, Complexo do Jenipapeiro)

Exposição de maquetes, uniformes e equipamentos
operacionais:

Data: 13 a 17 de dezembro
Horário: 10h às 16h
Local: Shopping São Luís

Ação Cívico-Social:

Data: 15 de dezembro
Horário: 10h às 16h
Locais: Instituto Assistencial Palavra em Ação (Rua Plutão, 01, Lote 01A, Gleba S, Recanto dos Vinhais) e Projeto Social Passos do Amanhã (Rua Pereira Lago, 19, Alemanha)

 

Contato:
Capitania dos Portos do Maranhão
Telefones: (98) 2107-0121/ 99144-6835
E-mail: cpma.secom@marinha.mil.br

Legenda: Na foto do Primeiro-Tenente Jonatas Hisamitsu, o Monumento em homenagem ao Almirante Tamandaré, localizado no Forte Santo Antônio, em São Luís (Ao lado do Forte do Farol, na Península da Ponta D`Areia).