Hoje é 20 de junho de 2024. Dia do Revendedor; do Vigilante; do Refugiado; Início do Inverno e dia do Advogado Trabalhista # Futebol: O Botafogo empata com o Athletico Paranaense e mantém a liderança do Brasileirão # Hoje jogam Flamengo x Bahia e Palmeiras x Bragantino. Na LBF, as meninas do Sampaio Basquete venceram o Sodie Mesquita de 77 a 53.
Hoje é 20 de junho de 2024. Dia do Revendedor; do Vigilante; do Refugiado; Início do Inverno e dia do Advogado Trabalhista # Futebol: O Botafogo empata com o Athletico Paranaense e mantém a liderança do Brasileirão # Hoje jogam Flamengo x Bahia e Palmeiras x Bragantino. Na LBF, as meninas do Sampaio Basquete venceram o Sodie Mesquita de 77 a 53.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

junho 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829

Emap, Itaqui e Vale são destaques no Prêmio Antaq 2023

As premiações aconteceram em cinco categorias: Iniciativas Inovadoras, Artigos Técnico-científicos, Índice de Desempenho Ambiental, Conformidade Regulatória e Pesquisa de Satisfação dos Usuários de Travessia – Prêmio ANTAQ condecora 39 empresas e trabalhos voltados ao setor Aquaviário

Brasília – A Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizou na quinta-feira (23) a 6ª edição do Prêmio ANTAQ, que visa reconhecer e estimular as melhores práticas e ações do segmento pelos representantes da área. Ao todo 39 empresas, entidades e pessoas ligadas ao setor aquaviário. O Prêmio ANTAQ é um reconhecimento àqueles que contribuem para a melhoria da prestação de serviços das empresas de navegação e instalações portuárias reguladas pela Agência, além de incentivar a pesquisa e a produção técnico-científica.

A premiação condecorou empresas atuantes na prestação de serviços e de exploração da infraestrutura de transportes aquaviários que tenham adotado iniciativas geradoras de melhorias institucionais, contribuindo para o aprimoramento do atendimento das demandas da sociedade. Também empresas e indivíduos que colaboraram para o aumento da eficiência e sustentabilidade na prestação de serviços e que possam servir de referência para que outros empreendimentos possam adotá-las também serão contempladas.

Em seu discurso de abertura do Prêmio ANTAQ, o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, falou sobre a importância da evolução da premiação e sobre o Índice de Desempenho Ambiental (IDA), ranking que inspirou a criação do prêmio. “Esse é um evento muito importante e marca o primeiro Prêmio ANTAQ fora de Brasília. A premiação é fruto de todo um esforço da equipe técnica da Agência, por meio da instituição do IDA. A Agência foi precursora ao estabelecer este índice, que gerou uma competição saudável entre os portos e terminais do país. Ao longo dos anos, novos assuntos, pautas ESG e regulatórias foram sendo incorporados, o que trouxe mais robustez para a nossa premiação”, disse.

Mais cedo foi realizado Summit ANTAQ 2023. Organizado em parceria com o Grupo Tribuna, o evento objetiva promover um diálogo aberto sobre a regulação da Agência com autoridades governamentais e entidades ligadas ao setor aquaviário. O evento contou com uma palestra magna do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que anunciou a atual secretária de Portos, Mariana Pescatori, como nova secretária executiva da Pasta. Ela será a primeira mulher da história a assumir o cargo dentro do Ministério.

Além do diretor-geral, o Summit e Prêmio ANTAQ contaram com a presença de todo o corpo diretivo da Autarquia: Diretora Flávia Takafashi e diretores, Wilson Lima Filho, Alber Vasconcelos e Caio Farias.

De acordo com a gerente de Meio Ambiente do Porto do Itaqui, Elaine Lemos, o primeiro lugar condecora uma série de iniciativas feitas pela autoridade portuária em prol da sustentabilidade e cultura ESG. “O Porto se dedica à sustentabilidade há muitos anos e vem crescendo paulatinamente no índice de desempenho. Hoje foi a coroação dessa série de esforços que historicamente o porto vem fazendo nesta pauta, desde a quantidade de técnicos trabalhando em prol do meio ambiente, treinamento e engajamento com a comunidade portuária passando por todas as áreas que buscam a sustentabilidade”, falou.

Homenagens – A premiação homenageou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a secretária-Executiva da Pasta, Mariana Pescatori, o superintendente Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto, o diretor-Presidente da Infra S.A, Jorge Bastos, o comandante de Operações Navais e diretor-geral de Navegação da Marina do Brasil, Almirante Wladmilson Borges de Aguiar. Também esteve presente o diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (SP), Anderson Pomini.

ATP destaca filiados na premiação da ANTAQ – Sete associados foram premiados em quatro das cinco categorias da premiação anual da agência. No total, 39 empresas ligadas ao setor aquaviário receberam o reconhecimento. Sete Terminais de Uso Privado (TUPs), associados da ATP (Associação dos Terminais Portuários Privados), foram premiados na 6ª edição do Prêmio Antaq, realizada dia 23/11, em Santos (SP). As premiações aconteceram em cinco categorias Em quatro delas, os TUPs associados da ATP se destacaram. A Portonave ficou em 1º lugar na categoria Maior Índice de Desempenho Ambiental (IDA), seguida da também associada Porto Itapoá, que ficou na segunda colocação. No recorte de maior evolução anual no IDA, a vencedora foi Transpetro (Terminal Aquaviário de Coari – AM), com a Cargill ocupando a terceira colocação. Já na categoria Iniciativas Inovadoras, o destaque foi para a terceira colocação do Porto de Pecém (CE). Completam a lista de TUPs associados da ATP premiados no evento, o Porto Cotegipe (BA) e o Terminal de Ponta da Madeira – Vale (MA) que ficaram em 1º e 2º lugares, respectivamente, na categoria Conformidade Regulatória.

Iniciativas inovadoras

** Programa porto do futuro, por Empresa Marnhanse de Administração Portuária – EMAP
** Resiliência Climática no porto de Santos, por Autoridade Portuária de Santos – APS
** Navios sustentáveis e o progresso ambiental no modal marítimo do porto de Pecem, por Complexo Industrial e Portuário do Pecem

Artigos técnicos científicos

** Impacto econômico do programa BR do mar: Uma análise de equilíbrio geral por meio do PAEG-TLOG, por Marcio Nora Barbosa
** Análise da densidade de potência eólica offshore na costa maranhense, por Ana Carolina Coutinho Carvalho e Thalita Miriam Santos Furtado
** Inovação e tecnologia no monitoramento ambiental continuado do porto do Rio Grande, por Elisa Helena Leão Fernandes

Desempenho ambiental – Portos públicos

** Emap – Porto do Itaqui – MA
** Porto de Itajaí – SC
** Porto de Suape – PE

Desempenho ambiental – Terminais de Uso Privado

** Portosnave
** Porto Itapoá
** Vast Infraestrutura

Maior evolução anual do índice de desempenho ambiental – Portos públicos

** Postos RS – Porto Alegre
** Codeba – Porto de Salvador
** Companhia Docas da Paraíba – Porto de Cabedelo

Maior evolução anual do índice de desempenho ambiental – Terminais de Uso Privado

** Terminal Aquaviário de Coari
** CMPC
** Cargill Agrícola S.A. – Porto Velho

Conformidade regulatória – Portos públicos

** Portos do Paraná
** Companhia Docas da Paraíba – Porto de Cabedelo
** Companhia Docas do Pará – Porto de Santarém

Conformidade regulatória – Terminais de Uso Privado

** Terminal Portuário Cotegipe
** Terminal Marítimo de Ponta da Madeira – Vale S.A.
** Enseada Indústria Naval S.A.

Arrendamentos

** Intermarítima Portos e Logística
** TCP – Terminal de contêineres de Paranaguá
** TES – Terminal Exportador de Santos

Navegação Marítima

** Flumar Transportes de Químicos e Gases Ltda.
** Mercosul Line
** Aliança Navegação e Logística

Longitudinal de Cargas

** JF de Oliveira Navegação
** FH de Oliveira Peixoto Ltda.
** Majonav Transporte Fluvial da Bacia Amazônica Ltda.

Travessia

** Jailton Lima Vieira
** Pipes Empreendimentos Ltda.
** Estaleiro de Construção Naval Arealva Ltda.

Longitudinal de Passageiros Misto

** Ishiguro & Cia
** Empresa de Navegação Paiva Leão Ltda.
** João Pinto Andrade

PSU da Navegação de Travessia

** Pipes Empreendimentos Ltda.
** Pipes Empreendimentos Ltda.
** Waldemar dos Santos Transportes Fluviais

Passageiros

** Navegação Santa Helena Ltda.
** Maria dos Anjos Nepomuceno Neta
** Edvaldo Tavares de Oliveira

 

Fonte:
Assessoria de Comunicação Social Antaq