Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Semanas de Prevenção de Acidentes e Segurança do Trabalho

Os eventos tiveram mais de 2.600 visualizações pelo Canal da FENOP no Youtube, com picos de mais de 600 pessoas logadas nas palestras

Com o tema “Trabalho seguro e suas responsabilidades”, 2ª SENASSTP foi finalizada com êxito, no Porto do Itaqui, no Maranhão. Foram cinco dias de eventos presenciais e online, realizados em outubro, em vários OGMO’s do Brasil, com transmissão ao vivo de mais de 10 horas de duração, quase 40 palestrantes e convidados para as mesas de debates, com saldo positivo de participação das entidades envolvidas.  

No âmbito local, o OGMO Itaqui realizou, paralelo à 2ª SENASSTP, a III SIPATP – “Semana Interna de prevenção de acidente do trabalho portuário”, cuja programação aconteceu no Prédio Operacional do OGMO Itaqui, na semana de 23 a 27 de outubro.

A programação contou com presenças como a do presidente da FENOP, Sérgio Aquino, do Coordenador do comitê de segurança da FENOP Hemerson Braga, e da Gerente Executiva também da Federação, além de muitos outros especialistas de todo o Brasil.  Maria Cristina Dutra.

Com resultados expressivos em participação, a 2ª SENASSTP teve registros de mais de 2.600 visualizações das diversas lives que passaram pelo Canal da FENOP no Youtube, com mais de 500 horas registradas, com picos de mais de 600 pessoas logadas simultaneamente nas palestras. Números considerados vitoriosos, para o propósito do Comitê de Segurança e Saúde Ocupacional e Meio Ambiente da FENOP.

O encerramento da 2ª SENASSTP ocorrido no Maranhão, no Porto do Itaqui, teve a transmissão do Podcast “A rotina e as funções operacionais portuárias no Brasil”, com a participação do presidente da FENOP, Sérgio Aquino, juntamente com a Diretora Executiva do OGMO Itaqui, Ana Cláudia Barbosa e o DIRETOR presidente do SINDOMAR, Daniel Pereira, no auditório da EMAP. 

A diretora executiva do Ogmo Itaqui, Ana Cláudia Barbosa, considerou os resultados da programação da 2ª SENASSTP bastante satisfatórios. “Foram temas que não concorriam, só somavam. Houve uma participação muito forte dos operadores portuários, que são nossos associados, cujo grande objetivo foi estabelecer uma grande mobilização. A semana vem consolidando essas práticas para que atuemos cada vez mais intensamente na prevenção de acidentes, trazendo para o ambiente de trabalho portuário saúde e segurança. Foi uma semana de muita produtividade, com trocas de experiências em que o OGMO Itaqui participou ativamente, tanto na SENASSPT quanto na semana interna de prevenção de acidentes”, declarou.

O Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão, SINDOMAR, foi um dos principais apoiadores da 2ª SENASSTP. Para O diretor presidente da instituição, Daniel de Matos Pereira, não poderia ter sido de outra forma, considerando que o sindicato representa os operadores portuários.

“Durante a semana, discutimos o papel da segurança, não só como valor de negócios, mas como elemento que precisa ser basilar em tudo o que a gente desenvolve. Não adianta pensarmos em produtividade e resultados positivos se não se tem a garantia de que os trabalhadores não vão ter a certeza de que vão retornar para casa seguros e sãos. Os nossos associados investem cada vez mais em tecnologia e em processos para que se tenha uma operação portuária segura, entretanto, nada disso adianta se não temos a pessoa como centro desse processo”, enfatizou.

O último dia de evento, no entanto, foi marcado pelo falecimento, em serviço, do trabalhador portuário do Espírito Santo, “Tião” Ferreira. Durante o encerramento, foram concedidas muitas condolências aos familiares e amigos. A fatalidade representou um marco para o evento, ressaltando a importância e objetivo da 2ª SENASSTP e III SIPATP, já que todas as abordagens e temas tiveram como foco a segurança no trabalho portuário.

De acordo com o presidente da FENOP, Sérgio Aquino, o ocorrido com “Tião” Ferreira será sempre uma lembrança, na perspectiva do alcance da missão da 2ª SENASSTP. “O que aconteceu tem que ser transformado em conscientização e responsabilidade, para que cada vez mais nós possamos repetir o que foi discutido durante a programação do evento.

Eu tenho aprendido que segurança não é algo individual, e sim, coletivo. Segurança é base. Operação portuária moderna não pode ser vista apenas como quando se fala de equipamento, mas também com procedimento e com segurança”, constatou o presidente. Dando continuidade aos diálogos, a 3ª Semana Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário será realizada no período de 21 a 25 de outubro de 2024, com abertura no Porto de São Francisco do Sul (SC) e o encerramento no Porto de Salvador (BA) ligando o Sul ao Nordeste na conscientização nacional sobre o tema.  

 

Fonte:
WComunicação – Assessoria e Consultoria